AO VIVO

Retirada de famílias em áreas criticas é prioridade nos avanços do Prosamin+

Governador Wilson Lima esteve em Brasília para reunião com representantes do BID, banco financiador do programa

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

EXECUTIVO |

O governador do Amazonas, Wilson Lima, se reuniu, nesta segunda-feira (27), com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Brasília (DF), para fortalecer a parceria com a instituição e acelerar as etapas do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), com prioridade para a retirada de famílias que vivem na área mais crítica de intervenção do Prosamin+, afetadas pelos alagamentos ocorridos no último sábado, 25 de março.

O banco é financiador do programa que irá reassentar 2.580 famílias de áreas de risco, como parte do Prosamin+, com a requalificação de mais de 324 mil metros quadrados de áreas urbanas. As intervenções compreendem trecho que vai da área conhecida como Manaus 2000, na avenida Rodrigo Otávio, no Japiim, zona sul, até a Comunidade da Sharp, no bairro Armando Mendes, zona leste da capital.

Wilson Lima foi recebido por Morgan Doyle, representante do BID no Brasil, e Gustavo Mendez, especialista em Água e Saneamento.

“Nós viemos aqui para fazer um apelo ao representante do BID no Brasil para que nos ajude a acelerar esse processo de reassentamento das famílias que estão ali na comunidade da Sharp, que é objeto do Prosamim+”, disse o governador.

“Nós já reassentamos 266 famílias e, com os episódios que aconteceram no sábado, a gente vai já nesta semana, a partir desta terça-feira, reassentar mais 200 famílias. Nós estamos trabalhando com a nossa meta que é, até o final deste primeiro semestre, tirar todas as famílias que estão naquela área de alagado”, completou Wilson Lima.

Compromisso

No encontro, ficou alinhando que a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) enviará dados das áreas onde o reassentamento é prioritário e o banco se comprometeu em avaliar com celeridade.

Acompanharam o governador o coordenador executivo da UGPE, Marcellus Campêlo, o superintendente de estadual de Habitação, Jivago Castro, e a titular da Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (SERFI), Inês Carolina Simonetti.

De acordo com Marcellus Campêlo, o BID também irá avaliar a proposta de financiar o projeto da UGPE para a manutenção da infraestrutura já construída em fases anteriores do programa. “O objetivo é manter a capacidade drenante dos canais, principalmente do Igarapé do 40, que está muito assoreado”, explicou.

 

Com informações de assessoria*
Foto: Divulgação

#Wilson Lima áreas de risco famílias afetadas retirada

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

23/01
19:40

PREFEITO TEFÉ ATRAÇÕES

O prefeito de Tefé, Nicson Marreira (União Brasil), anunciou a contratação de três atrações para a 22ª Festa da Castanha, evento tradicional do município. O anúncio gerou repercussão devido aos altos valores envolvidos.

23/01
19:39

PREFEITO BELÉM NOMEAÇÃO

O prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), escolheu uma prima de seu primo, o governador Helder Barbalho (MDB) para ocupar seu secretariado. Normando indicou a vereadora Nayara Barbalho da Cruz para chefiar a Secretaria de Inclusão e Acessibilidade. A prefeitura alega critérios técnicos para a nomeação.

23/01
19:39

DAVID PERDE PROCESSO

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) rejeitou uma ação movida pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), contra o vereador Rodrigo Guedes (PP), que o chamou de “grosseiro” e “corrupto” em um post nas redes sociais. A decisão foi tomada pelo juiz Alexandre Henrique Novaes de Araújo, do 10º Juizado Especial Cível da Comarca de Manaus.

23/01
19:38

LULA PEDALADA

A recente decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de bloquear R$ 6 bilhões destinados ao programa Pé-de-Meia desencadeou uma reação significativa da oposição, que agora articula pedidos de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

22/01
15:39

JULGAMENTO ADIADO

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) retomou as atividades nesta terça-feira, 21, mas adiou para quarta-feira, 22, o julgamento de dois casos de suposta inelegibilidade envolvendo os prefeitos eleitos de Santa Isabel do Rio Negro e Envira.

Ver mais >>

Programas