AO VIVO
Executivo - 30 de janeiro de 2024
Foto: Reprodução/X

Relatório acusa relação de 190 funcionários da ONU com terroristas

O documento compilado pela inteligência israelense contém nomes e fotos de 11 acusados de relacionamentos com o Hamas e e Jihad Islâmica

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Relatório da inteligência israelense acusa 190 funcionários da agência de ajuda palestina (UNRWA) da Organização das Nações Unidas (ONU) de terem participado de sequestros e assassinatos durante o ataque terrorista de 7 de outubro de 2023, que desencadeou o conflito armado na Faixa de Gaza. 

Obtido pela agência de notícias Reuters, o relatório de seis páginas mostra também o envolvimento de professores que atuaram como militantes do Hamas ou da Jihad Islâmica. O documento contém nomes e fotos de 11 deles e levou diversos países a suspender suas contribuições de fundos para a agência da ONU.

Os palestinos afirmam que Israel está difundindo informações falsas para prejudicar a UNRWA. A agência, por sua vez, afirma ter demitido alguns funcionários e está investigando as acusações.

De acordo com o dossiê israelense, um dos 11 acusados é um conselheiro escolar que teria prestado assistência não especificada ao seu filho durante o sequestro de uma mulher no mesmo momento da invasão do Hamas. Israel alega que 1.200 pessoas foram mortas e 253 raptadas durante o incidente. 

Um assistente social também é acusado de envolvimento não especificado na transferência para Gaza do cadáver de um soldado israelense e de coordenar os movimentos das caminhonetes utilizadas pelos invasores, além do fornecimento de armas.  

Um terceiro palestino é acusado no dossiê de participar de um ataque na aldeia fronteiriça israelense de Be’eri, onde um décimo dos residentes foram mortos. Outro indivíduo é acusado de participar de um ataque a Reim, local de uma base militar invadida e da festa onde morreram mais de 360 pessoas 

O dossiê foi compilado pela inteligência israelense e enviado aos Estados Unidos, que já na última sexta-feira (26) suspendeu o financiamento para a UNRWA.  A agência foi questionada sobre o dossiê, mas uma porta-voz afirmou que não poderia comentar devido a uma investigação em curso pelas Nações Unidas 

Mais de 10 países, incluindo os principais doadores, Estados Unidos e Alemanha, suspenderam o financiamento à agência.

*Diário do Poder

#UNRWA #Palestina #ConflitoGaza #Hamas #JihadIslâmica #Israel #Assassinatos #Sequestros #ConflitoIsraelPalestina #InvestigaçãoUNRWA

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas