Resultados divulgados antes e durante o período eleitoral não coincidem com o resultado das urnas eletrônicas
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM
Ainda neste domingo (15), antes mesmo do resultado final das Eleições 2020, os números apresentados pelas pesquisas, antes e durante a corrida eleitoral, foram bem diferentes quando se tratavam dos candidatos Amazonino Mendes, David Almeida e até mesmo Zé Ricardo.
Enquanto o Negão sempre aparecia na casa dos 30%, que inclusive foi tema de uma matéria do site O PODER, David, por outro lado, estava na casa dos 20% e em determinados momentos, chegou a figurar com 16% das intenções de votos.
No dia 9 de julho, bem antes do início da campanha eleitoral, por exemplo, a empresa Action divulgou uma pesquisa na qual Amazonino Mendes aparecia com 28,5% das intenções de votos, seguido de David Almeida com 16,5%.
Em terceiro lugar, figurava Alberto Neto (8,4%) e Zé Ricardo, em quarto, com 7,3%. Neste mesmo levantamento, foram colocados, ainda, nomes como os de Marcos Rotta, que veio formar chapa com David e o da vice de Alfredo Nascimento, Conceição Sampaio.
No dia 31 de agosto, o site ‘Direto ao Ponto’ lançou sua pesquisa, em parceria com o Instituto de Pesquisa do Norte (IPEN), onde Amazonino permanece com 28%, enquanto David surge com 13% das intenções de votos, números bem diferentes dos apresentados nas urnas, neste domingo. Nesta mesma projeção, Alberto Neto permanece em terceiro lugar com 8,6%, o que também não se repetiu neste domingo. Já Zé Ricardo, que teve 14,28% dos votos, aparece apenas com 5,9%.
No dia 1º de setembro, a Perspectiva, de Durango Duarte, mostrou o Negão com 27,4% e David com 15,3%, sugerindo então um segundo turno. Neste mesmo levantamento, peloa primeira vez, Zé Ricardo (7,9%) aparece na frente de Alberto Neto, mas bem distante de sua votação de 14,28%.
Em 28 de setembro, Amazonino chega aos 33% das intenções de votos. O dado, divulgado pela DMP/Tiradentes, coloca David com 18%. Zé Ricardo cai, novamente, para 6%, mas permanece na frente de Alberto Neto e Ricardo Nicolau surge entre os quatro com 5%.
No dia 10 de outubro, o Negão chega ao seu mais alto percentual em uma pesquisa: 38,6%. De acordo com o Instituto Diário de Pesquisa (IDP), David tinha, na oportunidade, 16,8%. No caso de Amazonino, esta pesquisa errou em 14,69% de diferença, pois na votação de domingo, ele atingiu apenas 23,91%
Já Zé Ricardo tem um salto para 10,3%. O mais curioso, neste caso, foi o candidato Alfredo Nascimento em quarto lugar com 6,8% e Coronel Menezes (Patriota), em quinto, com 5,8%, sendo que no resultado deste domingo, o quinto lugar foi de Menezes com 11,32 e Alfredo, candidato do prefeito Arthur Neto, amargou a sétima colocação com 3,2% dos votos.
Mesmo as vésperas da votação, todos os institutos insistiam em afirmar que Amazonino teria uma votação muito próxima dos 30%, algo que não se concretizou. A partir dessa comparação, fica nítida como as pesquisas eleitorais, que muitas vezes são alvo de inúmeras críticas por parte dos eleitores, têm sido utilizadas de forma imprópria. Por isso, é importante que se repense qual o real objetivo desses estudos.
Pesquisa AtlasIntel divulgada em 8 de julho aponta que 51,8% dos brasileiros reprovam o governo Lula (PT), enquanto 47,3% aprovam e 0,9% não souberam responder. Os dados mostram manutenção da tendência de desaprovação, semelhante ao levantamento anterior, de maio. A pesquisa ouviu 2.621 pessoas entre 27 e 30 de junho, com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
O presidente da CMM, vereador David Reis (Avante), é investigado pelo TCE-AM por suposto nepotismo, após denúncia anônima apontar a nomeação de sua tia, Aldenizia Rodrigues Valente, como diretora de Contabilidade da Casa. A prática violaria a Súmula Vinculante nº 13 do STF. A denúncia também aponta possível improbidade administrativa. O caso já havia sido citado em 2021, quando a servidora afirmou ter qualificação e mais de 20 anos de serviço público.
Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) entram em recesso parlamentar nesta quarta-feira (9/7), antecipando a pausa que começaria oficialmente em 16 de julho. A decisão foi viabilizada por sessões extraordinárias realizadas em junho, que compensaram as sessões ordinárias previstas para julho. Com isso, o plenário ficará sem atividades na última semana antes do recesso, e a previsão é que os trabalhos legislativos sejam retomados em 4 de agosto.
O governo federal já gastou cerca de R\$1,15 trilhão em 2025, segundo o Ga\$to Brasil, projeto da CACB e da Associação Comercial de SP. Somando estados e municípios, o total ultrapassa R\$2,6 trilhões — R\$600 bilhões a mais que a arrecadação do ano. O Impostômetro indica receita de pouco mais de R\$2 trilhões até agora. A iniciativa busca dar transparência aos gastos públicos e incentivar o controle social das contas. As informações são do jornalista Cláudio Humberto.
O Senado aprovou o projeto que amplia de 513 para 531 o número de deputados federais. A proposta, que segue para nova análise da Câmara, busca redistribuir as cadeiras com base no Censo de 2022. O relator, Marcelo Castro, garantiu que não haverá aumento nos gastos públicos, exceto nas emendas parlamentares. Estados como Amazonas, Pará e Santa Catarina devem ganhar novas vagas.
Deixe um comentário