AO VIVO

Parlamentares e presidente do CAU-AM repudiam pintura de pedras portuguesas no Complexo Turístico da Ponta Negra

Vídeo que mostra a ação ganhou repercussão na noite deste sábado (21); população repudiou transformação da área em uma ciclovia

Por: Leon Furtado
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Um vídeo publicado pelo presidente do Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas (CAU-AM), arquiteto Jean Faria, ganhou destaque nas redes sociais ao mostrar pintura aplicada nas rochas de calcário e basalto portugueses, que foram cuidadosamente inseridas, uma a uma, na estrutura que compõe o complexo. As imagens provocaram reações negativas da população e dos vereadores Capitão Carpê Andrade (Republicanos) e Rodrigo Guedes (Podemos), que criticaram a gestão de David Almeida (Avante).

Faria comentou que a decisão de pintar as pedras com tinta vermelha é um desrespeito à arquitetura e ao urbanismo da região e destacou que os itens foram originalmente dispostos com cuidado e atenção à paginação, e a transformação em uma ciclovia compromete a integridade do local.

“É inconcebível você pensar que a Pedra Portuguesa da Ponta Negra, um trabalho que foi pensado por um arquiteto dentro da própria Prefeitura de Manaus no passado, um trabalho que foi feito aqui com cuidado de paginação, com uma pedra extremamente delicada. Acontece isso. As pessoas simplesmente esquecem o que é arquitetura e urbanismo nesse município, às vezes, fazendo um absurdo disso. Pintando a Pedra Portuguesa da Ponta Negra de vermelho para criar uma ciclovia. É inacreditável o presente que a Prefeitura dá para a cidade de Manaus, o aniversário dela. Eu tenho certeza que o senhor prefeito não deve pensar da forma que as pessoas que vêm querendo pintar este piso fazem”, criticou.

O vereador Capitão Carpê Andrade (Republicanos) classificou o projeto, em uma publicação, como “um ato completamente irresponsável” e a descreve como “um absurdo” a decisão de pintar as pedras. Ele criticou a administração municipal por tomar essa medida, especialmente em um momento que parece ser um presente para a cidade em seu aniversário.
“Em um ato completamente irresponsável, a Prefeitura pintou uma faixa no Calçadão da Ponta Negra, símbolo histórico de Manaus. Entrarei com requerimento para desfazer esse absurdo e solicitar informações sobre quem autorizou a obra. Esse é o presente da Prefeitura para a cidade em seu aniversário?”, desaprovou.

Já o vereador Rodrigo Guedes (Podemos) republicou vídeo e classificou como “inacreditável” e “loucura”, a ação da pintura. “Da um jeito de tirar essa LOUCURA, Prefeito David Almeida! Te vira!!!!! Para com essa OBSESSÃO por TINTA! David Almeida resolva isso urgente!”, disse nas redes sociais.

Os internautas também expressaram indignação em relação à pintura das pedras portuguesas na Ponta Negra, um local histórico de Manaus. Muitas pessoas expressam falta de respeito pela história e arquitetura da cidade, destacando a descaracterização dos monumentos e a falta de conhecimento técnico por parte da administração municipal. Alguns comentários também enfatizam o desperdício de recursos públicos e a necessidade de ações legais para resolver a situação.

Confira os comentários:

1000093691

Confira o vídeo:

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

26/07
13:13

CONVENÇÃO DO AVANTE

O prefeito de Manaus e pré-candidato à reeleição, David Almeida (Avante), confirmou que a convenção do seu partido será no próximo dia 3 de agosto, às 19 horas, no Espaço Via Torres. Os partidos Avante, PSD, MDB, DC e AGIR estão articulados para apoiar sua reeleição, com outros partidos em tratativas. O anúncio do vice-prefeito ocorrerá próximo à convenção, com possíveis candidatos sendo Renato Júnior, Capitão William Dias e Shádia Fraxe. Almeida busca um vice com um perfil semelhante ao de seu atual vice, Marcos Rotta, elogiando sua lealdade e contribuição.

26/07
13:12

PREFEITO MULTADO

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) multou o prefeito de Barreirinha, Glênio Seixas (MDB), em R$ 13.600 devido à contratação irregular do cantor Raí Saia Rodada para a décima quinta Exposição e Feira Agropecuária de Barreirinha. A denúncia do Ministério Público de Contas (MPC) apontou a falta de licitação na contratação, violando princípios de transparência e competitividade. O TCE-AM também identificou falhas no cumprimento da Lei de Acesso à Informação pelo prefeito. Seixas tem 30 dias para pagar a multa, sob pena de inscrição em dívida ativa e possível cobrança judicial.

26/07
13:12

TSE REAGE A MADURO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu não enviar representantes para acompanhar as eleições presidenciais na Venezuela, programadas para domingo (28). A decisão foi tomada após Nicolás Maduro, candidato à reeleição e ditador da Venezuela, afirmar que as eleições no Brasil não são auditadas. O TSE reforçou a segurança e a auditabilidade das urnas eletrônicas brasileiras e classificou as declarações de Maduro como falsas. Inicialmente, o TSE havia designado dois especialistas para a missão, mas cancelou após as declarações desrespeitosas. Maduro enfrenta acusações de repressão e restrição de liberdade no período eleitoral.

26/07
13:09

VICE DE AMOM

No processo de escolha do vice-prefeito na chapa PSD-Cidadania de Amom Mandel, o nome de Virgílio Melo, secretário-geral do PSDB-AM, “corre por fora” como uma possível surpresa. Embora não seja o favorito, Virgílio tem uma sólida experiência em gestão e é confiável para o senador Plínio Valério. Outros candidatos considerados são a juíza aposentada Maria Eunice Torres do Nascimento, o ex-deputado Humberto Michiles e o ex-deputado Ricardo Nicolau, com este último enfrentando resistência familiar para retornar à política. A decisão será anunciada na convenção partidária marcada para o próximo dia 30, no Clube do Trabalhador do SESI em Manaus.

26/07
13:07

HANG CONDENADO

Luciano Hang, proprietário da Havan, foi condenado a 1 ano e 4 meses de regime semiaberto, 4 meses de serviço comunitário e multa de 35 salários-mínimos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A condenação é por “difamação” e “injúria” contra o arquiteto Humbert Hickel, após Hang chamá-lo de “esquerdopata” e sugerir que ele “vá a Cuba”. Hickel havia liderado uma campanha contra uma estátua da Liberdade em frente à loja Havan em Canela (RS). Hang defende sua liberdade de expressão e critica Hickel, alegando que ele está distorcendo os fatos para ganhar fama.

Ver mais >>

Programas