De acordo com material divulgado pela Prefeitura de Manaus, a revitalização do monumento em homenagem ao ex-governador Gilberto Mestrinho foi feita por servidores da Semulsp, mas os gastos com material e com evento de inauguração não constam no Portal da Transparência
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM
No dia 20 de julho, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbna (Sumulsp), inaugurou a revitalização do monumento em homenagem ao ex-governador do Amazonas, Gilberto Mestrinho, em frente ao Centro de Convenções (Sambódromo), localizado na Avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste da cidade. Porém, dados sobre a obra não constam no Portal da Transparência do Executivo Municipal.
O monumento, construído na época do Centro de Convenções que leva o nome do ex-governador, é composto por 15 botos tucuxi, marca registrada de Gilberto Mestrinho, que era conhecido como ‘Boto Navegador’, e que representa o número do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido do qual foi filiado.
Porém, no material que foi amplamente distribuído pela Prefeitura de Manaus, não constam informações sobre os gastos com a revitalização, apenas que o monumento recebeu pintura, paisagismo, iluminação, uma cerca de madeira e recuperação da base, e que todo trabalho teria sido realizado por servidores da Semulsp, que tem como titular Sabbá Reis, pai do vereador David Reis, presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Festa
Ainda no dia 20 de julho, data que marca os 12 anos da morte de Gilberto Mestrinho, foi realizada uma festa com direito a palco, iluminação, artistas – incluindo o levantador de toadas, David Assaya – além da Agremiação Folclórica Boi-Bumbá Garanhão. Os gastos com o evento também não constam no Portal da Transparência.
O site O PODER solicitou informações, na última quarta-feira (29), por meio da assessoria de imprensa da Semulsp e da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), sobre a revitalização do monumento e o evento, mas até o fechamento desta não obteve resposta sobre os gastos.
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Nesta sexta-feira (13), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sediou o II Encontro Estadual de Controle Interno, promovido com o Conselho Estadual de Controle Interno do Amazonas (Ceciam). O evento focou na melhoria da administração pública e entregou Selos de Integridade a gestores que se destacaram pela adoção de boas práticas no Controle Interno.
O estudo “As Chances de Ser Eleito: Branquitude e Representação Política” revela que homens têm 2,5 vezes mais chances de serem eleitos que mulheres. A pesquisa analisou dados do TSE e destacou que o financiamento e o gênero são os principais fatores que influenciam a eleição, com uma predominância de homens e brancos na Câmara.
O ex-presidente Jair Bolsonaro estará em Manaus no dia 28 de setembro para apoiar a chapa “Ordem e Progresso”, liderada pelo candidato à prefeitura Capitão Alberto Neto (PL) e a vice Professora Maria do Carmo (NOVO). O evento inclui uma carreata e um comício, com mais detalhes a serem divulgados posteriormente. Capitão Alberto Neto pediu que os apoiadores compartilhem a informação e compareçam ao evento.
Na manhã desta terça-feira (10), ocorreram as eleições para os novos gestores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A desembargadora Carla Reis foi aclamada presidente do TRE-AM, e a atual presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha, foi eleita vice-presidente e corregedora do TRE-AM. No TJAM, o desembargador Jomar Fernandes foi aclamado presidente, Airton Gentil foi eleito vice-presidente e Hamilton Saraiva corregedor geral. A posse será no início de 2025, com mandato previsto para o biênio 2025-2027.
Deixe um comentário