AO VIVO
Executivo - 06 de novembro de 2021
Foto:

Novembro Azul: Homem, sua saúde é prioridade e cuidar dela é essencial

Criado em 2003, na Austrália, o Novembro Azul é uma campanha mundial que alerta os homens sobre a necessidade de cuidados com a saúde de um modo geral, chamando a atenção principalmente sobre os cuidados com a próstata

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa

A cada 38 minutos um homem morre no Brasil vítima de câncer de próstata. A informação é do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Segundo a instituição, o País deve contabilizar aproximadamente 65.840 casos da doença até o final deste ano.

Criado em 2003, na Austrália, o Novembro Azul é uma campanha mundial que alerta os homens sobre a necessidade de cuidados com a saúde de um modo geral, chamando a atenção principalmente sobre os cuidados com a próstata.

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor do homem, localizada abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. São fatores de risco para a doença:

  • histórico familiar de câncer de próstata;
  • obesidade;
  • e raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer.

Principais sintomas

Quando os sintomas começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, com menor índice de cura. Nesta fase são sintomas mais comuns:

  • dor ao urinar e vontade de urinar com frequência;
  • dor nos ossos;
  • presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Prevenção e tratamento

O diagnóstico precoce traz também maiores possibilidades de cura do câncer de próstata. Por isso, a recomendação do Ministério da Saúde é que mesmo sem sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco ou 50 sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, por meio do qual o médico consegue melhor avaliar alterações da glândula. Importante lembrar que outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita deste tipo de câncer, como as biópsias.

Além do cuidado com a próstata é preciso pensar também em outros tipos de tumores tão perigosos para a saúde do homem, como nos rins, pênis e testículos, além da própria bexiga.

De um modo geral, a mobilização do Novembro Azul visa levar cada vez mais homens para cuidados preventivos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde são ofertados testes rápidos para identificação de HIV, hepatite e sífilis, realizadas consultas médicas, aferição da pressão arterial e de glicemia, além de atividades ligadas ao bem-estar. A Prefeitura de Manaus lembra também aos homens sobre a importância do cumprimento do esquema vacinal contra a Covid-19.

Homens: é preciso lembrar que a saúde deve estar sempre em 1º lugar. E cuidar dela é essencial. A Prefeitura de Manaus dispõe de UBSs diversas em todas as zonas da cidade para cuidar de você. Saiba onde está a mais próxima, consultando o site semsa.manaus.am.gov.br.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas