AO VIVO
Executivo - 14 de maio de 2021
Foto:

Sem pesquisa científica e baseado em seu ‘instinto’, Arthur Neto anuncia nova onda de Covid

Arthur Neto foi criticado por ter fechado o hospital de campanha em meio a primeira onda da pandemia do novo coronavírus (Covid-19)

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM

Após fechar um hospital de campanha em meio a primeira onda da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), e deixar o sistema de saúde municipal sucateado, o ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), resolveu anunciar, nesta quinta-feira (13), sem comprovação científica e com base em seus instintos, uma nova onda do vírus, no Amazonas

Arthur, que busca não cair no ostracismo político, fez o anúncio durante evento virtual promovido pelo Centro Preparatório Jurídico (Cpjur), e também aproveitou para tecer críticas ao presidente da República, Jair Bolsonaro.

“Tenho um instinto muito forte de que teremos a 3ª onda da Covid-19. E, certamente, a começar por Manaus e pelo Amazonas. Lamentavelmente, não temos liderança nacional e a vacina não avança. Estamos à míngua”, escreveu ele em uma de suas redes sociais.

Ao fazer o comentário, o ex-prefeito de Manaus foi duramente criticado pelo deputado federal Capitão Alberto Neto (Republicanos), que ironizou o comentário de Arthur. “Engraçado que o senhor, ex-prefeito de Manaus, fechou o hospital de campanha no meio da pandemia. Tem que usar muito óleo de peroba para escrever isso”, afirmou o parlamentar federal.

Outro que ‘bateu de frente’ com Arthur, foi o vereador Caio André (PSC). Ele também criticou que faltou cuidado com as questões de saúde básica da capital do Amazonas, como manutenção e a reativação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nos bairros.

“É lamentável ver que faltou cuidado com com questões de saúde básica como a manutenção e reativação de UBSs nos bairros de Manaus. Hoje o Estado, com a ajuda da Prefeitura, tem se preparado e trabalhado para o combate da pandemia e de uma possível terceira onda”, disse.

Investigações

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) investiga a construção e inauguração do Velódromo Professora Alzira Campos, na gestão de Arthur Neto. Um inquérito no MP foi aberto por conta de eventuais irregularidades na construção de um espaço que descumpre normas técnicas e de segurança, o que segundo a Justiça, pode ter gerado um desperdício de R$ 2,6 milhões aos cofres públicos municipais.

Athur também é investigado pelo MP-AM por ações supostamente inadequadas durante campanha de vacinação contra Influenza. Segundo o deputado federal Sidney Leite, responsável pela denúncia, o ex-prefeito anunciou que os idosos acima de 60 anos receberiam a vacina em casa. Com isso, o público alvo que não fosse acompanhado pela Estratégia Saúde da Família (EFS) deveria realizar um cadastro no site da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Porém, o deputado alega que a EFS atendia apenas 32% da população manauara de forma efetiva, e mais cerca de 20% de forma parcial. Logo, a maioria dos idosos precisariam recorrer ao cadastro no site.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

05/09
10:27

CONTAS REPROVADAS

Os conselheiros do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) reprovaram as contas de 2021 da Câmara Municipal de Jutaí, exigindo que o ex-gestor Everaldo Jaques Costa devolva R$ 20 mil em multas. O relator Mario de Mello apontou várias infrações graves, incluindo déficits não justificados, inadimplências, falta de transparência e irregularidades em licitações. A atual gestão deve corrigir as falhas apontadas e regularizar o portal da transparência.

03/09
23:01

ATO CANCELADO

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro estará cumprindo agenda em Manaus nesta quarta-feira (4). Para este dia, estavam previstos dois eventos: uma caminhada no Centro de Manaus e um encontro com mulheres no Teatro Manauara. No entanto, a caminhada foi cancelada por motivos de força maior, conforme informado pela assessoria da Coligação Ordem e Progresso. O encontro no Teatro Manauara, às 18h30, permanece confirmado. O ex-presidente Jair Bolsonaro apoia a chapa de Alberto Neto (PL) e Maria do Carmo Seffair à Prefeitura de Manaus.

02/09
14:39

MORRE PROCURADOR

O procurador de Contas do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Ademir Carvalho Pinheiro, faleceu neste domingo (1) aos 56 anos em São Paulo, onde estava internado em um hospital. Ademir ocupava o cargo desde 17 de setembro de 1999. A presidente do TCE-AM, Yara Lins, lamentou o ocorrido em nota. As causas da morte não foram divulgadas.

02/09
14:34

ALERTA

O deputado Rozenha alertou para um iminente colapso social e econômico no Amazonas devido à seca severa que afeta a região. Rozenha criticou a falta de resposta do governo federal, que, segundo ele, não reconheceu a gravidade da crise. Atualmente, todos os 62 municípios amazonenses estão em estado de emergência, e o apoio federal tem sido insuficiente para enfrentar a situação.

30/08
11:56

EMERGÊNCIA AMAZONAS

O governador Wilson Lima declarou situação de emergência em todos os 62 municípios do Amazonas devido à estiagem, ampliando um decreto anterior que cobria 20 cidades. Também declarou emergência de saúde pública, com 77,4 mil famílias afetadas e 730 toneladas de alimentos distribuídas. Medidas adicionais incluem purificadores de água e envio de medicamentos.

Ver mais >>

Programas