AO VIVO

Presidente da Colômbia defende criação de tribunal internacional e ‘Otan da Amazônia’

O presidente da Colômbia também defendeu um tratado militar entre os países amazônicos para defender a região

Por: Alvaro Corado
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Nesta terça-feira (8), em Belém/PA, no debate geral da reunião dos países signatários do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), na Cúpula da Amazônia, o presidente da República da Colômbia, Gustavo Petro, defendeu a criação de um tribunal internacional para julgar crimes ambientais na Amazônia e um tratado militar entre países para proteger a região.

“Se  cada vez é mais ilegal e representa o crime contra a humanidade como nós podemos defender então a vida? E isso se refende com razão, mas também com armas. Então, deveriamos criar um tratado amazônico, um tratado militar também que possa fazer interdições daquilo que opera contra a selva amazônica em todos os nossos países, respeitando as nossas soberanias e coordenando com todas as forças e nesta medida eu acredito que há uma reunião dos ministros de defesa e seria importante ver se podemos enviar ou chegar com essa proposta de acordo militar.”, declarou.

Petro criticou que existem as defesas dos latinos americanos pela preservação do meio ambiente, porém existe uma contrassenso nas ações, tendo em vista que a exploração e a utilização de recursos naturais, como o petróleo e seus derivados, não possuem decisões assertivas para não serem utilizados.

“O planeta precisa deixar de usar agora o petróleo, o carvão e o gás. Então para os progressistas isso é tudo muito difícil, e outros tipos de negacionismo. Vamos postergar as decisões? (..) Nós precisamos colocar as coisas na declaração, mas vamos tomar decisões também.”, ressaltou.

Outra preocupação do presidente, foi referente a preservação diante o desmatamento na Colômbia que, segundo ele não conseguirá a ser extinto por causa do prejuízo acumulado e produzido atualmente, incluindo os danos naturais como queimadas o aquecimento global.

Ele também disse que lançou uma proposta para alcançar mecanismos econômicos, pela Cúpula, que diminuam a depredação da floresta e possam revitalizar com o reflorestamento. A demanda foi aprovada, segundo ele, em consenso, durante as reuniões dos presidentes da América do Sul e da Cúpula.

“A proposta de reformar o sistema financeiro, liberando espaços orçamentários nos nossos países, porque existe uma emissão mundial e progressiva dependendo da pobreza de cada país.”, explicou.

Para o presidente da Colômbia, a crise climática se dá pela ausência de afinação entre ciência, movimentos sociais e política. Petro cita que a ciência é retórica e não consegue se destacar dos interesses econômicos.

“O que estamos fazendo? Além de discursos como este? e aqui surge um conflito ético enorme, especialmente para as forças progressistas que deveriam estar sintonizadas com a ciência.”, citou.

“Eu proponho inclusive a criação de um centro comum científico de pesquisa sobre a floresta amazônica para pensá-la, analisá-la, para que se entenda do que vamos viver quando revitalizemos a selva. (…) A bioeconomia não vai surgir sem pesquisa, são coisas que já estão em processo mas acredito que deveríamos dar um salto, justamente a partir do tratado dos países amazônicos para que surja um forte centro de pesquisa científica em torno da floresta amazônica.“, finalizou.

Foto: Reprodução Internet

 

cúpula da amazonia presidente da colômbia

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas