AO VIVO

Parlamentares e presidente do CAU-AM repudiam pintura de pedras portuguesas no Complexo Turístico da Ponta Negra

Vídeo que mostra a ação ganhou repercussão na noite deste sábado (21); população repudiou transformação da área em uma ciclovia

Por: Leon Furtado
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Um vídeo publicado pelo presidente do Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas (CAU-AM), arquiteto Jean Faria, ganhou destaque nas redes sociais ao mostrar pintura aplicada nas rochas de calcário e basalto portugueses, que foram cuidadosamente inseridas, uma a uma, na estrutura que compõe o complexo. As imagens provocaram reações negativas da população e dos vereadores Capitão Carpê Andrade (Republicanos) e Rodrigo Guedes (Podemos), que criticaram a gestão de David Almeida (Avante).

Faria comentou que a decisão de pintar as pedras com tinta vermelha é um desrespeito à arquitetura e ao urbanismo da região e destacou que os itens foram originalmente dispostos com cuidado e atenção à paginação, e a transformação em uma ciclovia compromete a integridade do local.

“É inconcebível você pensar que a Pedra Portuguesa da Ponta Negra, um trabalho que foi pensado por um arquiteto dentro da própria Prefeitura de Manaus no passado, um trabalho que foi feito aqui com cuidado de paginação, com uma pedra extremamente delicada. Acontece isso. As pessoas simplesmente esquecem o que é arquitetura e urbanismo nesse município, às vezes, fazendo um absurdo disso. Pintando a Pedra Portuguesa da Ponta Negra de vermelho para criar uma ciclovia. É inacreditável o presente que a Prefeitura dá para a cidade de Manaus, o aniversário dela. Eu tenho certeza que o senhor prefeito não deve pensar da forma que as pessoas que vêm querendo pintar este piso fazem”, criticou.

O vereador Capitão Carpê Andrade (Republicanos) classificou o projeto, em uma publicação, como “um ato completamente irresponsável” e a descreve como “um absurdo” a decisão de pintar as pedras. Ele criticou a administração municipal por tomar essa medida, especialmente em um momento que parece ser um presente para a cidade em seu aniversário.
“Em um ato completamente irresponsável, a Prefeitura pintou uma faixa no Calçadão da Ponta Negra, símbolo histórico de Manaus. Entrarei com requerimento para desfazer esse absurdo e solicitar informações sobre quem autorizou a obra. Esse é o presente da Prefeitura para a cidade em seu aniversário?”, desaprovou.

Já o vereador Rodrigo Guedes (Podemos) republicou vídeo e classificou como “inacreditável” e “loucura”, a ação da pintura. “Da um jeito de tirar essa LOUCURA, Prefeito David Almeida! Te vira!!!!! Para com essa OBSESSÃO por TINTA! David Almeida resolva isso urgente!”, disse nas redes sociais.

Os internautas também expressaram indignação em relação à pintura das pedras portuguesas na Ponta Negra, um local histórico de Manaus. Muitas pessoas expressam falta de respeito pela história e arquitetura da cidade, destacando a descaracterização dos monumentos e a falta de conhecimento técnico por parte da administração municipal. Alguns comentários também enfatizam o desperdício de recursos públicos e a necessidade de ações legais para resolver a situação.

Confira os comentários:

1000093691

Confira o vídeo:

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas