AO VIVO
Executivo - 28 de fevereiro de 2024
Foto: Reprodução/Internet

O jogo político em Manaus: ‘O prefeito será a maior vidraça’, diz especialista

No entanto, Helso do Carmo Ribeiro Filho alerta para o risco de alienar eleitores ao adotar uma retórica excessivamente agressiva. Ele também menciona que candidatos mais comedidos podem encontrar espaço em meio à polarização

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Em um momento de pré-campanha intensa na cidade de Manaus, os ataques de determinados candidatos ao cargo de prefeito já têm chamado a atenção. E, claro, são uma estratégia recorrente.

O cientista político Helso do Carmo Ribeiro Filho destaca que o prefeito David Almeida é o centro das atenções nesta eleição, sendo alvo principal de críticas e questionamentos. À frente da administração da cidade, cabe a ele mostrar o que realizou e rebater as críticas recebidas. Como tudo isso vai se desenrolar ainda é uma incógnita.

“O prefeito vai ser a maior vidraça. É ele que administra, é ele que gere a cidade nos últimos três anos e meio, quase quatro anos. E aí é tal negócio. Manaus é uma cidade-estado, tem problemas imensos. E aí os candidatos vão… Cabe a ele tentar mostrar que fez alguma coisa, que trabalhou. E responder as críticas, né? Mas ele é a de vidraça principal. Então, vamos ver até que ponto ele vai resistir a isso, como é que ele vai sair. Isso aí é uma grande incógnita.”, comentou Helso.

Segundo o renomado cientista político, esses embates podem tanto beneficiar quanto prejudicar os candidatos envolvidos, dependendo do contexto e da percepção do eleitorado.

De acordo com ele, em uma cidade como Manaus, marcada por uma série de desafios e problemas crônicos, as críticas e ataques de candidatos podem servir como uma forma de tornar o nome do postulante mais conhecido e destacado na mídia. Especialmente para candidatos menos conhecidos, os ataques podem proporcionar visibilidade e uma oportunidade de se posicionarem como alternativas perante a gestão atual.

“É a forma que candidatos têm de ver seu nome badalado, né? Vai sair na imprensa, o ataque vai produzir um efeito. Então, principalmente quando alguém não é conhecido, é uma forma de entrar em evidência.”, avaliou o cientista político.

O atual prefeito da capital tem sofrido diversas críticas por parte de outros pré-candidatos. Um exemplo disso é o deputado federal Amom Mandel, que se destacou nas últimas eleições pela sua postura incisiva nas redes sociais e críticas à gestão municipal.

Helso Ribeiro observa que os ataques contra a gestão do prefeito podem ser interpretados de maneiras distintas pelos eleitores. Ele ressalta que tais estratégias podem alienar parte do eleitorado, especialmente os eleitores mais fiéis ao candidato atacado: “É claro que para os eleitores radicais do David Almeida, aquilo vai soar como uma declaração de guerra. Então, para esses eleitores, não. Vai ser maléfico esse tipo de ataque, para quem faz”.

Em relação ao pré-candidato Amom Mandel, o analista enfatiza que suas críticas podem ser bem recebidas por seu eleitorado: “Acredito que ele deve continuar nessa onda. Ele foi o deputado federal mais votado do Amazonas no Brasil com o enaltecimento dessas críticas. Então acho que o eleitor dele até gosta que ele critique”.

Contudo, Ribeiro observa que candidatos como ele também precisam equilibrar sua retórica para não afastar eleitores que rejeitam confrontos excessivos.

Por outro lado, o cientista político aponta que candidatos mais comedidos podem encontrar espaço em meio à polarização: “Eu entendo que tocar fogo no circo serve para algumas pessoas. Eu penso que a grande maioria da população não gosta de ver ataques graciosos, ataques fortuitos”.

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas