AO VIVO
Executivo - 02 de janeiro de 2024
Foto: Valentyn Ogirenko

Rússia ataca Ucrânia com mísseis e drones; 5 pessoas morrem

É o terceiro dia consecutivo de bombardeios aéreos contra o país

Por: Agência Brasil
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

A Rússia disparou dezenas de mísseis e drones contra a capital ucraniana, Kiev, e a cidade de Kharkiv, no nordeste do país, nesta terça-feira (2), matando pelo menos cinco civis, ferindo dezenas e causando danos generalizados, segundo autoridades.

O terceiro dia consecutivo de ataques aéreos contra a Ucrânia seguiu-se a um aviso do presidente russo, Vladimir Putin, nessa segunda-feira, de que um ataque aéreo ucraniano contra a cidade russa de Belgorod, que segundo Moscou matou 25 civis, “não ficaria impune”.

Fumaça saía do lado carbonizado de um prédio residencial alto, onde o prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, disse que destroços de míssil caíram a metros de distância, deixando uma cratera.

Ele afirmou que uma mulher idosa morreu em uma ambulância, após ser ferida no local, e que 43 pessoas ficaram feridas. Os serviços de emergência disseram que um corpo também foi encontrado no oitavo andar do prédio danificado.

“A Rússia responderá por cada vida tirada”, disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, no Telegram.

A Rússia intensificou os ataques com mísseis e drones contra a Ucrânia em 29 de dezembro, quando lançou o maior bombardeio aéreo da guerra, matando pelo menos 39 pessoas.

Quase dois anos após a invasão em grande escala de Moscou, a Rússia detém partes do território no Leste e Sul da Ucrânia, e a guerra não tem fim à vista. A Rússia descreve uma contraofensiva ucraniana, lançada em meados de 2023, como um fracasso, e as linhas de frente mudaram pouco nos últimos meses.

Klitschko disse que os dutos de gás foram danificados no distrito de Pecherskyi, em Kiev, e que a eletricidade e a água foram cortadas em vários distritos da capital.

O ministro das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, pediu aos aliados ocidentais de Kiev que acelerem o fornecimento de sistemas de defesa aérea, mísseis de longo alcance e drones de combate.

Em Kharkiv, uma mulher de 91 anos foi morta em um ataque de míssil que deixou uma cratera de um metro de profundidade perto de prédios residenciais danificados, disse Oleh Synehubov, governador regional de Kharkiv.

A saraivada de mísseis foi precedida de um ataque de drones que a Ucrânia disse ter repelido horas antes.

Um casal foi morto e 11 pessoas ficaram feridas em área perto de Kiev, informou a administração regional. Uma dúzia de prédios residenciais e pelo menos 60 carros também foram danificados, acrescentou.

#AtaqueNaUcrânia #ConflitoRussoUcraniano #Rússia #Ucrânia #AtaquesAéreos #VladimirPutin #Kiev #Kharkiv #VítimasCivis #Danos #Emergência #VolodymyrZelenskiy #Guerra #Drones

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

22/07
12:28

INVESTIMENTO MORADIAS

O governador Wilson Lima pagou cinco milhões e quinhentos mil reais para cento e setenta e oito famílias das comunidades Sharp e Manaus 2000, no Programa Amazonas Meu Lar, na última quinta-feira (18). O pagamento inclui bônus de sessenta mil reais, auxílio de seis mil e seiscentos reais e bolsa moradia de três mil e trezentos reais. A ação faz parte do Prosamin+, que já reassentou mais de mil e trezentas famílias e investiu cento e vinte e dois milhões de reais desde 2022. A próxima fase do programa, iniciada em 15 de julho de 2024, oferece subsídios para entrada em imóveis financiados com FGTS.

22/07
12:22

PROPOSTA DE CIDADE

Projeto de Lei nº 014/2024, do deputado Roberto Cidade (União Brasil), propõe criar as Comunidades Turísticas Sustentáveis (CTS) e o Selo Amazonense de Turismo Sustentável na Assembleia Legislativa do Amazonas. O objetivo é promover o turismo sustentável e apoiar as comunidades locais, oferecendo benefícios como linhas de crédito e capacitação técnica. O selo terá validade determinada pelo Executivo e precisará ser renovado periodicamente.

22/07
12:22

GASTO NO CAREIRO

A Prefeitura de Careiro da Várzea destinou quase R$ 250 mil para a reforma da Unidade Básica de Saúde Lucilene Batista do Vale, contratando a empresa P.R. Serviços de Reformas Prediais Ltda. O contrato foi assinado pelo prefeito Pedro Duarte Guedes em 8 de julho de 2024. A empresa tem capital social de R$ 10,5 mil e está localizada em Manaus, atuando na reforma predial. O contrato inclui a emissão da nota de empenho pela Secretaria Municipal de Finanças e a publicação dos documentos necessários no Diário Oficial e no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP).

22/07
12:20

MULHERES NO PARLAMENTO

Beruri, no Amazonas, é uma das 45 cidades brasileiras com maioria feminina no parlamento municipal em 2020, sendo a única do estado com essa característica. Das 5,5 mil cidades do país, menos de 1% têm maioria feminina nas câmaras municipais. A Câmara de Beruri conta com 9 parlamentares, dos quais 5 são mulheres. Apesar das mulheres serem maioria no eleitorado e em cargos de mesários, a representatividade feminina na política é limitada.

22/07
12:19

APAGÃO VIRTUAL

Nesta sexta-feira (19), um apagão cibernético global, causado por um problema com a empresa de segurança cibernética CrowdStrike, afetou empresas e serviços em vários países, incluindo o Brasil. No país, os problemas começaram a ser reportados às 8h, impactando serviços da Microsoft e sistemas de bancos como Bradesco, Banco do Brasil, Neon, Next e Banco Pan. A Azul Linhas Aéreas também informou possíveis atrasos em voos devido a falhas no sistema de reservas.

Ver mais >>

Programas