AO VIVO

Notícia sobre Alfredo Nascimento como candidato do PT em Manaus é FakeNews, diz PL

As fake news dão conta que nos bastidores circula a informação de que Alfredo Nascimento pode ser o nome do diretório do PT Amazonas para concorrer as eleições junto com o PL em 2024

Por: Alvaro Corado
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

A informação de que o presidente do Partido Liberal (PL) no Amazonas, Alfredo Nascimento, pode ser uma opção do Partido dos Trabalhadores (PT) no estado do Amazonas nas eleições para a prefeitura de Manaus em 2024, como apontaram sites de notícias nessa segunda-feira (11), é falsa, segundo o próprio PL.

As fake news dão conta que nos bastidores circula a informação de que Alfredo Nascimento pode ser o nome do diretório do PT Amazonas para concorrer as eleições junto com o PL, após o próprio PT nacional ter aberto uma brecha a alianças com o PL em caso de políticos que não haviam adotado ‘projetos bolsonaristas’.

Procurado pela reportagem do site O Poder, o diretório estadual informou que o presidente nacional da sigla, Valdemar da Costa Neto, declarou que não existe nenhuma hipótese de coligação com o PT em 2024 e que o diretório estadual segue o direcionamento do seu presidente nacional.  A nota diz ainda que o PL é oposição e assim seguirá.

“Que fique bem claro: Não existe nenhuma hipótese de coligação com o PT. Somos oposição e assim seguiremos. O Partido Liberal valoriza a família, a liberdade de expressão e sentimos orgulho do nosso país quando ouvimos o hino nacional. É por isso que o povo brasileiro fez do PL o maior partido do país”, diz a nota atribuída a Valdemar.

Neste âmbito o cientista político Carlos Santiago destaca que PL e PT seguiram caminhos opostos, tornando-se oposição um ao outro. Santiago destaca que embora Alfredo Nascimento tenha uma imagem ligada a Lula por ter sido ministro em um outro mandato é possível, mas ideologicamente não é viável

“Existem conflitos ideológicos, pautas sociais diferenciada. Há um distanciamento entre os bolsonaristas e os petistas. No Amazonas eu vejo como muito difícil essa união.

No âmbito técnico a advogada especialista em direto eleitoral Denise Coêlho destaca que coligações entre os partidos são possíveis nas eleições de 2024 “Inicialmente é importante relembrar que a legislação eleitoral permite nas eleições majoritárias a união de partidos em torno de uma única candidatura, no caso em 2024 para Prefeitos. E ainda importante destacar que, desde 2017 com a minirreforma eleitoral foram extintas as coligações nas eleições proporcionais, sistema que elegem os representantes do legislativo, em 2024 serão os vereadores. Transpassando esses esclarecimentos acerca dos sistemas eleitorais a minirreforma 2017, institui o instituto da federalização, que é a união de partidos políticos para eleições majoritárias e proporcionais, contudo essa união deverá permanecer durante todo o mandato a ser conquista. Desta forma, diferente das coligações que duravam até a eleição, sendo desfeita logo em seguida, as federações pela obrigatoriedade permanecem num mesmo bloco por pelo menos quatro anos. Por fim, acerca do questionamento da hipótese de possíveis coligações nas eleições majoritárias entre os partidos PT e PL, se as deliberações Interna Corporis permitirem não há impedimentos até o momento legal para essas exequíveis coligações.”

 

Foto: Reprodução/ Internet

 

 

#Pl PT

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

28/02
17:10

DAVID E VALDEMAR?

Esta semana, cresceram as especulações de que o prefeito David Almeida se encontraria com o presidente nacional do PL para supostamente tratar do seu ingresso à legenda de Bolsonaro. Nem ontem nem hoje aconteceu encontro algum, de acordo com a agenda de Valdemar da Costa Neto até esta quarta-feira (28). Fala-se até em uma chapa encabeçada por David, com o deputado Alberto Neto como vice; no entanto, Neto afirmou em entrevista nesta terça-feira (27) que é o pré-candidato da direita em Manaus e conta com o apoio do ex-presidente.

23/02
15:04

“FORA DA CURVA”

“Amom é um político ‘fora da curva’, diferenciado e um grande fenômeno no estado do Amazonas. Agregar apoio político e popular aos 23 anos de idade é algo que ocorre de tempos em tempos.” O comentário foi feito na manhã desta sexta-feira (23), no evento de lançamento da pré-candidatura do deputado federal Amom Mandel (Cidadania) a prefeito de Manaus, à reportagem do site O Poder.com pelo experiente político e membro do PSDB-AM, Humberto Michiles.

23/02
14:46

VICE DE AMOM?

O pré-candidato oficial da Federação PSDB-Cidadania, deputado federal Amom Mandel, tem a liberdade de escolher quem será seu vice na chapa à prefeitura de Manaus, sem nenhuma intervenção dos partidos e apoiadores de sua campanha. A afirmação foi feita pelo senador Plínio Valério, presidente da federação, em entrevista ao site OPoder.com. Amom afirmou que as conversas estão avançadas, mas ainda não há um nome definido.

08/02
14:52

FINANCIAMENTO PÚBLICO X PRIVADO

O deputado Adjuto Afonso (UB) comentou nesta quinta-feira, 08/02, durante o lançamento do programa de financiamento + Créditos Amazonas da AFEAM, que o governo tem facilitado muito para o microempreendedor do interior através do programa. Para o deputado, não foi surpresa o anúncio da agência ser a primeira do país em financiamento público para microempreendedores. Oriundo da calha do rio Purus, ele fala com propriedade.

01/02
11:45

VAI DE PDT

O vereador de Itacoatiara, Arnoud Lucas, que é pré-candidato à prefeitura daquele município, revelou ao site O Poder que aguardará o período da janela partidária (7 de março a 5 de abril) para sair do atual partido em que está filiado, o Partido Verde (PV), e mudar para o Partido Democrático Trabalhista (PDT). Ele afirmou que já recebeu o aval do presidente estadual da legenda no Amazonas, o ex-deputado estadual Luiz Castro, e acredita que terá no PDT-AM o suporte necessário para viabilizar o seu projeto de candidatura à prefeitura de Itacoatiara.

Ver mais >>

Programas