AO VIVO

Programa Jovem Senador está com inscrições abertas para edição 2023

A iniciativa leva estudantes da rede pública estadual de todo o país para uma semana de imersão no Senado Federal

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

PAÍS |

O programa Jovem Senador, do Senado Federal, está com inscrições abertas para a edição 2023. A iniciativa é destinada a estudantes do Ensino Médio, de escolas públicas de todo o país, a seleção dos concorrentes é feita por meio de um concurso de redação. Os candidatos interessados poderão se inscrever até o dia 5 de maio.

O programa proporciona aos alunos selecionados que conheçam e vivenciem a rotina do Senado Federal e o trabalho dos parlamentares durante uma semana. Com o tema “Saúde mental nas escolas públicas”, a redação é do tipo dissertativa – argumentativa a mesma usada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para a coordenadora do projeto na Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Sheyla Cordeiro, a iniciativa estimula os participantes a pesquisarem temas relevantes.

“Para participar é necessário se informar. O projeto também tem relevância por conta disso, por sempre abordar temas importantes para a sociedade e iniciar debates necessários. O tema de 2023 é muito atual e foi escolhido pelos próprios jovens senadores do ano passado”, destacou.

O programa seleciona 27 alunos, um de cada unidade da Federação, para passarem uma semana em Brasília. Para concorrer à vaga, os alunos passam por duas etapas de seleção, uma estadual e uma do Senado, que este ano acontecem nos dias 31 de maio e 12 de junho, respectivamente.

Seleção

Para participar, o candidato deve estar matriculado e frequentar escolas públicas da rede estadual de ensino; ter, no máximo, 19 anos completados até 31 de dezembro de 2023; e ter disponibilidade para participar da Semana de Vivência Legislativa, no período de 21 a 25 de agosto, em Brasília.

A prova de redação é aplicada em sala de aula. O material para a participação no concurso é composto de ficha de inscrição e folha de redação disponíveis no site senado.leg.br/jovemsenador

Na etapa estadual, a escola escolhe a melhor redação entre os seus participantes e depois a secretaria de educação do estado define as três melhores, sem promover nenhuma classificação. A partir daí, o Senado seleciona o melhor texto de cada estado. O autor ou autora da redação escolhida se torna um jovem senador ou senadora, representando seu estado ou o Distrito Federal.

Amazonas

Em 2022, a representante do Amazonas no programa Jovem Senador foi a aluna Esthefane Feitosa de Barros, Escola Estadual Professor Ruy Alencar, com a redação “200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã”, sob orientação do professor Elianai Castro.
“É uma sensação muito gratificante e satisfatória, está sendo uma das minhas melhores experiências”, declarou a jovem à época.

Calendário:

Etapa escolar
Início das inscrições – 8/02/2023
Final das inscrições – 5/05/2023

Seleção da etapa estadual
31/05/2023

Seleção da etapa Senado
12/06/2023

Anúncio dos vencedores
Até 15/06/2023

Semana de Vivência Legislativa
21/08 a 25/08/2023

Com informações de assessoria*
Foto: Divulgação

abertas Senador inscrições Programa Jovem

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

28/02
17:10

DAVID E VALDEMAR?

Esta semana, cresceram as especulações de que o prefeito David Almeida se encontraria com o presidente nacional do PL para supostamente tratar do seu ingresso à legenda de Bolsonaro. Nem ontem nem hoje aconteceu encontro algum, de acordo com a agenda de Valdemar da Costa Neto até esta quarta-feira (28). Fala-se até em uma chapa encabeçada por David, com o deputado Alberto Neto como vice; no entanto, Neto afirmou em entrevista nesta terça-feira (27) que é o pré-candidato da direita em Manaus e conta com o apoio do ex-presidente.

23/02
15:04

“FORA DA CURVA”

“Amom é um político ‘fora da curva’, diferenciado e um grande fenômeno no estado do Amazonas. Agregar apoio político e popular aos 23 anos de idade é algo que ocorre de tempos em tempos.” O comentário foi feito na manhã desta sexta-feira (23), no evento de lançamento da pré-candidatura do deputado federal Amom Mandel (Cidadania) a prefeito de Manaus, à reportagem do site O Poder.com pelo experiente político e membro do PSDB-AM, Humberto Michiles.

23/02
14:46

VICE DE AMOM?

O pré-candidato oficial da Federação PSDB-Cidadania, deputado federal Amom Mandel, tem a liberdade de escolher quem será seu vice na chapa à prefeitura de Manaus, sem nenhuma intervenção dos partidos e apoiadores de sua campanha. A afirmação foi feita pelo senador Plínio Valério, presidente da federação, em entrevista ao site OPoder.com. Amom afirmou que as conversas estão avançadas, mas ainda não há um nome definido.

08/02
14:52

FINANCIAMENTO PÚBLICO X PRIVADO

O deputado Adjuto Afonso (UB) comentou nesta quinta-feira, 08/02, durante o lançamento do programa de financiamento + Créditos Amazonas da AFEAM, que o governo tem facilitado muito para o microempreendedor do interior através do programa. Para o deputado, não foi surpresa o anúncio da agência ser a primeira do país em financiamento público para microempreendedores. Oriundo da calha do rio Purus, ele fala com propriedade.

01/02
11:45

VAI DE PDT

O vereador de Itacoatiara, Arnoud Lucas, que é pré-candidato à prefeitura daquele município, revelou ao site O Poder que aguardará o período da janela partidária (7 de março a 5 de abril) para sair do atual partido em que está filiado, o Partido Verde (PV), e mudar para o Partido Democrático Trabalhista (PDT). Ele afirmou que já recebeu o aval do presidente estadual da legenda no Amazonas, o ex-deputado estadual Luiz Castro, e acredita que terá no PDT-AM o suporte necessário para viabilizar o seu projeto de candidatura à prefeitura de Itacoatiara.

Ver mais >>

Programas