A entrega da premiação acontecerá em cerimônia virtual, no dia 01/12, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus| AM
Os Prêmios Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente divulgaram nesta quinta-feira (25) os vencedores da edição 2021. Foram distribuídos R$ 180 mil nas diferentes categorias que premiam iniciativas em prol do desenvolvimento sustentável e local da região.
A entrega da premiação acontecerá em cerimônia virtual, no dia 01/12, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).
Desde 2014 o Prêmio Professor Samuel Benchimol busca reconhecer e estimular projetos de desenvolvimento sustentável para o bioma amazônico e que se destacaram pela contribuição ambiental, econômica, social ou tecnológica proposta. A honraria é conferida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), as Federações de Indústrias da região e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio do Ibict.
Já o Prêmio do Banco da Amazônia pretende revelar o potencial de transformação da Região Amazônica por meio de conceitos e práticas de Economia Criativa, Economia Verde ou Agroecologia e Produção Orgânica. A premiação também busca o reconhecimento de Empresas (Empresa na Amazônia) e de Microempreendedores de Sucesso na Amazônia (Prêmio Florescer).
Confira os agraciados no Prêmio Benchimol e categorias:
Projetos de Desenvolvimento Sustentável na Região Amazônica
Trabalho agraciado: Soluções sustentáveis para a agricultura familiar da Amazônia
Autoria: Daniela Maciel Pinto
Coautoria: Davi de Oliveira Custódio; Jaudete Daltio
Estado: SP
Trabalho agraciado: Potencial biotecnológico de Ochroma Pyramidale (Cav. Ex Lam.) Urb. como substituto do mercúrio na mineração de ouro
Autoria: Marta Regina Silva Pereira
Coautoria: Dr. Valdir Florêncio da Veiga Junior; Dr João Paulo Machado Torres; Dr. Ronaldo Almeida; Dr.
Wanderley Rodrigues Bastos
Estado: AM
Iniciativas para mitigação dos efeitos do COVID-19 na Amazônia
Trabalho agraciado: Ventilador Pulmonar de Baixo Custo: Desenvolvido no Período Pandêmico da Covid-19 no Amazonas.
Autoria: Walter Andrés Vermehren Valenzuela
Coautoria: Prof.Dr. Renilto Frota Corrêa
Estado: AM
Personalidades dedicadas ao Desenvolvimento Sustentável da Região Amazônica
Personalidade: Lauro Euclides Soares Barata
Iniciativa de Desenvolvimento Local (IDL)
Trabalho agraciado: Valorização da Cadeia do Açaí: Beneficiamento do Caroço para Utilização no Mercado de Cosméticos.
Autoria: Ingrid Monique Oliveira Teles
Coautoria: Prof.Dr. Renilto Frota Corrêa
Estado: PA
Trabalho agraciado: Rede solidária de venda de produtos agroecológicos de pequenos produtores rurais no município do Bujari – Acre
Autoria: Moises Silveira Lobão
Coautoria: Berenice kusumoto de Alcântara da Silva, Leila Priscila Peters; Neila Cristina Fernandes
Estado: AC
Trabalho agraciado: Enriquecimento das florestas de propriedades rurais da Amazônia com bromélias e filodendros de valor econômico
Autoria: Luiz Antonio de Oliveira
Coautoria: José Luiz Zanirato Maia
Estado: AM
Empresas na Amazônia
Empresa: Greenenergy Soluções sustentáveis Ltda.
Estado: TO
Microempreendimento na Amazônia (Prêmio Florescer) urbano
Agraciada: Maria Fashion.
Estado: PA
Microempreendimento na Amazônia (Prêmio Florescer) rural
Agraciada: Elza França Monteiro – Sítio vitória
Estado: PA
O procurador-geral do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, foi condecorado pelo Grupo Ser Educacional em homenagem aos 30 anos da Uninorte. Junto a 19 autoridades, ele foi reconhecido por suas contribuições à educação. Alberto dedicou a homenagem aos membros do MPAM, destacando o compromisso da instituição com a defesa da ordem jurídica e da educação.
Nesta semana, o Comitê de Defesa da Amazônia (Condefesa) foi criado na FIEAM em Manaus, com o objetivo de integrar a indústria de defesa da região às Forças Armadas. Focado em temas como segurança cibernética e tecnologias sustentáveis, o Condefesa visa promover o diálogo entre setores e gerar empregos. Sua estrutura inclui um presidente, um vice, um diretor-executivo e conselheiros civis e militares.
O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) anunciou a criação do Comitê de Enfrentamento às Queimadas no Controle Externo, durante a 33ª Sessão Ordinária. Aprovada por unanimidade, a iniciativa visa intensificar o controle e combate às queimadas no Amazonas, especialmente na seca. O comitê, composto por seis membros, avaliará a eficiência de programas ambientais e promoverá ações integradas entre estado e municípios para aprimorar as políticas de combate às queimadas e monitorar a legislação ambiental.
Uma carreata em Coari, chamada “Carreata da Gratidão”, mobilizou cerca de 30 mil pessoas, incluindo 12 mil motocicletas e diversos carros de passeio. O evento, que durou aproximadamente duas horas, percorreu dez bairros da cidade e teve a presença de Adail Pinheiro, seu filho Emanoel (candidato a vice-prefeito), do deputado federal Adail Filho, do atual prefeito Keitton Pinheiro, além de vereadores e outras autoridades locais. A mobilização ocorreu após o registro de candidatura de Adail Pinheiro ser deferido.
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Deixe um comentário