Vice-prefeito representou o prefeito eleito, David Almeida, em primeira visita dos eleitos aos vereadores de Manaus
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa
Em visita à Câmara Municipal de Manaus (CMM), na manhã desta quarta-feira (2), o vice-prefeito eleito, Marcos Rotta, afirmou que a prefeitura e o Poder Legislativo Municipal trabalharão juntos, respeitando os poderes, em prol do avanço da capital. Ele representou o prefeito eleito, David almeida, que ainda não cumpre agendas oficiais em função do luto pelo falecimento de sua mãe.
Em seu discurso para os vereadores, Rotta, acompanhado por membros da comissão de transição de David, defendeu a independência e harmonia entre os poderes, além de uma gestão entre prefeitura e CMM. “Vim prestigiar a Casa e reafirmar a independência entre os poderes, mas também colocar a Prefeitura à disposição para que os vereadores eleitos e reeleitos possam nos ajudar a garantir as melhorias de que Manaus Precisa”, afirmou.
Rotta reforçou o respeito que ele e David têm com os legisladores do município, uma vez que ambos são egressos do Poder Legislativo do Estado. “Nós fomos parlamentares na Assembleia juntos, então sabemos bem da dificuldade de não haver entendimento com o Executivo. Isso não vai acontecer conosco na Prefeitura, pois queremos ter um relacionamento muito próximo e respeitoso com todos”, garantiu o vice-prefeito eleito.
LOA
Após receber uma cópia da Lei Orçamentária Anual (LOA) das mãos do presidente da CMM, vereador Joelson Silva, Rotta garantiu que a equipe de transição está preparada para começar a atuar. Com o documento em mãos, a primeira reunião com a comissão formada pela atual gestão será realizada até quinta-feira (3).
Segundo o coordenador de David, o procurador do Estado Tadeu de Souza Silva, o objetivo dos trabalhos da equipe do prefeito eleito será a elaboração do relatório com toda a parte financeira e contábil da execução de todas as pastas da atual administração.
“Nossa equipe vai se debruçar com a equipe econômica e equipe de transição para focar nos problemas e desafios. Estamos conscientes e sabedores que teremos um ano difícil, mas vamos bater à porta de todos os poderes, para que nos ajudem. Precisamos esquecer a eleição e pensar no futuro da cidade de Manaus”, frisou.
Legislativo municipal
O presidente da CMM, Joelson Silva, elogiou a iniciativa dos novos prefeito e vice eleitos, de abrirem o diálogo com os vereadores de maneira precoce. Reeleito, assim como os demais membros da Casa, ele se colocou à disposição para contribuir com a nova administração de David e Rotta, a partir de janeiro de 2021.
“A visita do vice-prefeito é muito importante para fortalecer essa parceria. Os vereadores vão poder fazer suas sugestões para a administração. Estaremos antenados para dar nossa contribuição em prol da sociedade manauara. Faço votos de que essa administração dê certo com esses dois jovens experientes e tenho certeza de farão o melhor para a cidade de Manaus”, avaliou Joelson.
O governador Wilson Lima divulgou o balanço da Operação Estiagem 2024, que impactou mais de 200 mil famílias no Amazonas. Foram distribuídas mais de 3 mil toneladas de cestas básicas e medicamentos. O estado combateu mais de 24 mil incêndios e aplicou R$ 211,4 milhões em multas. Além disso, realizou dragagem de rios e instalou portos provisórios em Itacoatiara. O pagamento do Auxílio Estadual foi antecipado, beneficiando 300 mil famílias.
A Controladoria-Geral da União (CGU) investiga 20 ONGs que receberam R$ 515 milhões em emendas parlamentares entre 2020 e 2024, a pedido do ministro Flávio Dino. A apuração inclui emendas PIX e repasses feitos durante os governos Bolsonaro e Lula, envolvendo políticos de diversas legendas. O ministro da CGU, Vinícius Marques, destacou a prioridade em esclarecer o destino dos recursos após reunião com Lula.
Cerca de 44 municípios do Amazonas realizarão a diplomação dos candidatos eleitos nas eleições de 2024 entre novembro e dezembro. As datas, definidas pelos juízes eleitorais, estão previstas entre 25 de novembro e 19 de dezembro. O restante dos municípios terá as datas divulgadas em breve. O Amazonas utiliza um sistema eletrônico para emissão e validação dos diplomas, emitidos somente após a confirmação dos dados dos candidatos.
O MPF cobrou providências dos governos Lula e Helder Barbalho após um megaincêndio destruir metade da Terra Indígena Anambé, no Pará. Indígenas estão desalojados e combatem as chamas com recursos limitados. O MPF solicitou ao Ibama, Corpo de Bombeiros e Funai ações emergenciais para conter o fogo, assistência à comunidade e investigação sobre uma possível origem criminosa em fazenda vizinha.
O presidente Lula declarou que Nicolás Maduro “é um problema da Venezuela, não do Brasil”, após ser questionado por Jorge Kajuru sobre ignorar o presidente venezuelano. Lula afirmou que não questionará a Suprema Corte da Venezuela e mantém sua posição de não intervenção. O governo venezuelano classificou o veto do Brasil à entrada da Venezuela no BRICS como “agressão” e publicou uma mensagem ameaçadora nas redes sociais.
Deixe um comentário