AO VIVO

Saiba quem são os nove governadores da Amazônia Legal que tomam posse neste domingo

MANAUS | AM O primeiro dia do ano ficará marcado pela posse dos nove governadores da Amazônia Legal para o novo mandato. Os mandatários foram eleitos ou reeleitos no dia 2 ou 30 de outubro de 2022, primeiro e segundo turno das eleições gerais brasileiras. Quatro governadores tomaram posse ainda na manhã, outros cinco tomarão […]

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

MANAUS | AM

O primeiro dia do ano ficará marcado pela posse dos nove governadores da Amazônia Legal para o novo mandato. Os mandatários foram eleitos ou reeleitos no dia 2 ou 30 de outubro de 2022, primeiro e segundo turno das eleições gerais brasileiras. Quatro governadores tomaram posse ainda na manhã, outros cinco tomarão posse a tarde deste domingo (1°).

Um dos chefes do Executivo a tomar posse nesta tarde será o governador do Amazonas, Wilson Lima (União), em sessão marcada para as 17h, no Teatro Amazonas, um dos principais cartões postais da cidade. A solenidade será para 700 convidados. Wilson será empossado para o segundo mandato.

Acre – Gladson Cameli (PP)

O governador do Acre, Gladson Cameli (PP), foi reeleito no primeiro turno. Ele superou seu principal adversário nas eleições 2022, o ex-governador Jorge Viana (PT), que tinha o apoio de Luiz Inácio Lula da Silva.

Gladson de Lima Cameli, de 44 anos, nasceu em Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade do Acre. É engenheiro civil e empresário.

A cerimônia de posse está prevista para ter início às 17h.

Amazonas – Wilson Lima (União Brasil)

No Amazonas, Wilson Lima (União Brasil) foi reeleito no segundo turno. Ele superou nas urnas o senador e ex-governador Eduardo Braga (MDB), que tinha o apoio de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A carreira política de Wilson Lima teve início em 2018, quando chegou pela primeira vez ao governo estadual.

A cerimônia de posse está prevista para ter início às 17h.

Roraima – Antonio Denarium (PP)

O governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), foi reeleito no primeiro turno.

Em 2010, entrou para a política, ao se candidatar como primeiro suplente na chapa de Marluce Pinto (PSDB), candidata ao Senado e primeira-dama do ex-governador de Roraima Ottomar Pinto. A chapa não foi eleita.

A cerimônia de posse está prevista para ter início às 17h.

Rondônia – Marcos Rocha (União Brasil)

O governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha (União Brasil), foi reeleito no segundo turno. Ele derrotou Marcos Rogério (PL).

Marcos José Rocha dos Santos, de 54 anos, nasceu no Rio de Janeiro (RJ) e se formou em análise de sistema de dados e administração de negócios, com pós-graduação em educação e técnicas de ensino.

A cerimônia de posse está prevista para ter início às 15h.

Amapá – Clécio Luís (Solidariedade)

O ex-prefeito de Macapá Clécio Luís (Solidariedade) foi eleito governador do Amapá no primeiro turno. Seu principal adversário era o empresário Jaime Nunes (PSD), então vice-governador do estado.

Ele foi vereador por dois mandatos consecutivos, em 2004 e 2008, e venceu a disputa pela Prefeitura de Macapá pela primeira vez em 2012, tendo sido reeleito em 2016.

A cerimônia de posse está prevista para ter início às 00h10.

Pará – Helder Barbalho (MDB)

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), foi reeleito no primeiro turno.

Helder Zahluth Barbalho, de 43 anos, nasceu em Belém, filho do ex-governador Jader Barbalho e da deputada federal Elcione Barbalho (MDB). Começou a vida política em 2000, como vereador de Ananindeua.

A cerimônia de posse está prevista para ter início às 09h.

Tocantins – Wanderlei Barbosa (Republicanos)

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), foi reeleito em primeiro turno.

Ele começou a vida política em sua cidade natal, Porto Nacional (TO), onde foi eleito vereador. Em Palmas, para onde se mudou, também exerceu o cargo de vereador de 1996 a 2010.

A cerimônia de posse está prevista para ter início às 08h30.

Maranhão – Carlos Brandão (PSB)

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), foi reeleito no primeiro turno.

Médico veterinário, começou a vida pública em 1990 ao se tornar secretário-adjunto do Meio Ambiente. Foi deputado federal por dois mandatos consecutivos, entre 2006 e 2014.

A cerimônia de posse está prevista para ter início às 08h.

Mato Grosso – Mauro Mendes (União Brasil)

O governador do Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), foi reeleito no primeiro turno.

A cerimônia de posse está prevista para ter início às 17h.

Foto: Reprodução

amazônia legal domingo governadores posse

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas