AO VIVO
Executivo - 14 de maio de 2021
Foto:

Sem pesquisa científica e baseado em seu ‘instinto’, Arthur Neto anuncia nova onda de Covid

Arthur Neto foi criticado por ter fechado o hospital de campanha em meio a primeira onda da pandemia do novo coronavírus (Covid-19)

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM

Após fechar um hospital de campanha em meio a primeira onda da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), e deixar o sistema de saúde municipal sucateado, o ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), resolveu anunciar, nesta quinta-feira (13), sem comprovação científica e com base em seus instintos, uma nova onda do vírus, no Amazonas

Arthur, que busca não cair no ostracismo político, fez o anúncio durante evento virtual promovido pelo Centro Preparatório Jurídico (Cpjur), e também aproveitou para tecer críticas ao presidente da República, Jair Bolsonaro.

“Tenho um instinto muito forte de que teremos a 3ª onda da Covid-19. E, certamente, a começar por Manaus e pelo Amazonas. Lamentavelmente, não temos liderança nacional e a vacina não avança. Estamos à míngua”, escreveu ele em uma de suas redes sociais.

Ao fazer o comentário, o ex-prefeito de Manaus foi duramente criticado pelo deputado federal Capitão Alberto Neto (Republicanos), que ironizou o comentário de Arthur. “Engraçado que o senhor, ex-prefeito de Manaus, fechou o hospital de campanha no meio da pandemia. Tem que usar muito óleo de peroba para escrever isso”, afirmou o parlamentar federal.

Outro que ‘bateu de frente’ com Arthur, foi o vereador Caio André (PSC). Ele também criticou que faltou cuidado com as questões de saúde básica da capital do Amazonas, como manutenção e a reativação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nos bairros.

“É lamentável ver que faltou cuidado com com questões de saúde básica como a manutenção e reativação de UBSs nos bairros de Manaus. Hoje o Estado, com a ajuda da Prefeitura, tem se preparado e trabalhado para o combate da pandemia e de uma possível terceira onda”, disse.

Investigações

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) investiga a construção e inauguração do Velódromo Professora Alzira Campos, na gestão de Arthur Neto. Um inquérito no MP foi aberto por conta de eventuais irregularidades na construção de um espaço que descumpre normas técnicas e de segurança, o que segundo a Justiça, pode ter gerado um desperdício de R$ 2,6 milhões aos cofres públicos municipais.

Athur também é investigado pelo MP-AM por ações supostamente inadequadas durante campanha de vacinação contra Influenza. Segundo o deputado federal Sidney Leite, responsável pela denúncia, o ex-prefeito anunciou que os idosos acima de 60 anos receberiam a vacina em casa. Com isso, o público alvo que não fosse acompanhado pela Estratégia Saúde da Família (EFS) deveria realizar um cadastro no site da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Porém, o deputado alega que a EFS atendia apenas 32% da população manauara de forma efetiva, e mais cerca de 20% de forma parcial. Logo, a maioria dos idosos precisariam recorrer ao cadastro no site.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

14/03
17:47

VIAGEM CARIBE

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) abriu investigação sobre a viagem do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), a Saint Barthélemy, no Caribe, após denúncias de possível custeamento com recursos públicos. O prefeito nega irregularidades e afirma ter arcado com os custos.

14/03
17:43

CONCURSO CMM

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) decidiu anular os três editais do concurso público realizado em setembro de 2024, após recomendação do Ministério Público do Amazonas (MPAM). A decisão foi tomada com o apoio de 23 dos 24 vereadores e da Procuradoria-Geral da Casa, devido a falhas que comprometeram a transparência do certame.

14/03
17:39

CONCURSO ALEAM

Após 14 anos, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) voltará a realizar um concurso público. O presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (União Brasil), anunciou nesta quarta-feira (13) que o certame oferecerá 100 vagas, sendo 60 para nível superior e 40 para nível médio, além de um cadastro reserva com 200 vagas.

14/03
17:27

DESAPROVAÇÃO GOVERNO LULA

Uma nova pesquisa da Ipsos-Ipec, divulgada nesta quinta-feira (13), indica um crescimento na insatisfação com o governo do presidente Lula (PT). O levantamento mostra que 41% dos brasileiros classificam a gestão como “ruim” ou “péssima”, um aumento de sete pontos percentuais em relação a dezembro de 2024, quando o índice era de 34%.

12/03
17:24

MANAUS SOLIDÁRIA

Janaína Jamilla anunciou sua saída do Fundo Manaus Solidária após dois meses no cargo. Em postagem nas redes sociais, afirmou que deixará a função para se dedicar aos negócios e à família. Nomeada em janeiro, sua escolha foi questionada por falta de formação técnica na área. Ex-candidata pelo Avante, ocupava um cargo equivalente a subsecretária, com salário de R$ 22 mil. Em sua despedida, destacou projetos que coordenou, mas não mencionou o prefeito David Almeida ou a primeira-dama.

Ver mais >>

Programas