AO VIVO
Executivo - 27 de setembro de 2021
Foto:

Prefeitura de Manaus participa de programa internacional da União Europeia

Manaus é uma das cidades do Brasil selecionadas para integrar a segunda fase do programa internacional da Comissão Europeia

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa

O evento de abertura do Programa de Cooperação Urbana e Regional Internacional (Iurc) reunirá representantes e líderes de mais de 60 cidades e regiões da América do Norte, América Latina e Europa durante encontro virtual nesta terça-feira (28) às 10h (horário local), e a Prefeitura de Manaus é uma das participantes desta segunda fase do projeto.

A etapa busca liderar e desenvolver a cooperação urbana e regional internacional para o desenvolvimento urbano sustentável, em uma grande rede global de referência para inovação, incluindo 140 cidades e regiões de seis áreas geográficas.

Manaus é uma das cidades do Brasil selecionadas para integrar a segunda fase do programa internacional da Comissão Europeia. A Prefeitura Municipal, via Instituto de Planejamento Urbano (Implurb), vai integrar a plataforma de cidades convidadas. Não há custo para participar das ações internacionais e o financiamento das atividades é feito pela União Europeia.

O Iurc é um projeto global que apoia cidades de diferentes regiões para conectar e compartilhar soluções para desafios comuns no desenvolvimento urbano sustentável, no âmbito da nova agenda urbana e no combate às mudanças climáticas.

Os trabalhos de 2021 iniciam neste mês, quando Manaus vai conhecer a cidade-membro com quem compartilhará experiências, expertise e transformações.

Conforme o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente, o prefeito David Almeida tem uma diretriz para que a autarquia municipal busque esforços e conexões para ser uma “cidade global”, com todos os alcances e escalas urbanísticas, ambientais, tecnológicas e econômicas.

“Essa é uma diretriz que buscamos e a cooperação técnica de urbanismo com a União Europeia é mais um elemento que coloca Manaus numa plataforma mundial. Há muito trabalho para realizar, mas a escala é definida pelo prefeito David Almeida, de cidade global. O Implurb está desenvolvendo projetos e intervenções, em integração com outras secretarias, para atender a este novo patamar”, informa. Valente acrescenta que o foco da regeneração urbana na gestão pública é uma diretriz positiva, incluindo especialmente o projeto ‘Nosso Centro’.

Internacional

“Para Manaus, estar no programa internacional é habilitar a cidade a estar conectada com diferentes regiões do planeta, compartilhando soluções para problemas em comum de desenvolvimento urbano sustentável. As cidades convidadas e as cidades-membro vão trocar conhecimento, projetando um futuro mais próspero, sustentável e humanizado”, explica o diretor de Planejamento Urbano do Implurb, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro.

Dentro do Iurc, a capital amazonense poderá desenvolver parcerias com temáticas urbanas de acordo com as suas prioridades, especificidades e demandas locais, com prazo de 24 meses de cooperação. Meio ambiente, reconversão de áreas no patrimônio histórico, biofilia, mobilidade e sustentabilidade são alguns dos objetivos que interessam a Manaus dentro da iniciativa global.

Projeto

Conforme o projeto, as cidades escolhidas para o Iurc receberão apoio para planejar, implementar e gerir práticas urbanas com desenvolvimento de planos de ações locais e projetos-pilotos para alcançar resultados.

Uma plataforma de troca de conhecimento será estabelecida com recursos e melhores práticas sobre superação de barreiras específicas no urbanismo.

Integração

No âmbito do programa, as cidades se associam para abordar conjuntamente os desafios do desenvolvimento sustentável das suas regiões, incluindo setores privados, financeiros e as instituições públicas e acadêmicas no processo.

Assim, o programa visa promover a troca de conhecimentos, facilitar a construção de pontes e apoiar o desenvolvimento de projetos conjuntos.

A equipe participante de Manaus é composta pelo diretor-presidente do Implurb Carlos Valente; pelo vice-presidente, arquiteto e urbanista Claudemir Andrade; pelo diretor de Planejamento Urbano, Pedro Paulo Cordeiro; o coordenador de Projetos, arquiteto Leonardo Normando, e as arquitetas Luiza Lacerda e Rejane Gaston.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

26/07
13:13

CONVENÇÃO DO AVANTE

O prefeito de Manaus e pré-candidato à reeleição, David Almeida (Avante), confirmou que a convenção do seu partido será no próximo dia 3 de agosto, às 19 horas, no Espaço Via Torres. Os partidos Avante, PSD, MDB, DC e AGIR estão articulados para apoiar sua reeleição, com outros partidos em tratativas. O anúncio do vice-prefeito ocorrerá próximo à convenção, com possíveis candidatos sendo Renato Júnior, Capitão William Dias e Shádia Fraxe. Almeida busca um vice com um perfil semelhante ao de seu atual vice, Marcos Rotta, elogiando sua lealdade e contribuição.

26/07
13:12

PREFEITO MULTADO

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) multou o prefeito de Barreirinha, Glênio Seixas (MDB), em R$ 13.600 devido à contratação irregular do cantor Raí Saia Rodada para a décima quinta Exposição e Feira Agropecuária de Barreirinha. A denúncia do Ministério Público de Contas (MPC) apontou a falta de licitação na contratação, violando princípios de transparência e competitividade. O TCE-AM também identificou falhas no cumprimento da Lei de Acesso à Informação pelo prefeito. Seixas tem 30 dias para pagar a multa, sob pena de inscrição em dívida ativa e possível cobrança judicial.

26/07
13:12

TSE REAGE A MADURO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu não enviar representantes para acompanhar as eleições presidenciais na Venezuela, programadas para domingo (28). A decisão foi tomada após Nicolás Maduro, candidato à reeleição e ditador da Venezuela, afirmar que as eleições no Brasil não são auditadas. O TSE reforçou a segurança e a auditabilidade das urnas eletrônicas brasileiras e classificou as declarações de Maduro como falsas. Inicialmente, o TSE havia designado dois especialistas para a missão, mas cancelou após as declarações desrespeitosas. Maduro enfrenta acusações de repressão e restrição de liberdade no período eleitoral.

26/07
13:09

VICE DE AMOM

No processo de escolha do vice-prefeito na chapa PSD-Cidadania de Amom Mandel, o nome de Virgílio Melo, secretário-geral do PSDB-AM, “corre por fora” como uma possível surpresa. Embora não seja o favorito, Virgílio tem uma sólida experiência em gestão e é confiável para o senador Plínio Valério. Outros candidatos considerados são a juíza aposentada Maria Eunice Torres do Nascimento, o ex-deputado Humberto Michiles e o ex-deputado Ricardo Nicolau, com este último enfrentando resistência familiar para retornar à política. A decisão será anunciada na convenção partidária marcada para o próximo dia 30, no Clube do Trabalhador do SESI em Manaus.

26/07
13:07

HANG CONDENADO

Luciano Hang, proprietário da Havan, foi condenado a 1 ano e 4 meses de regime semiaberto, 4 meses de serviço comunitário e multa de 35 salários-mínimos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A condenação é por “difamação” e “injúria” contra o arquiteto Humbert Hickel, após Hang chamá-lo de “esquerdopata” e sugerir que ele “vá a Cuba”. Hickel havia liderado uma campanha contra uma estátua da Liberdade em frente à loja Havan em Canela (RS). Hang defende sua liberdade de expressão e critica Hickel, alegando que ele está distorcendo os fatos para ganhar fama.

Ver mais >>

Programas