AO VIVO
Executivo - 27 de setembro de 2021
Foto:

Prefeitura de Manaus participa de programa internacional da União Europeia

Manaus é uma das cidades do Brasil selecionadas para integrar a segunda fase do programa internacional da Comissão Europeia

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa

O evento de abertura do Programa de Cooperação Urbana e Regional Internacional (Iurc) reunirá representantes e líderes de mais de 60 cidades e regiões da América do Norte, América Latina e Europa durante encontro virtual nesta terça-feira (28) às 10h (horário local), e a Prefeitura de Manaus é uma das participantes desta segunda fase do projeto.

A etapa busca liderar e desenvolver a cooperação urbana e regional internacional para o desenvolvimento urbano sustentável, em uma grande rede global de referência para inovação, incluindo 140 cidades e regiões de seis áreas geográficas.

Manaus é uma das cidades do Brasil selecionadas para integrar a segunda fase do programa internacional da Comissão Europeia. A Prefeitura Municipal, via Instituto de Planejamento Urbano (Implurb), vai integrar a plataforma de cidades convidadas. Não há custo para participar das ações internacionais e o financiamento das atividades é feito pela União Europeia.

O Iurc é um projeto global que apoia cidades de diferentes regiões para conectar e compartilhar soluções para desafios comuns no desenvolvimento urbano sustentável, no âmbito da nova agenda urbana e no combate às mudanças climáticas.

Os trabalhos de 2021 iniciam neste mês, quando Manaus vai conhecer a cidade-membro com quem compartilhará experiências, expertise e transformações.

Conforme o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente, o prefeito David Almeida tem uma diretriz para que a autarquia municipal busque esforços e conexões para ser uma “cidade global”, com todos os alcances e escalas urbanísticas, ambientais, tecnológicas e econômicas.

“Essa é uma diretriz que buscamos e a cooperação técnica de urbanismo com a União Europeia é mais um elemento que coloca Manaus numa plataforma mundial. Há muito trabalho para realizar, mas a escala é definida pelo prefeito David Almeida, de cidade global. O Implurb está desenvolvendo projetos e intervenções, em integração com outras secretarias, para atender a este novo patamar”, informa. Valente acrescenta que o foco da regeneração urbana na gestão pública é uma diretriz positiva, incluindo especialmente o projeto ‘Nosso Centro’.

Internacional

“Para Manaus, estar no programa internacional é habilitar a cidade a estar conectada com diferentes regiões do planeta, compartilhando soluções para problemas em comum de desenvolvimento urbano sustentável. As cidades convidadas e as cidades-membro vão trocar conhecimento, projetando um futuro mais próspero, sustentável e humanizado”, explica o diretor de Planejamento Urbano do Implurb, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro.

Dentro do Iurc, a capital amazonense poderá desenvolver parcerias com temáticas urbanas de acordo com as suas prioridades, especificidades e demandas locais, com prazo de 24 meses de cooperação. Meio ambiente, reconversão de áreas no patrimônio histórico, biofilia, mobilidade e sustentabilidade são alguns dos objetivos que interessam a Manaus dentro da iniciativa global.

Projeto

Conforme o projeto, as cidades escolhidas para o Iurc receberão apoio para planejar, implementar e gerir práticas urbanas com desenvolvimento de planos de ações locais e projetos-pilotos para alcançar resultados.

Uma plataforma de troca de conhecimento será estabelecida com recursos e melhores práticas sobre superação de barreiras específicas no urbanismo.

Integração

No âmbito do programa, as cidades se associam para abordar conjuntamente os desafios do desenvolvimento sustentável das suas regiões, incluindo setores privados, financeiros e as instituições públicas e acadêmicas no processo.

Assim, o programa visa promover a troca de conhecimentos, facilitar a construção de pontes e apoiar o desenvolvimento de projetos conjuntos.

A equipe participante de Manaus é composta pelo diretor-presidente do Implurb Carlos Valente; pelo vice-presidente, arquiteto e urbanista Claudemir Andrade; pelo diretor de Planejamento Urbano, Pedro Paulo Cordeiro; o coordenador de Projetos, arquiteto Leonardo Normando, e as arquitetas Luiza Lacerda e Rejane Gaston.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas