AO VIVO

SES dá posse ao novo gestor da Fundação Alfredo da Matta e anuncia investimentos em dermatologia

MANAUS | AM O médico Carlos Chirano vai dirigir a instituição que é a responsável pelo atendimento em dermatologia e doenças sexualmente transmissíveis no AM A Secretaria de Estado de Saúde (SES) deu posse, na manhã desta quinta-feira (12), ao novo diretor-presidente da Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), o médico dermatologista Carlos Alberto Chirano […]

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

MANAUS | AM

O médico Carlos Chirano vai dirigir a instituição que é a responsável pelo atendimento em dermatologia e doenças sexualmente transmissíveis no AM

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) deu posse, na manhã desta quinta-feira (12), ao novo diretor-presidente da Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), o médico dermatologista Carlos Alberto Chirano Rodrigues. A solenidade de posse, realizada no auditório da Fuham, foi presidida pelo secretário de Saúde do Amazonas, médico Anoar Samad, e teve a presença de todos os presidentes das fundações, integrantes do sistema público do Saúde do Estado e parceiras da fundação, representantes da Marinha do Brasil, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e da Universidade do Estado (UEA).

Na solenidade, o secretário da SES confirmou o compromisso do Governo do Amazonas em realizar investimentos nas fundações de Saúde, inclusive na Fuham. “Esta fundação tem uma história muito grande, construída por grandes mestres da dermatologia. Então, é com grande satisfação que eu volto aqui, onde já estive antes como estudante, no passado. Agora, voltando como secretário de Saúde para prestigiar a posse do Dr. Chirano, venho dizer que já temos programados alguns investimentos, inclusive nesta fundação, sobretudo na área de atividades cirúrgicas (dermatológicas). Nós vamos transformar esta fundação”, afirmou Anoar Samad.

Para um auditório lotado de médicos, servidores e autoridades da área de Saúde, Carlos Chirano fez um resumo de sua gestão, prevista para os próximos quatro anos. “Nossa primeira iniciativa será aumentar a acessibilidade à população. Abriremos as portas (da Fundação) no município de Manaus e no interior do estado. E no dia 28 (de janeiro), vamos fazer um mutirão, com as portas abertas, funcionando o dia inteiro, recebendo as pessoas que necessitarem”, disse Chirano.

Mutirão
Entre as primeiras medidas da nova gestão, a Fuham vai realizar, no próximo dia 28, um grande mutirão de atendimento para detecção e combate à hanseníase, uma atividade relativa ao “Janeiro Roxo”, mês dedicado às ações voltadas para a doença. O mutirão será de 8h às 14h, na sede da Fundação Hospitalar Alfredo da Mata, localizada na Avenida Codajás, esquina com a Avenida Carvalho Leal, no bairro Cachoeirinha, zona centro-sul de Manaus.

Números da Hanseníase
A Fundação Alfredo da Matta é a responsável pela execução da política pública de Saúde relativa ao combate à hanseníase em todo o Amazonas. A instituição está em processo de compilação dos dados da doença relativos ao ano de 2022. O relatório final deverá ser apresentado no mês de março.

Mas, segundo os dados parciais organizados pelo Departamento de Controle de Doenças e Epidemiologia da Fuham, a doença apresenta comportamento descendente com redução da taxa de detecção nos últimos anos, passando de 44,3/100 mil habitantes em 2000 para 7,82/100 mil habitantes em 2022, o que representou uma redução de 82,3%, com parâmetro de endemicidade ainda médio. Nos municípios do interior observou-se também esta diminuição no mesmo período. Manaus apresentou comportamento descendente semelhante ao estado com redução de 72,7% no período. Em 2022, houve um pequeno aumento em relação ao ano anterior. Hoje, Manaus está com taxa de detecção de 4,88/100 mil habitantes, no parâmetro de média endemicidade.

Em 2022, foram detectados no Estado do Amazonas 334 casos novos de Hanseníase. Do total de casos novos, 110 (32,9%) eram residentes de Manaus e 224 (67,1%) residentes em outros 47 municípios.

Na faixa etária de maiores de 15 anos foram detectados 299 (89,5%) casos e 35 em menores de 15 anos (10,5%). Com relação a Classificação Operacional, foram diagnosticados 267 (79,9%) Multibacilares e 67 (20,5%) Paucibacilares.

Hoje, existem 515 pessoas em tratamento de Hanseníase em todo o estado, sendo 167 (32,4%) em Manaus e 348 (67,6%) no interior. Destes, 471 (91,3%) são maiores de 15 anos e 45 (8,7) são menores de 15 anos de idade.

Foto: Fuham/Divulgação

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas