AO VIVO
Executivo - 14 de janeiro de 2022
Foto:

Políticos lamentam a morte do poeta amazonense Thiago de Mello

Inúmeros políticos se manifestaram nesta sexta-feira (14) após tomarem conhecimento da morte do poeta amazonense Thiago de Mello, aos 95 anos

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM

A morte do poeta amazonense Thiago de Mello, 95, nesta sexta-feira (14), causou comoção em diversos núcleos do País, inclusive na esfera política. O governador do Estado, Wilson Lima (PSC), se manifestou por meio de nota. “É uma perda irreparável para nossa cultura. Que Deus conforte familiares e amigos do nosso grande poeta”, disse ele, declarando luto oficial por três dias.

Com obras traduzidas para mais de 30 idiomas, Thiago de Mello foi homenageado pelo Governo do Amazonas em 2021, quando artistas de diferentes segmentos se uniram para a leitura do poema ‘Faz Escuro, Mas Eu Canto’.

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), também se manifestou sobre a morte do poeta. “Consternado, me solidarizo com familiares e amigos e decreto luto oficial por três dias em Manaus”. O autor é membro da Academia Amazonense de Letras (AAL) e recebeu o destaque de Personalidade Literária do Prêmio Jabuti, em 2018.

O vice-presidente da Câmara Federal, deputado Marcelo Ramos (sem partido), publicou uma foto de uma tatuagem que possui em suas costas com o poema ‘A Janela Encantada’, do escritor amazonense. “Perdi um amigo que era pura inspiração”, falou ele, revelando que o título do escrito também é o nome de seu blog.

O deputado federal carioca Marcelo Freixo se manifestou por meio de sua conta no Twitter. “É uma enorme perda para a cultura brasileira. Que Deus conforte a família e os amigos”.

O senador Plínio Valério (PSDB) classificou o amazonense como “um dos mais influentes (escritores) do país e ícone da nossa literatura”. “Hoje é um dia escuro, mas o nosso poeta continuará cantando, agora, acompanhado e anjos e querubins. Seu legado de versos e poesias eternizado nos corações de todos”.

Com obras traduzidas para mais de 30 idiomas, Thiago de Mello é um expoente da cultura amazônica e deixa um importante legado para a literatura mundial. A causa da morte não foi revelada e ele completaria 96 anos, no próximo mês março.

De acordo com a Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Sec), o velório será realizado no Centro Cultural Palácio Rio Negro, na Avenida Sete de Setembro, 1.546, Centro, com horário a confirmar e seguindo todos os protocolos de segurança sanitária.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas