AO VIVO

‘Revogaço’ do armamento por Lula pode acabar com esporte que foi Ouro olímpico no Brasil

Cadu Pessoa PAÍS | As medidas de restrições ao acesso à armas e munições por meio de decreto assinado pelo presidente da República Luís Inácio Lula da Silva (PT) acabaram atingindo também o esporte olímpico brasileiro. É o caso dos atletas do Tiro Prático, modalidade que trouxe ao país a primeira medalha de ouro na […]

Por: Alvaro Corado
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Cadu Pessoa

PAÍS |

As medidas de restrições ao acesso à armas e munições por meio de decreto assinado pelo presidente da República Luís Inácio Lula da Silva (PT) acabaram atingindo também o esporte olímpico brasileiro.

É o caso dos atletas do Tiro Prático, modalidade que trouxe ao país a primeira medalha de ouro na história dos Jogos Olímpicos. Em 1920, na Olimpíada da Antuérpia a delegação faturou 3 medalhas no tiro esportivo e de lá pra cá mostrou o talento e potencial que atletas brasileiros possuem.

“O governo Lula está acabando com o esporte que deu a primeira medalha de ouro olímpica para o Brasil”, disse em suas redes sociais, Guilherme Paraense, atleta negro que conquistou o primeiro ouro ao Brasil.

Como mote de campanha de Lula, dar um livro e uma flor aos brasileiros, no de uma arma, o governo vem esvaziando os centros de treinamento de alto rendimento no Tiro Prático e as confederações brasileiras da tiro prático e de tiro esportivo (CBTP e CBTE) pedem socorro, pois temem a dificuldade de participação dos atletas nos treinos e nas competições, ocasionando queda de rendimento e nível para disputas.

A partir do governo Lula, a suspensão da emissão de novos Certificados de Registro (CR) passou a prejudicar o início de atletas no esporte. Os profissionais também foram prejudicados, pois a nova regra reduziu de 5 mil para 600 munições a aquisição por ano. Além da dificuldade na compra de insumos como munição, a manutenção dos calibres mais utilizados no esporte, como é o caso da 40S&W, 45ACP e 9mm Luger (9×19) tambem afeta o esporte.

“Desde a edição do Decreto por Lula, a CBTP participou de diversas reuniões com entidades, políticos de todos os partidos, líderes da Segurança Pública Nacional; Grupo de Trabalho do Governo Federal; Ministério do Esporte, sempre enfatizando que sem insumos e a manutenção dos calibres que utilizamos, os Campeonatos Brasileiros serão extintos e perderemos a competitividade e o respeito internacional duramente conquistados pelos atletas brasileiros”, divulgou em uma rede social a CBTP.

“A CBTP confiou no processo de diálogo disponibilizado pelo Governo, inclusive tendo concordado com a reimplantação dos níveis de participação como medida de distinção baseada no envolvimento do atleta com as atividades esportivas. Sem insumos o esporte não sobrevive! Sem a manutenção dos calibres o esporte acaba!”, conclui o texto.

Foto: Divulgação CBTP

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

23/07
12:40

CONVENÇÃO EM ITACOATIARA

Na noite de sábado, 20 de julho, o Podemos realizou uma convenção em Itacoatiara para oficializar Arnoud Lucas como candidato a prefeito nas eleições de 2024. O evento reuniu milhares de pessoas e anunciou 31 candidatos a vereador pelo Podemos e PMB. O vereador destacou a necessidade de mudança e participação popular, reforçando o compromisso com o progresso da cidade.

23/07
12:39

VICE DE ALBERTO NETO

Em entrevista ao site O Poder, neste sábado (20), o deputado federal Alberto Neto (PL) revelou que seu pré-candidato a vice será da mesma ideologia política, da direita, e não há chances de ser vice do pré-candidato Roberto Cidade (União Brasil). Neto destacou a lealdade à direita e a Jair Bolsonaro, e anunciou que a convenção do Partido Liberal (PL) está prevista para 3 de agosto, onde serão oficializados a chapa majoritária e os candidatos a vereador.

23/07
12:37

CONVENÇÃO EM PAUINI

No sábado, 20, mais de 2 mil pessoas compareceram à convenção partidária do “Bloco de Evolução do Município” (Coligação do Bem) em Pauini. O prefeito Renato Afonso (PSD) teve seu nome confirmado como candidato à reeleição, compondo a chapa com o vice-prefeito Paulo da Gasolina (PL). A coligação tem o apoio do União Brasil e dos Progressistas. O prefeito destacou os avanços realizados e a necessidade de continuar o projeto de evolução do município.

23/07
12:36

CANDIDATURA HISTÓRICA

Neste domingo, 21 de julho, o União Brasil realizou uma convenção em Rio Preto da Eva, reunindo 10 mil pessoas. A professora Socorro Nogueira foi oficializada candidata à prefeitura e João Queiroz a vice. É a primeira vez que uma mulher se candidata à prefeitura no município. O evento contou com a presença de diversas autoridades políticas e mensagens de figuras nacionais.

23/07
12:33

CIDADE CRESCE

Um novo estudo eleitoral divulgado pelo Instituto Pontual Pesquisas nesta segunda-feira (22) revela o crescimento nas intenções de voto do deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil) na corrida para a Prefeitura de Manaus nas eleições de 2024. Segundo a pesquisa realizada entre 14 e 18 de julho de 2024, Roberto Cidade, posicionado em terceiro, subiu de 9,0% para 12,8% em comparação com o levantamento anterior de abril deste ano. David Almeida (Avante) lidera com 29,8%, seguido por Amom Mandel (Cidadania) com 25,2%. Alberto Neto (PL) tem 8,5%, em quarto lugar.

Ver mais >>

Programas