AO VIVO
Executivo - 06 de janeiro de 2024
Foto: Reprodução/Internet

Secretário da SSP-AM diz que Amom praticou abuso de autoridade e tentou criar ‘cortina de fumaça’

Ele ressaltou que o deputado federal Amom Mandel cometeu abuso de autoridade e humilhou os policiais que estavam realizando o trabalho naquela noite, se valendo do cargo parlamentar que ocupa

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Em uma coletiva de imprensa realizada no sábado (06/01), o secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coronel Vinicius Almeida, esclareceu a abordagem feita por uma equipe da Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) durante o lançamento da Operação Impacto, na quinta-feira (04/01). Ele destacou que o deputado federal Amom Mandel agiu com abuso de autoridade e humilhou os policiais que estavam cumprindo seu dever naquela noite, aproveitando-se de seu cargo parlamentar.

O secretário reagiu às recentes alegações do deputado Amom Mandel, acusando-o de promover uma “cortina de fumaça” em torno da ocorrência com a Rocam e um posterior anúncio de denúncia feita pelo parlamentar à Polícia Federal contra a alta cúpula da Segurança Pública, e reiterou seu compromisso com a transparência e a verdade dos fatos sem buscar criar um fato político.

“E essa cortina de fumaça avança inclusive me atacando, dizendo que em algum momento seria criminoso ou algo do tipo.”, mencionou.

“O que ocorreu foi uma abordagem padrão da Polícia Militar, e ao final, os policiais foram desrespeitados e humilhados. Esses são os fatos”, afirmou o secretário da SSP-AM.

Junto ao subcomandante da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), coronel Thiago Balbi, ao subcomandante do Comando Policial Especializado (CPE), Peter Santos, e ao Delegado Geral Adjunto da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Guilherme Torres, Vinicius Almeida explicou que a abordagem seguiu o padrão adotado pela Polícia Militar para qualquer comportamento suspeito, sem apresentar anormalidades.

“Temos que compreender que do outro lado tem um pai de família. Quantos policiais nós já perdemos e não foram poucos, porque negligenciaram sua segurança na hora da abordagem. Não peçam para o nosso policial morrer. Nossos policiais foram desrespeitados.”, comentou o coronel Vinicius.

O subcomandante do CPE, tenente-coronel Peter, relatou que a equipe da Rocam abordou o veículo do deputado após observar lanternas apagadas e mudanças constantes de faixa. Após tentativas de parar o veículo sem sucesso, a abordagem foi feita, revelando três ocupantes no veículo.

Segundo os policiais, o deputado desceu do carro contrariado, questionando a razão da abordagem. Mesmo após explicarem que se tratava de uma abordagem padrão, o deputado persistiu em questionar e deu voz de prisão à guarnição, alegando abuso de autoridade. O mesmo ocorreu com o subcomandante do CPE.

O coronel Thiago Balbi foi acionado e, ao chegar, propôs encaminhar o caso à corregedoria do Sistema de Segurança Pública devido à natureza envolvendo policiais militares. Contudo, o deputado recusou a medida, exigindo a presença do secretário de Segurança no local.

O secretário da SSP-AM relatou que compareceu à ocorrência, onde o deputado “insistiu na prisão em flagrante dos policiais”, mas a delegada de plantão no 14º Distrito Integrado de Polícia não encontrou elementos para tal. Um inquérito policial foi aberto para investigar o caso.

Almeida concluiu destacando a importância do respeito, apesar das demandas diárias da Polícia Militar e ressaltando a longa história da instituição.

“Não é uma abordagem policial do dia a dia que vai nos tirar o foco do trabalho das instituições. Mas o respeito é importante. A Polícia Militar tem 186 anos. A ROCAM é um patrimônio da segurança pública”, finalizou o secretário.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas