As imagens compartilhadas pelo fotógrafo Chico Batata mostram inúmeras carteiras escolares abandonadas em um depósito
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Os vereadores Capitão Carpê Andrade e Rodrigo Guedes (Republicanos) e o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) criticaram nas redes sociais as imagens compartilhadas pelo fotógrafo Chico Batata, nesta quarta-feira (17), que mostram inúmeras carteiras escolares abandonadas à céu aberto em um local que parece ser um depósito da Secretaria Municipal de Educação, em Manaus.
Guedes questionou a eficiência da administração dos recursos públicos e levantou preocupações sobre o estado de abandono a que essas carteiras estão sujeitas, expostas às intempéries do sol e da chuva.
“Vídeo assustador de milhares de carteiras escolares jogadas no depósito da Prefeitura de Manaus. Isso é gestão?! Isso é bom uso dos recursos e bens públicos?!”, criticou.
O parlamentar ainda pontuou que a falta de cuidado com o patrimônio público merece alternativas e considerou a doação dos móveis para cooperativas de catadores, visando o aproveitamento do ferro e plástico e, assim, gerando renda para aqueles que necessitam.
Capitão Carpe Andrade mostrou indignação nas redes sociais diante do que considerou uma denúncia. Andrade destacou a gravidade da situação e que o local fica no bairro Flores. Além de condenar a prática como um atentado ao meio ambiente, ressaltou que se trata de um desperdício direto de dinheiro público.
“Acabei de receber a denúncia de que a Prefeitura de Manaus descartou milhares de carteiras escolares à céu aberto, em um depósito no bairro Flores. Além de ser um absurdo contra o meio ambiente, é desperdício puro de dinheiro público. Será que não tinha como reaproveitar ou reciclar esse material? Visivelmente tem carteiras em bom estado. Irei fiscalizar a situação e, confirmando essa denúncia, vou denunciar nos respectivos órgãos”, anunciou.
Já Amom Mandel enconomizou palavras, republicou o vídeo e apenas disse:
“Tá sobrando dinheiro na educação? É isso mesmo?”, declarou.
‘Material inservível’
Em resposta ao site O Poder, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), informou que a gestão do prefeito, David Almeida (Avante), sempre buscou a conservação das informações e, por isso, o material inservível está a ser substituído.
Confira a nota na íntegra:
“A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), informa que a gestão do prefeito, David Almeida, visa sempre manter o padrão dos móveis em bom estado de conservação nas unidades de ensino. O material encontrado no depósito da Subsecretaria de Infraestrutura e Logística, no bairro de Flores, é tratado como inservível e está sendo substituído por modelos atuais de cadeiras e mesas, que no total foram 46 mil novos conjuntos comprados, sendo 30 mil conjuntos (mesa e cadeira), 10 mil cadeiras e 6 mil conjuntos escolares infantil, mesa e quatro cadeiras. Esse material é tratado como inservível, foi classificado e separado e será encaminhado ao depósito da Secretaria Municipal de Administração (Semad) para a central de bens inservíveis. Depois de classificados, alguns bens podem ser reaproveitados na Prefeitura de Manaus ou serão leiloados e a arrecadação vai para os cofres do tesouro para comprar móveis novos.”
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Nesta sexta-feira (13), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sediou o II Encontro Estadual de Controle Interno, promovido com o Conselho Estadual de Controle Interno do Amazonas (Ceciam). O evento focou na melhoria da administração pública e entregou Selos de Integridade a gestores que se destacaram pela adoção de boas práticas no Controle Interno.
O estudo “As Chances de Ser Eleito: Branquitude e Representação Política” revela que homens têm 2,5 vezes mais chances de serem eleitos que mulheres. A pesquisa analisou dados do TSE e destacou que o financiamento e o gênero são os principais fatores que influenciam a eleição, com uma predominância de homens e brancos na Câmara.
O ex-presidente Jair Bolsonaro estará em Manaus no dia 28 de setembro para apoiar a chapa “Ordem e Progresso”, liderada pelo candidato à prefeitura Capitão Alberto Neto (PL) e a vice Professora Maria do Carmo (NOVO). O evento inclui uma carreata e um comício, com mais detalhes a serem divulgados posteriormente. Capitão Alberto Neto pediu que os apoiadores compartilhem a informação e compareçam ao evento.
Na manhã desta terça-feira (10), ocorreram as eleições para os novos gestores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A desembargadora Carla Reis foi aclamada presidente do TRE-AM, e a atual presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha, foi eleita vice-presidente e corregedora do TRE-AM. No TJAM, o desembargador Jomar Fernandes foi aclamado presidente, Airton Gentil foi eleito vice-presidente e Hamilton Saraiva corregedor geral. A posse será no início de 2025, com mandato previsto para o biênio 2025-2027.
Deixe um comentário