AO VIVO

OAB-AM realiza reunião extraordinária para discutir mudança de sistema judiciário do Amazonas

O encontro, realizado no miniauditório da OAB-AM, teve o objetivo de debater uma significativa transição no sistema do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM)

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM), por meio do Conselho Seccional, realizou uma reunião extraordinária em prol da classe, na tarde desta quinta-feira (17). O encontro, realizado no miniauditório da OAB-AM, teve o objetivo de debater uma significativa transição no sistema do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM).

Com a participação de 33 conselheiros seccionais, de forma presencial e virtual, a reunião teve uma duração de três horas, durante as quais questões cruciais foram levantadas e debatidas em prol do melhor interesse da advocacia e da justiça no estado.

De acordo com o presidente da Seccional, a reunião serve para levar a opinião da advocacia ao tribunal sobre as consequências dessa mudança, sem consultar a classe.

“Nós temos que ter sempre em mente que nada resiste ao trabalho em equipe e nós vamos colaborar sim para a melhoria, vamos buscar soluções, pois sempre foi esse o ponto alto da nossa gestão, buscar soluções de forma firme. A nossa intenção é colaborar com a advocacia, Ministério Público e com o Tribunal de Justiça, pois queremos avançar. Apesar da nossa decisão, não estamos criando guerra com o Tribunal, repito, nós estamos levando a opinião do nosso conselho, que representa a advocacia amazonense para colaborar com o tribunal e com o ministério público para discutir soluções. Estamos de mãos dadas com a advocacia e sociedade amazonense”, enfatizou Jean.

O foco principal da reunião foi a migração do sistema do Tribunal de Justiça do Amazonas, atualmente utilizado pelo SAJ (Sistema de Automação da Justiça), para o PROJUDI (Processo Judicial Digital). Duas propostas estiveram em discussão: a criação de uma comissão para acompanhar a transição para o PROJUDI e a possibilidade de paralisar a migração para o PROJUD migrando para o sistema PJ-E (Processo Judicial Eletrônico).

Após intensos debates e análises aprofundadas, os membros do Conselho Pleno votaram em relação às propostas apresentadas. O resultado da votação revelou que a maioria optou pela paralisação da migração do SAJ para o PROJUDI. Além disso, o conselho entendeu que a melhor opção disponível é o PJ-E e também determinou a criação de uma comissão que será responsável por acompanhar e monitorar o desenvolvimento do sistema, garantindo que os interesses e as necessidades dos profissionais da advocacia sejam adequadamente considerados durante essa transição significativa.

A decisão tomada durante a reunião reflete o compromisso da OAB-AM em assegurar que quaisquer mudanças nos sistemas judiciais sejam realizadas de maneira responsável e com plena consideração pelos impactos na prática advocatícia e na justiça como um todo.

“A OAB-AM reitera seu comprometimento em garantir a defesa dos direitos da advocacia e o acesso à justiça eficiente para todos os cidadãos do Amazonas e estará encaminhando ofício ao Tribunal de Justiça do Amazonas ainda nesta sexta-feira (18/08). O nosso compromisso é o trabalho pela eficiência do sistema constitucional de justiça”, finalizou o presidente da OAB-AM.

 

*Assessoria de comunicação 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas