AO VIVO
Executivo - 28 de fevereiro de 2024
Foto: Reprodução/Internet

O jogo político em Manaus: ‘O prefeito será a maior vidraça’, diz especialista

No entanto, Helso do Carmo Ribeiro Filho alerta para o risco de alienar eleitores ao adotar uma retórica excessivamente agressiva. Ele também menciona que candidatos mais comedidos podem encontrar espaço em meio à polarização

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Em um momento de pré-campanha intensa na cidade de Manaus, os ataques de determinados candidatos ao cargo de prefeito já têm chamado a atenção. E, claro, são uma estratégia recorrente.

O cientista político Helso do Carmo Ribeiro Filho destaca que o prefeito David Almeida é o centro das atenções nesta eleição, sendo alvo principal de críticas e questionamentos. À frente da administração da cidade, cabe a ele mostrar o que realizou e rebater as críticas recebidas. Como tudo isso vai se desenrolar ainda é uma incógnita.

“O prefeito vai ser a maior vidraça. É ele que administra, é ele que gere a cidade nos últimos três anos e meio, quase quatro anos. E aí é tal negócio. Manaus é uma cidade-estado, tem problemas imensos. E aí os candidatos vão… Cabe a ele tentar mostrar que fez alguma coisa, que trabalhou. E responder as críticas, né? Mas ele é a de vidraça principal. Então, vamos ver até que ponto ele vai resistir a isso, como é que ele vai sair. Isso aí é uma grande incógnita.”, comentou Helso.

Segundo o renomado cientista político, esses embates podem tanto beneficiar quanto prejudicar os candidatos envolvidos, dependendo do contexto e da percepção do eleitorado.

De acordo com ele, em uma cidade como Manaus, marcada por uma série de desafios e problemas crônicos, as críticas e ataques de candidatos podem servir como uma forma de tornar o nome do postulante mais conhecido e destacado na mídia. Especialmente para candidatos menos conhecidos, os ataques podem proporcionar visibilidade e uma oportunidade de se posicionarem como alternativas perante a gestão atual.

“É a forma que candidatos têm de ver seu nome badalado, né? Vai sair na imprensa, o ataque vai produzir um efeito. Então, principalmente quando alguém não é conhecido, é uma forma de entrar em evidência.”, avaliou o cientista político.

O atual prefeito da capital tem sofrido diversas críticas por parte de outros pré-candidatos. Um exemplo disso é o deputado federal Amom Mandel, que se destacou nas últimas eleições pela sua postura incisiva nas redes sociais e críticas à gestão municipal.

Helso Ribeiro observa que os ataques contra a gestão do prefeito podem ser interpretados de maneiras distintas pelos eleitores. Ele ressalta que tais estratégias podem alienar parte do eleitorado, especialmente os eleitores mais fiéis ao candidato atacado: “É claro que para os eleitores radicais do David Almeida, aquilo vai soar como uma declaração de guerra. Então, para esses eleitores, não. Vai ser maléfico esse tipo de ataque, para quem faz”.

Em relação ao pré-candidato Amom Mandel, o analista enfatiza que suas críticas podem ser bem recebidas por seu eleitorado: “Acredito que ele deve continuar nessa onda. Ele foi o deputado federal mais votado do Amazonas no Brasil com o enaltecimento dessas críticas. Então acho que o eleitor dele até gosta que ele critique”.

Contudo, Ribeiro observa que candidatos como ele também precisam equilibrar sua retórica para não afastar eleitores que rejeitam confrontos excessivos.

Por outro lado, o cientista político aponta que candidatos mais comedidos podem encontrar espaço em meio à polarização: “Eu entendo que tocar fogo no circo serve para algumas pessoas. Eu penso que a grande maioria da população não gosta de ver ataques graciosos, ataques fortuitos”.

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

26/07
13:13

CONVENÇÃO DO AVANTE

O prefeito de Manaus e pré-candidato à reeleição, David Almeida (Avante), confirmou que a convenção do seu partido será no próximo dia 3 de agosto, às 19 horas, no Espaço Via Torres. Os partidos Avante, PSD, MDB, DC e AGIR estão articulados para apoiar sua reeleição, com outros partidos em tratativas. O anúncio do vice-prefeito ocorrerá próximo à convenção, com possíveis candidatos sendo Renato Júnior, Capitão William Dias e Shádia Fraxe. Almeida busca um vice com um perfil semelhante ao de seu atual vice, Marcos Rotta, elogiando sua lealdade e contribuição.

26/07
13:12

PREFEITO MULTADO

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) multou o prefeito de Barreirinha, Glênio Seixas (MDB), em R$ 13.600 devido à contratação irregular do cantor Raí Saia Rodada para a décima quinta Exposição e Feira Agropecuária de Barreirinha. A denúncia do Ministério Público de Contas (MPC) apontou a falta de licitação na contratação, violando princípios de transparência e competitividade. O TCE-AM também identificou falhas no cumprimento da Lei de Acesso à Informação pelo prefeito. Seixas tem 30 dias para pagar a multa, sob pena de inscrição em dívida ativa e possível cobrança judicial.

26/07
13:12

TSE REAGE A MADURO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu não enviar representantes para acompanhar as eleições presidenciais na Venezuela, programadas para domingo (28). A decisão foi tomada após Nicolás Maduro, candidato à reeleição e ditador da Venezuela, afirmar que as eleições no Brasil não são auditadas. O TSE reforçou a segurança e a auditabilidade das urnas eletrônicas brasileiras e classificou as declarações de Maduro como falsas. Inicialmente, o TSE havia designado dois especialistas para a missão, mas cancelou após as declarações desrespeitosas. Maduro enfrenta acusações de repressão e restrição de liberdade no período eleitoral.

26/07
13:09

VICE DE AMOM

No processo de escolha do vice-prefeito na chapa PSD-Cidadania de Amom Mandel, o nome de Virgílio Melo, secretário-geral do PSDB-AM, “corre por fora” como uma possível surpresa. Embora não seja o favorito, Virgílio tem uma sólida experiência em gestão e é confiável para o senador Plínio Valério. Outros candidatos considerados são a juíza aposentada Maria Eunice Torres do Nascimento, o ex-deputado Humberto Michiles e o ex-deputado Ricardo Nicolau, com este último enfrentando resistência familiar para retornar à política. A decisão será anunciada na convenção partidária marcada para o próximo dia 30, no Clube do Trabalhador do SESI em Manaus.

26/07
13:07

HANG CONDENADO

Luciano Hang, proprietário da Havan, foi condenado a 1 ano e 4 meses de regime semiaberto, 4 meses de serviço comunitário e multa de 35 salários-mínimos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A condenação é por “difamação” e “injúria” contra o arquiteto Humbert Hickel, após Hang chamá-lo de “esquerdopata” e sugerir que ele “vá a Cuba”. Hickel havia liderado uma campanha contra uma estátua da Liberdade em frente à loja Havan em Canela (RS). Hang defende sua liberdade de expressão e critica Hickel, alegando que ele está distorcendo os fatos para ganhar fama.

Ver mais >>

Programas