AO VIVO

Secretariado: Wilson Lima troca cinco gestores de primeiro escalão

Serfi, Sejusc, Cetam, CGE e PC-AM terão novos titulares. Além disso, outros cinco presidentes de fundações de Saúde foram reconduzidos aos cargos

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

MANAUS | AM

O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), deu continuidade nesta terça-feira (3) à nomeação do secretariado que fará parte da estrutura administrativa do governo. As secretarias de Relações Federativas e Internacionais (Serfi) e de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) terão novas titulares. Também foram anunciados os novos gestores do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), da Controladoria Geral do Estado (CGE) e da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM).

Nesta segunda lista de gestores do primeiro escalão, cinco presidentes de fundações também foram reconduzidos aos cargos. De acordo com o governador, parte dos secretários foram reconduzidos para dar continuidade aos projetos e ações já em execução pelo Amazonas.

Na segunda-feira (2), o Wilson Lima já havia nomeado 41 secretários e diretores-presidentes de autarquias, fundações, sociedade de economia mista, empresas públicas e serviços sociais autônomos do Estado.

Veja trocas

  • Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi), em Brasília: Entra – Inês Carolina Barbosa Ferreira Simonetti Cabral / Sai – Adriano Mendonça Pontes;

Inês Carolina Simonetti é ex-secretária de Administração e Gestão no governo Wilson Lima, onde atuou de janeiro de 2019 a julho de 2021. Foi vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad) e presidente do Conselho de Administração da Fundação Amazonprev (Conad). Ela é formada em engenharia elétrica e processamento de dados, possui MBA em Inovação Tecnológica e mestrado em Engenharia de Produção.

  • Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc): Entra – Jussara Pedrosa / Sai – Emerson José Rodrigues de Lima;

Jussara Pedrosa é administradora e há mais de 10 anos de atuação no executivo estadual. Ela deixa o cargo de secretária executiva de Projetos Especiais da Casa Civil para assumir o comando da Sejusc. Especialista em gerenciamento de projetos, Jussara possui experiência na coordenação e execução de programas estratégicos executados em parceria com organizações nacionais e internacionais, tendo atuado nas áreas de educação, saúde, habitação e produção rural.

  • Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam): Entra – Hellen Cristina Silva Matute / Sai –  José Augusto de Melo Neto;

Hellen Cristina Silva Matute deixa o cargo de secretária executiva adjunta pedagógica da Secretaria de Estado de Educação para assumir o Cetam. Ela é graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e tem mais de 30 anos de atuação na rede de ensino, com experiência em cargos de gestão e coordenação na Seduc.

  • Controladoria Geral do Estado (CGE): Entra – Jeibson dos Santos Justiniano / Sai – Otávio de Souza Gomes;

Jeibson dos Santos Justiniano foi procurador do Estado do Amazonas e procurador do Trabalho, onde chegou a ocupar o cargo de procurador-geral. Ele é professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

  • Polícia Civil do Estado do Amazonas: Entra – Bruno de Paula Fraga / Sai – Ricardo Aparecido Leite;

O atual delegado geral-adjunto da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Bruno de Paula Fraga, assume o comando da instituição. Ele ingressou na Polícia Civil do Amazonas em 2011, é graduado em direito e pós-graduado em Direito Público e em Direito Penal. Na PC-AM, além da capital, atuou nos municípios de Benjamin Constant, Lábrea e Parintins.

Reforço na Educação 

A partir de fevereiro, a deputada estadual Therezinha Ruiz (PL) será a coordenadora executiva da Unidade de Gerenciamento do Programa de Aceleração do Desenvolvimento da Educação do Amazonas (Padeam), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Ruiz tem vasta experiência na área da educação, já tendo sido secretária municipal de Manaus.

O Padeam é responsável por projetos educacionais de grande relevância para a melhora dos índices educacionais, e no componente de obras, pela construção de escolas de Tempo Integral, financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o Governo do Estado.

Permanência

Tatyana Amorim segue na presidência da Fundação de Vigilância em Saúde do Estado do Amazonas – Doutora Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), assim como Maria do Perpetuo Socorro Sampaio Carvalho, que continua chefiando a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHEMOAM).

A Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) permanece sob a gestão de Marcos Vinicius de Farias Guerra e na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCECON) Gerson Mourão continua no comando. Já a Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) segue dirigida por Ayllon Menezes de Oliveira.

Algumas das fundações de Saúde como FVS-RPC, FHEMOAM, FMT-HDV e FCECON, possuem processo de seleção de seus gestores, onde uma lista tríplice é levada ao governador, que tem a liberdade de nomear seus respectivos presidentes.

Foto: Reprodução 

Com informações da assessoria*

secretários troca #Wilson Lima anuncio secretariado novos

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas