AO VIVO
Executivo - 29 de janeiro de 2024
Foto: Reprodução

Novos aspirantes desafiam reeleição de prefeitos no interior do Amazonas

No cenário político dinâmico dos municípios do interior do Amazonas, as eleições municipais despertam a expectativa de uma disputa acirrada entre novos aspirantes e prefeitos em busca da reeleição

Por: Leon Furtado
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

No cenário político dinâmico dos municípios do interior do Amazonas, as eleições municipais despertam a expectativa de uma disputa acirrada entre novos aspirantes e prefeitos em busca da reeleição. O diferencial do pleito é a busca por propostas inovadoras e estratégias para angariar coeficiente eleitoral, com o uso de inteligência artificial (IA), desafiando as estruturas já estabelecidas. Ao todo, 22 prefeitos estão aptos à reeleição e alguns aspirantes já sinalizaram interesse no cargo.

Em Itacoatiara, o vereador Arnoud Lucas (PV) lançou sua pré-candidatura à prefeitura, utilizando as redes sociais e destacou sua trajetória profissional como fiscalizador do poder público e defensor dos direitos da população. Arnoud, principal opositor ao prefeito Mário Abrahim (PSC), recentemente o denunciou por má gestão dos recursos do Fundeb.

Neste mês de janeiro, o partido Novo no Amazonas oficializou a pré-candidatura de Michele Valadares, ex-primeira-dama de Parintins, para a corrida eleitoral pela prefeitura do município. Michele lidera as pesquisas de intenção de voto na “Ilha Tupinambarana” com propostas progressistas, incluindo oportunidades para jovens recém-formados e mais médicos especializados na saúde pública municipal.

Em Coari, o atual prefeito Keitton Pinheiro (PP) optou por não buscar a reeleição em 2024, abrindo espaço para o retorno do ex-prefeito Adail Pinheiro, que já iniciou sua aproximação com a população desde dezembro do ano passado.

Já em Fonte Boa, o atual prefeito Gilberto Lisboa (PL) não pode concorrer à reeleição por questões legais. Com uma expressiva base de mais de 15.700 eleitores, majoritariamente alinhados à ideologia de direita, o ex-deputado estadual Belarmino Lins (PSD), conhecido como Belão, surge como candidato ao cargo executivo municipal. Em meio a alianças estratégicas, Belão busca consolidar apoios para enfrentar o desafio, apesar de sua extensa experiência com oito mandatos no parlamento estadual.

Confira a lista completa dos prefeitos que estão aptos à reeeleição, segundo o TSE:

• Alvarães – Lucenildo de Souza (PSC)
• Amaturá – Zezinho Eufrásio (Pros)
• Anori – Régis Nazaré (Republicanos)
• Apuí – Marcos Lise (PSC)
• Atalaia do Norte – Denis Paiva (PSC)
• Canutama – Zé Roberto (PSC)
• Careiro da Várzea – Pedro Guedes (PSD)
• Codajás – Antônio Ferreira (PP)
• Envira – Ruan Mattos (PL)
• Itamarati – João Campelo (MDB)
• Japurá – professor Vanilso (PSD)
• Maraã – Pastor Edir Castelo Branco (Republicanos)
• Nhamundá – Marina Pandolfo (PSD)
• Pauini – Renato Afonso (PSD)
• Presidente Figueiredo – Patrícia Lopes (União Brasil)
• Santa Isabel do Rio Negro – José Ribamar “Beleza” (PP)
• Santo Antônio do Içá – Walder Ribeiro “Ceceu” (Republicanos)
• São Paulo de Olivença – Nazareno Martins “Gibe” (Republicanos)
• São Sebastião do Uatumã – Jander Barreto (Republicanos)
• Silves – Paulino Grana (PSDB)
• Tapauá – Gamaliel (PSC)
• Tonantins – Francisco Sales (Republicanos)

eleições 2024 #Itacoatiara prefeituras Fonte Boa Coari

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas