AO VIVO

Saiba quem são os nove governadores da Amazônia Legal que tomam posse neste domingo

MANAUS | AM O primeiro dia do ano ficará marcado pela posse dos nove governadores da Amazônia Legal para o novo mandato. Os mandatários foram eleitos ou reeleitos no dia 2 ou 30 de outubro de 2022, primeiro e segundo turno das eleições gerais brasileiras. Quatro governadores tomaram posse ainda na manhã, outros cinco tomarão […]

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

MANAUS | AM

O primeiro dia do ano ficará marcado pela posse dos nove governadores da Amazônia Legal para o novo mandato. Os mandatários foram eleitos ou reeleitos no dia 2 ou 30 de outubro de 2022, primeiro e segundo turno das eleições gerais brasileiras. Quatro governadores tomaram posse ainda na manhã, outros cinco tomarão posse a tarde deste domingo (1°).

Um dos chefes do Executivo a tomar posse nesta tarde será o governador do Amazonas, Wilson Lima (União), em sessão marcada para as 17h, no Teatro Amazonas, um dos principais cartões postais da cidade. A solenidade será para 700 convidados. Wilson será empossado para o segundo mandato.

Acre – Gladson Cameli (PP)

O governador do Acre, Gladson Cameli (PP), foi reeleito no primeiro turno. Ele superou seu principal adversário nas eleições 2022, o ex-governador Jorge Viana (PT), que tinha o apoio de Luiz Inácio Lula da Silva.

Gladson de Lima Cameli, de 44 anos, nasceu em Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade do Acre. É engenheiro civil e empresário.

A cerimônia de posse está prevista para ter início às 17h.

Amazonas – Wilson Lima (União Brasil)

No Amazonas, Wilson Lima (União Brasil) foi reeleito no segundo turno. Ele superou nas urnas o senador e ex-governador Eduardo Braga (MDB), que tinha o apoio de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A carreira política de Wilson Lima teve início em 2018, quando chegou pela primeira vez ao governo estadual.

A cerimônia de posse está prevista para ter início às 17h.

Roraima – Antonio Denarium (PP)

O governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), foi reeleito no primeiro turno.

Em 2010, entrou para a política, ao se candidatar como primeiro suplente na chapa de Marluce Pinto (PSDB), candidata ao Senado e primeira-dama do ex-governador de Roraima Ottomar Pinto. A chapa não foi eleita.

A cerimônia de posse está prevista para ter início às 17h.

Rondônia – Marcos Rocha (União Brasil)

O governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha (União Brasil), foi reeleito no segundo turno. Ele derrotou Marcos Rogério (PL).

Marcos José Rocha dos Santos, de 54 anos, nasceu no Rio de Janeiro (RJ) e se formou em análise de sistema de dados e administração de negócios, com pós-graduação em educação e técnicas de ensino.

A cerimônia de posse está prevista para ter início às 15h.

Amapá – Clécio Luís (Solidariedade)

O ex-prefeito de Macapá Clécio Luís (Solidariedade) foi eleito governador do Amapá no primeiro turno. Seu principal adversário era o empresário Jaime Nunes (PSD), então vice-governador do estado.

Ele foi vereador por dois mandatos consecutivos, em 2004 e 2008, e venceu a disputa pela Prefeitura de Macapá pela primeira vez em 2012, tendo sido reeleito em 2016.

A cerimônia de posse está prevista para ter início às 00h10.

Pará – Helder Barbalho (MDB)

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), foi reeleito no primeiro turno.

Helder Zahluth Barbalho, de 43 anos, nasceu em Belém, filho do ex-governador Jader Barbalho e da deputada federal Elcione Barbalho (MDB). Começou a vida política em 2000, como vereador de Ananindeua.

A cerimônia de posse está prevista para ter início às 09h.

Tocantins – Wanderlei Barbosa (Republicanos)

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), foi reeleito em primeiro turno.

Ele começou a vida política em sua cidade natal, Porto Nacional (TO), onde foi eleito vereador. Em Palmas, para onde se mudou, também exerceu o cargo de vereador de 1996 a 2010.

A cerimônia de posse está prevista para ter início às 08h30.

Maranhão – Carlos Brandão (PSB)

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), foi reeleito no primeiro turno.

Médico veterinário, começou a vida pública em 1990 ao se tornar secretário-adjunto do Meio Ambiente. Foi deputado federal por dois mandatos consecutivos, entre 2006 e 2014.

A cerimônia de posse está prevista para ter início às 08h.

Mato Grosso – Mauro Mendes (União Brasil)

O governador do Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), foi reeleito no primeiro turno.

A cerimônia de posse está prevista para ter início às 17h.

Foto: Reprodução

amazônia legal domingo governadores posse

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

26/07
13:13

CONVENÇÃO DO AVANTE

O prefeito de Manaus e pré-candidato à reeleição, David Almeida (Avante), confirmou que a convenção do seu partido será no próximo dia 3 de agosto, às 19 horas, no Espaço Via Torres. Os partidos Avante, PSD, MDB, DC e AGIR estão articulados para apoiar sua reeleição, com outros partidos em tratativas. O anúncio do vice-prefeito ocorrerá próximo à convenção, com possíveis candidatos sendo Renato Júnior, Capitão William Dias e Shádia Fraxe. Almeida busca um vice com um perfil semelhante ao de seu atual vice, Marcos Rotta, elogiando sua lealdade e contribuição.

26/07
13:12

PREFEITO MULTADO

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) multou o prefeito de Barreirinha, Glênio Seixas (MDB), em R$ 13.600 devido à contratação irregular do cantor Raí Saia Rodada para a décima quinta Exposição e Feira Agropecuária de Barreirinha. A denúncia do Ministério Público de Contas (MPC) apontou a falta de licitação na contratação, violando princípios de transparência e competitividade. O TCE-AM também identificou falhas no cumprimento da Lei de Acesso à Informação pelo prefeito. Seixas tem 30 dias para pagar a multa, sob pena de inscrição em dívida ativa e possível cobrança judicial.

26/07
13:12

TSE REAGE A MADURO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu não enviar representantes para acompanhar as eleições presidenciais na Venezuela, programadas para domingo (28). A decisão foi tomada após Nicolás Maduro, candidato à reeleição e ditador da Venezuela, afirmar que as eleições no Brasil não são auditadas. O TSE reforçou a segurança e a auditabilidade das urnas eletrônicas brasileiras e classificou as declarações de Maduro como falsas. Inicialmente, o TSE havia designado dois especialistas para a missão, mas cancelou após as declarações desrespeitosas. Maduro enfrenta acusações de repressão e restrição de liberdade no período eleitoral.

26/07
13:09

VICE DE AMOM

No processo de escolha do vice-prefeito na chapa PSD-Cidadania de Amom Mandel, o nome de Virgílio Melo, secretário-geral do PSDB-AM, “corre por fora” como uma possível surpresa. Embora não seja o favorito, Virgílio tem uma sólida experiência em gestão e é confiável para o senador Plínio Valério. Outros candidatos considerados são a juíza aposentada Maria Eunice Torres do Nascimento, o ex-deputado Humberto Michiles e o ex-deputado Ricardo Nicolau, com este último enfrentando resistência familiar para retornar à política. A decisão será anunciada na convenção partidária marcada para o próximo dia 30, no Clube do Trabalhador do SESI em Manaus.

26/07
13:07

HANG CONDENADO

Luciano Hang, proprietário da Havan, foi condenado a 1 ano e 4 meses de regime semiaberto, 4 meses de serviço comunitário e multa de 35 salários-mínimos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A condenação é por “difamação” e “injúria” contra o arquiteto Humbert Hickel, após Hang chamá-lo de “esquerdopata” e sugerir que ele “vá a Cuba”. Hickel havia liderado uma campanha contra uma estátua da Liberdade em frente à loja Havan em Canela (RS). Hang defende sua liberdade de expressão e critica Hickel, alegando que ele está distorcendo os fatos para ganhar fama.

Ver mais >>

Programas