AO VIVO

Secretariado: Wilson Lima troca cinco gestores de primeiro escalão

Serfi, Sejusc, Cetam, CGE e PC-AM terão novos titulares. Além disso, outros cinco presidentes de fundações de Saúde foram reconduzidos aos cargos

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

MANAUS | AM

O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), deu continuidade nesta terça-feira (3) à nomeação do secretariado que fará parte da estrutura administrativa do governo. As secretarias de Relações Federativas e Internacionais (Serfi) e de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) terão novas titulares. Também foram anunciados os novos gestores do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), da Controladoria Geral do Estado (CGE) e da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM).

Nesta segunda lista de gestores do primeiro escalão, cinco presidentes de fundações também foram reconduzidos aos cargos. De acordo com o governador, parte dos secretários foram reconduzidos para dar continuidade aos projetos e ações já em execução pelo Amazonas.

Na segunda-feira (2), o Wilson Lima já havia nomeado 41 secretários e diretores-presidentes de autarquias, fundações, sociedade de economia mista, empresas públicas e serviços sociais autônomos do Estado.

Veja trocas

  • Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi), em Brasília: Entra – Inês Carolina Barbosa Ferreira Simonetti Cabral / Sai – Adriano Mendonça Pontes;

Inês Carolina Simonetti é ex-secretária de Administração e Gestão no governo Wilson Lima, onde atuou de janeiro de 2019 a julho de 2021. Foi vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad) e presidente do Conselho de Administração da Fundação Amazonprev (Conad). Ela é formada em engenharia elétrica e processamento de dados, possui MBA em Inovação Tecnológica e mestrado em Engenharia de Produção.

  • Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc): Entra – Jussara Pedrosa / Sai – Emerson José Rodrigues de Lima;

Jussara Pedrosa é administradora e há mais de 10 anos de atuação no executivo estadual. Ela deixa o cargo de secretária executiva de Projetos Especiais da Casa Civil para assumir o comando da Sejusc. Especialista em gerenciamento de projetos, Jussara possui experiência na coordenação e execução de programas estratégicos executados em parceria com organizações nacionais e internacionais, tendo atuado nas áreas de educação, saúde, habitação e produção rural.

  • Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam): Entra – Hellen Cristina Silva Matute / Sai –  José Augusto de Melo Neto;

Hellen Cristina Silva Matute deixa o cargo de secretária executiva adjunta pedagógica da Secretaria de Estado de Educação para assumir o Cetam. Ela é graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e tem mais de 30 anos de atuação na rede de ensino, com experiência em cargos de gestão e coordenação na Seduc.

  • Controladoria Geral do Estado (CGE): Entra – Jeibson dos Santos Justiniano / Sai – Otávio de Souza Gomes;

Jeibson dos Santos Justiniano foi procurador do Estado do Amazonas e procurador do Trabalho, onde chegou a ocupar o cargo de procurador-geral. Ele é professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

  • Polícia Civil do Estado do Amazonas: Entra – Bruno de Paula Fraga / Sai – Ricardo Aparecido Leite;

O atual delegado geral-adjunto da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Bruno de Paula Fraga, assume o comando da instituição. Ele ingressou na Polícia Civil do Amazonas em 2011, é graduado em direito e pós-graduado em Direito Público e em Direito Penal. Na PC-AM, além da capital, atuou nos municípios de Benjamin Constant, Lábrea e Parintins.

Reforço na Educação 

A partir de fevereiro, a deputada estadual Therezinha Ruiz (PL) será a coordenadora executiva da Unidade de Gerenciamento do Programa de Aceleração do Desenvolvimento da Educação do Amazonas (Padeam), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Ruiz tem vasta experiência na área da educação, já tendo sido secretária municipal de Manaus.

O Padeam é responsável por projetos educacionais de grande relevância para a melhora dos índices educacionais, e no componente de obras, pela construção de escolas de Tempo Integral, financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o Governo do Estado.

Permanência

Tatyana Amorim segue na presidência da Fundação de Vigilância em Saúde do Estado do Amazonas – Doutora Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), assim como Maria do Perpetuo Socorro Sampaio Carvalho, que continua chefiando a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHEMOAM).

A Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) permanece sob a gestão de Marcos Vinicius de Farias Guerra e na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCECON) Gerson Mourão continua no comando. Já a Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) segue dirigida por Ayllon Menezes de Oliveira.

Algumas das fundações de Saúde como FVS-RPC, FHEMOAM, FMT-HDV e FCECON, possuem processo de seleção de seus gestores, onde uma lista tríplice é levada ao governador, que tem a liberdade de nomear seus respectivos presidentes.

Foto: Reprodução 

Com informações da assessoria*

#Wilson Lima anuncio secretariado novos secretários troca

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

26/07
13:13

CONVENÇÃO DO AVANTE

O prefeito de Manaus e pré-candidato à reeleição, David Almeida (Avante), confirmou que a convenção do seu partido será no próximo dia 3 de agosto, às 19 horas, no Espaço Via Torres. Os partidos Avante, PSD, MDB, DC e AGIR estão articulados para apoiar sua reeleição, com outros partidos em tratativas. O anúncio do vice-prefeito ocorrerá próximo à convenção, com possíveis candidatos sendo Renato Júnior, Capitão William Dias e Shádia Fraxe. Almeida busca um vice com um perfil semelhante ao de seu atual vice, Marcos Rotta, elogiando sua lealdade e contribuição.

26/07
13:12

PREFEITO MULTADO

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) multou o prefeito de Barreirinha, Glênio Seixas (MDB), em R$ 13.600 devido à contratação irregular do cantor Raí Saia Rodada para a décima quinta Exposição e Feira Agropecuária de Barreirinha. A denúncia do Ministério Público de Contas (MPC) apontou a falta de licitação na contratação, violando princípios de transparência e competitividade. O TCE-AM também identificou falhas no cumprimento da Lei de Acesso à Informação pelo prefeito. Seixas tem 30 dias para pagar a multa, sob pena de inscrição em dívida ativa e possível cobrança judicial.

26/07
13:12

TSE REAGE A MADURO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu não enviar representantes para acompanhar as eleições presidenciais na Venezuela, programadas para domingo (28). A decisão foi tomada após Nicolás Maduro, candidato à reeleição e ditador da Venezuela, afirmar que as eleições no Brasil não são auditadas. O TSE reforçou a segurança e a auditabilidade das urnas eletrônicas brasileiras e classificou as declarações de Maduro como falsas. Inicialmente, o TSE havia designado dois especialistas para a missão, mas cancelou após as declarações desrespeitosas. Maduro enfrenta acusações de repressão e restrição de liberdade no período eleitoral.

26/07
13:09

VICE DE AMOM

No processo de escolha do vice-prefeito na chapa PSD-Cidadania de Amom Mandel, o nome de Virgílio Melo, secretário-geral do PSDB-AM, “corre por fora” como uma possível surpresa. Embora não seja o favorito, Virgílio tem uma sólida experiência em gestão e é confiável para o senador Plínio Valério. Outros candidatos considerados são a juíza aposentada Maria Eunice Torres do Nascimento, o ex-deputado Humberto Michiles e o ex-deputado Ricardo Nicolau, com este último enfrentando resistência familiar para retornar à política. A decisão será anunciada na convenção partidária marcada para o próximo dia 30, no Clube do Trabalhador do SESI em Manaus.

26/07
13:07

HANG CONDENADO

Luciano Hang, proprietário da Havan, foi condenado a 1 ano e 4 meses de regime semiaberto, 4 meses de serviço comunitário e multa de 35 salários-mínimos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A condenação é por “difamação” e “injúria” contra o arquiteto Humbert Hickel, após Hang chamá-lo de “esquerdopata” e sugerir que ele “vá a Cuba”. Hickel havia liderado uma campanha contra uma estátua da Liberdade em frente à loja Havan em Canela (RS). Hang defende sua liberdade de expressão e critica Hickel, alegando que ele está distorcendo os fatos para ganhar fama.

Ver mais >>

Programas