AO VIVO

Presidente da Colômbia defende criação de tribunal internacional e ‘Otan da Amazônia’

O presidente da Colômbia também defendeu um tratado militar entre os países amazônicos para defender a região

Por: Alvaro Corado
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Nesta terça-feira (8), em Belém/PA, no debate geral da reunião dos países signatários do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), na Cúpula da Amazônia, o presidente da República da Colômbia, Gustavo Petro, defendeu a criação de um tribunal internacional para julgar crimes ambientais na Amazônia e um tratado militar entre países para proteger a região.

“Se  cada vez é mais ilegal e representa o crime contra a humanidade como nós podemos defender então a vida? E isso se refende com razão, mas também com armas. Então, deveriamos criar um tratado amazônico, um tratado militar também que possa fazer interdições daquilo que opera contra a selva amazônica em todos os nossos países, respeitando as nossas soberanias e coordenando com todas as forças e nesta medida eu acredito que há uma reunião dos ministros de defesa e seria importante ver se podemos enviar ou chegar com essa proposta de acordo militar.”, declarou.

Petro criticou que existem as defesas dos latinos americanos pela preservação do meio ambiente, porém existe uma contrassenso nas ações, tendo em vista que a exploração e a utilização de recursos naturais, como o petróleo e seus derivados, não possuem decisões assertivas para não serem utilizados.

“O planeta precisa deixar de usar agora o petróleo, o carvão e o gás. Então para os progressistas isso é tudo muito difícil, e outros tipos de negacionismo. Vamos postergar as decisões? (..) Nós precisamos colocar as coisas na declaração, mas vamos tomar decisões também.”, ressaltou.

Outra preocupação do presidente, foi referente a preservação diante o desmatamento na Colômbia que, segundo ele não conseguirá a ser extinto por causa do prejuízo acumulado e produzido atualmente, incluindo os danos naturais como queimadas o aquecimento global.

Ele também disse que lançou uma proposta para alcançar mecanismos econômicos, pela Cúpula, que diminuam a depredação da floresta e possam revitalizar com o reflorestamento. A demanda foi aprovada, segundo ele, em consenso, durante as reuniões dos presidentes da América do Sul e da Cúpula.

“A proposta de reformar o sistema financeiro, liberando espaços orçamentários nos nossos países, porque existe uma emissão mundial e progressiva dependendo da pobreza de cada país.”, explicou.

Para o presidente da Colômbia, a crise climática se dá pela ausência de afinação entre ciência, movimentos sociais e política. Petro cita que a ciência é retórica e não consegue se destacar dos interesses econômicos.

“O que estamos fazendo? Além de discursos como este? e aqui surge um conflito ético enorme, especialmente para as forças progressistas que deveriam estar sintonizadas com a ciência.”, citou.

“Eu proponho inclusive a criação de um centro comum científico de pesquisa sobre a floresta amazônica para pensá-la, analisá-la, para que se entenda do que vamos viver quando revitalizemos a selva. (…) A bioeconomia não vai surgir sem pesquisa, são coisas que já estão em processo mas acredito que deveríamos dar um salto, justamente a partir do tratado dos países amazônicos para que surja um forte centro de pesquisa científica em torno da floresta amazônica.“, finalizou.

Foto: Reprodução Internet

 

cúpula da amazonia presidente da colômbia

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

26/07
13:13

CONVENÇÃO DO AVANTE

O prefeito de Manaus e pré-candidato à reeleição, David Almeida (Avante), confirmou que a convenção do seu partido será no próximo dia 3 de agosto, às 19 horas, no Espaço Via Torres. Os partidos Avante, PSD, MDB, DC e AGIR estão articulados para apoiar sua reeleição, com outros partidos em tratativas. O anúncio do vice-prefeito ocorrerá próximo à convenção, com possíveis candidatos sendo Renato Júnior, Capitão William Dias e Shádia Fraxe. Almeida busca um vice com um perfil semelhante ao de seu atual vice, Marcos Rotta, elogiando sua lealdade e contribuição.

26/07
13:12

PREFEITO MULTADO

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) multou o prefeito de Barreirinha, Glênio Seixas (MDB), em R$ 13.600 devido à contratação irregular do cantor Raí Saia Rodada para a décima quinta Exposição e Feira Agropecuária de Barreirinha. A denúncia do Ministério Público de Contas (MPC) apontou a falta de licitação na contratação, violando princípios de transparência e competitividade. O TCE-AM também identificou falhas no cumprimento da Lei de Acesso à Informação pelo prefeito. Seixas tem 30 dias para pagar a multa, sob pena de inscrição em dívida ativa e possível cobrança judicial.

26/07
13:12

TSE REAGE A MADURO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu não enviar representantes para acompanhar as eleições presidenciais na Venezuela, programadas para domingo (28). A decisão foi tomada após Nicolás Maduro, candidato à reeleição e ditador da Venezuela, afirmar que as eleições no Brasil não são auditadas. O TSE reforçou a segurança e a auditabilidade das urnas eletrônicas brasileiras e classificou as declarações de Maduro como falsas. Inicialmente, o TSE havia designado dois especialistas para a missão, mas cancelou após as declarações desrespeitosas. Maduro enfrenta acusações de repressão e restrição de liberdade no período eleitoral.

26/07
13:09

VICE DE AMOM

No processo de escolha do vice-prefeito na chapa PSD-Cidadania de Amom Mandel, o nome de Virgílio Melo, secretário-geral do PSDB-AM, “corre por fora” como uma possível surpresa. Embora não seja o favorito, Virgílio tem uma sólida experiência em gestão e é confiável para o senador Plínio Valério. Outros candidatos considerados são a juíza aposentada Maria Eunice Torres do Nascimento, o ex-deputado Humberto Michiles e o ex-deputado Ricardo Nicolau, com este último enfrentando resistência familiar para retornar à política. A decisão será anunciada na convenção partidária marcada para o próximo dia 30, no Clube do Trabalhador do SESI em Manaus.

26/07
13:07

HANG CONDENADO

Luciano Hang, proprietário da Havan, foi condenado a 1 ano e 4 meses de regime semiaberto, 4 meses de serviço comunitário e multa de 35 salários-mínimos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A condenação é por “difamação” e “injúria” contra o arquiteto Humbert Hickel, após Hang chamá-lo de “esquerdopata” e sugerir que ele “vá a Cuba”. Hickel havia liderado uma campanha contra uma estátua da Liberdade em frente à loja Havan em Canela (RS). Hang defende sua liberdade de expressão e critica Hickel, alegando que ele está distorcendo os fatos para ganhar fama.

Ver mais >>

Programas