AO VIVO

PF divulga balanço de operações realizadas nas terras Yanomami

Ações buscam o combate ao garimpo ilegal e outros crimes registrados na região

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

PAÍS |

A Polícia Federal (PF) divulgou nesta segunda-feira (14), um balanço de 30 dias da Operação Libertação na Terra Yanomami.

A PF atua na retirada de garimpos ilegais da localidade. Para isso, conta com apoio do Ibama, das Forças Armadas, da Força Nacional de Segurança Pública. Conta ainda com a Funai, bem como com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Desse modo, em 30 dias de operação, completados na última sexta-feira (10), a ação inutilizou ou apreendeu 27 toneladas de cassiterita e 11,4 mil litros de combustíveis.

Apreendeu ainda 84 balsas e embarcações, duas aeronaves, 172 motores e geradores de energia. Entre os itens também havia equipamentos como maquinários para extração de minérios, motosserra, mercúrio, modens de internet via satélite, bem como celulares e destruiu 200 acampamentos.

De acordo com a PF, os agentes federais também encontraram uma tonelada de alimentos, além de armas e munições.

Nau dos Quintos, Avis Aurea e BAL

Além das ações na Terra Yanomami, a PF em Roraima deflagrou as operações Nau dos Quintos, Avis Aurea e BAL. Além disso, tramitam mais de 40 processos relacionados ao garimpo ilegal na região. As ações já resultaram no bloqueio de cerca de R$ 65 milhões.

O diretor de Meio Ambiente e Amazônia da PF, Humberto Freire, destaca que a operação marca o início da atuação da diretoria.

“Estamos atentos às expectativas que a sociedade brasileira e o mundo têm em relação aos temas relacionados à Amazônia e ao meio ambiente de maneira geral. E atuaremos de forma a garantir os direitos das populações afetadas, enfrentando a criminalidade organizada com o objetivo de alcançarmos todos os elos da cadeia criminosa da mineração ilegal”.

Centro de Comando

As ações de planejamento, bem como de coordenação estão sendo realizadas no Centro de Comando e Controle da Operação Libertação. O centro foi estruturado na sede da Polícia Federal em Roraima. Assim, permite a atuação e a tomada de decisões. Isso de maneira integrada dos órgãos envolvidos na ação.

Com informações de Roraima Em Tempo*
Foto: Divulgação

Yanomami #Operações balanço #PF

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas