AO VIVO

Mulher acusa Veja de “ridicularizar” o fato de ela ter sido mãe de 8 filhos

Ao ver o material publicado, a psicóloga entrevistada buscou por um meio para contar às pessoas como foi a conversa com a jornalista e por que se sentiu ofendida

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

A psicóloga Geise Devit, em entrevista à Brasil Paralelo, afirmou que se sentiu enganada e ofendida pela Revista Veja, ao participar da matéria da jornalista Sofia Silva de Cerqueira, que escreveu “A multiplicação dos bebês de casais da ala conservadora da Igreja Católica”, devido o conteúdo publicado posteriormente.

Geise que é católica e mãe de 8 crianças, contou que a jornalista foi muito amigável e teve com ela uma conversa simpática, demonstrando interesse na vida de uma mãe que tem muitos filhos.

Segundo o site, ao ver o material publicado, a psicóloga buscou por um meio para contar às pessoas como foi a entrevista e por que se sentiu ofendida.

De acordo com o relato de Geise, a entrevista só começou a dar sinais de uma mudança de rota quando surgiram perguntas envolvendo posições conservadores e visão sobre o Papa Francisco.

Ao perguntar se poderia ver a matéria antes de ser publicada, a resposta foi “não”, já que iria contra as regras da Veja.

Ao ler a publicação, Geise entendeu que suas falas foram tiradas de contexto e, segundo ela, a conotação atribuída foi ofensiva no jogo de palavras.

O site elencou as perguntas e respostas que a psicóloga esclareceu sobre a matéria.

Qual foi sua reação ao ler a matéria?

Recebi de alguns amigos o link da matéria no sábado à noite. Li rapidamente e, num primeiro momento, confesso que não entendi o texto. Achei que era uma dificuldade minha, por ter lido muito apressadamente. Li de novo, com mais calma, demorei uns minutos para digerir. Só algumas palavras me saltaram aos olhos negativamente. 

Quando li pela terceira vez foi que minha ficha realmente caiu. Entendi que eu estava sendo duramente criticada e ridicularizada. 

Não tive reação. Não estava acreditando que a repórter tinha me “enrolado” daquela forma. Depois, vieram uma mistura de sentimentos e preocupações: 

Eu me senti culpada por ter dado a entrevista e exposto minha família, uma certa preocupação em ser de fato tomada como uma “radical” e tristeza por perceber a desvalorização da vida mesmo.

Por que você escolheu ser aberta a vida?

Não foi uma decisão que tomei sozinha. Ela foi discernida em conjunto com meu marido. Nós, logo após nosso casamento, trilhamos um caminho de aprofundamento da fé e fomos descobrindo a beleza da doutrina moral da nossa igreja. 

Assim, nós decidimos ser “abertos à vida” por 3 razões: 

1. Por compreender a grandeza da união matrimonial e seu caráter unitivo e procriativo; 

2. Por compreender o valor da vida humana e a graça que é gerar vida através do amor conjugal; 

3. Para não incorrer em pecado grave.

A psicóloga relatou que, durante a entrevista, que assistiu ao vídeo que o Padre José Eduardo gravou, reagindo à matéria publicada pela Veja, apontando os erros e contradições. Disse que ela própria aprendeu ainda mais com as explicações dele comentando o que é a doutrina sobre o assunto:

O que você gostaria de dizer para as pessoas que veem a abertura à vida como algo negativo?

A pessoa que tem uma visão negativa da abertura à vida pode estar cheia de preconceitos e ideias distorcidas do que se trata realmente ser “aberto à vida”. Normalmente, as críticas que recebemos estão impregnadas, mesmo que disfarçadas, de uma mentalidade antirreligião e ou feminista.

Como é a sua experiência e sentimentos sendo mãe de muitos filhos?

Eu sou imensamente grata a Deus por ter me concedido a graça de gerar 8 filhos, até o momento. Acho fantástico que Deus nos conceda essa graça de coparticipar na criação, através da concepção, educação e formação de pessoas! De almas imortais! 

Começa no meu ventre e vai para a eternidade!… eu até me emociono quando começo a refletir sobre essa realidade. Como pode Deus Pai confiar a mim o seu maior tesouro? Como poderíamos nós ser mesquinhos diante de tamanha generosidade de Deus?

Cada gestação é uma visita de Deus à nossa família! Cada filho uma benção única e específica, singular! Ser mãe de muitos não é ser mãe de uma prole, de um bando, um grupo… é ser mãe de cada um deles. Quando se tem mais gente na família, a singularidade pode ser vivenciada de uma forma tão maravilhosa!

É claro que nem tudo são flores. Existem muitas dificuldades, tempos difíceis, cansaços, planejamentos desfeitos, imprevistos, doenças, perdas, choro e birras (muitas birras!). Mas hoje olho para meus filhos maiores (17 e 14 anos) e penso “valeu a pena” cada segundo, faria tudo de novo! 

Sua decisão tem a ver com alguma agenda política?

É claro que não! Tomei essa decisão junto com meu marido, diante de Deus, há 20 anos atrás. E essa decisão não tem relação nenhuma com partido político. Aliás, para mim, número de filhos não é algo que o estado ou políticas estatais e públicas devam regular, portanto não é assunto político.

Após a repercussão negativa da matéria, com o conteúdo ofensivo, Geise disse que o “tiro” da matéria saiu pela culatra, pois ganhou mais apoio. No Instagram ela conta que cresceu em quase dois mil seguidores em poucos dias.

“Mensagens de apoio não faltaram, vindas de religiosos e não religiosos, católicos e não católicos”, descreveu.

Geise encerra dizendo que se fortaleceu com tudo isso, no digital e na vida.

Foto Internet

Com informações Brasil Paralelo

 

católicos filhos mãe revista veja

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

26/07
13:13

CONVENÇÃO DO AVANTE

O prefeito de Manaus e pré-candidato à reeleição, David Almeida (Avante), confirmou que a convenção do seu partido será no próximo dia 3 de agosto, às 19 horas, no Espaço Via Torres. Os partidos Avante, PSD, MDB, DC e AGIR estão articulados para apoiar sua reeleição, com outros partidos em tratativas. O anúncio do vice-prefeito ocorrerá próximo à convenção, com possíveis candidatos sendo Renato Júnior, Capitão William Dias e Shádia Fraxe. Almeida busca um vice com um perfil semelhante ao de seu atual vice, Marcos Rotta, elogiando sua lealdade e contribuição.

26/07
13:12

PREFEITO MULTADO

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) multou o prefeito de Barreirinha, Glênio Seixas (MDB), em R$ 13.600 devido à contratação irregular do cantor Raí Saia Rodada para a décima quinta Exposição e Feira Agropecuária de Barreirinha. A denúncia do Ministério Público de Contas (MPC) apontou a falta de licitação na contratação, violando princípios de transparência e competitividade. O TCE-AM também identificou falhas no cumprimento da Lei de Acesso à Informação pelo prefeito. Seixas tem 30 dias para pagar a multa, sob pena de inscrição em dívida ativa e possível cobrança judicial.

26/07
13:12

TSE REAGE A MADURO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu não enviar representantes para acompanhar as eleições presidenciais na Venezuela, programadas para domingo (28). A decisão foi tomada após Nicolás Maduro, candidato à reeleição e ditador da Venezuela, afirmar que as eleições no Brasil não são auditadas. O TSE reforçou a segurança e a auditabilidade das urnas eletrônicas brasileiras e classificou as declarações de Maduro como falsas. Inicialmente, o TSE havia designado dois especialistas para a missão, mas cancelou após as declarações desrespeitosas. Maduro enfrenta acusações de repressão e restrição de liberdade no período eleitoral.

26/07
13:09

VICE DE AMOM

No processo de escolha do vice-prefeito na chapa PSD-Cidadania de Amom Mandel, o nome de Virgílio Melo, secretário-geral do PSDB-AM, “corre por fora” como uma possível surpresa. Embora não seja o favorito, Virgílio tem uma sólida experiência em gestão e é confiável para o senador Plínio Valério. Outros candidatos considerados são a juíza aposentada Maria Eunice Torres do Nascimento, o ex-deputado Humberto Michiles e o ex-deputado Ricardo Nicolau, com este último enfrentando resistência familiar para retornar à política. A decisão será anunciada na convenção partidária marcada para o próximo dia 30, no Clube do Trabalhador do SESI em Manaus.

26/07
13:07

HANG CONDENADO

Luciano Hang, proprietário da Havan, foi condenado a 1 ano e 4 meses de regime semiaberto, 4 meses de serviço comunitário e multa de 35 salários-mínimos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A condenação é por “difamação” e “injúria” contra o arquiteto Humbert Hickel, após Hang chamá-lo de “esquerdopata” e sugerir que ele “vá a Cuba”. Hickel havia liderado uma campanha contra uma estátua da Liberdade em frente à loja Havan em Canela (RS). Hang defende sua liberdade de expressão e critica Hickel, alegando que ele está distorcendo os fatos para ganhar fama.

Ver mais >>

Programas