AO VIVO

Ministra do Meio Ambiente da Alemanha visita Unidades de Conservação do Amazonas

Visita precede repasse de recursos do Governo Alemão para projetos ambientais do Fundo Amazônia

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

MANAUS | AM

A ministra do Meio Ambiente da Alemanha, Steffi Lemke, esteve em visita a Unidades de Conservação do Amazonas, no Mosaico do Baixo Rio Negro, durante esta terça-feira (3), para conhecer os trabalhos de sustentabilidade desenvolvidos pelo Governo do Amazonas e pelo Governo Federal, junto às comunidades tradicionais em áreas protegidas.

A visita da ministra ocorreu dois dias após o anúncio do repasse de €35 milhões do Governo da Alemanha para o Fundo Amazônia, feito pelo presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, na ocasião da posse do presidente Lula (PT), em Brasília.

whatsapp image 2023 01 04 at 12.07.19

O Mosaico do Baixo Rio Negro é composto, oficialmente, por 11 Unidades de Conservação, sendo três delas federais, sete estaduais e uma municipal. Na ocasião, a ministra conheceu o Parque Nacional de Anavilhanas, sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Acompanhada de representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), além de membros da equipe ministerial e da Embaixada da Alemanha no Brasil, Lemke conheceu os trabalhos das equipes do ICMBio e do Governo do Estado. Ela também participou de uma reunião com comunitários representantes do Mosaico, para discutir possibilidades de investimentos.

“Estou muito alegre com essa experiência. Sei que existem ligações estreitas e um contato de longa data entre a Alemanha e o Brasil, mas sabemos que a prática é um pouco diferente, por isso ver as situações concretas foram tão fundamentais”, disse a ministra, ao final da visita.

A secretária adjunta de gestão ambiental da Sema, Fabrícia Arruda, destacou a importância da liderança internacional do Amazonas nessa agenda. “Estamos muito honrados em termos recebido, logo na primeira agenda oficial de 2023, o presidente da Alemanha e a ministra Steffi Lemke. Isso ressalta a importância do nosso Estado nessa agenda global. Nossa expectativa é estreitar ainda mais nossas relações e levar esses benefícios concretos para o desenvolvimento social, econômico e ambiental das comunidades em áreas protegidas”, ressaltou.

Agenda alemã no Amazonas

Após participar da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da Alemanha veio ao Amazonas para conhecer as ações e os projetos ambientais desenvolvidos com apoio do governo alemão.

Na segunda-feira (2), ele foi recebido pelo governador Wilson Lima, em sua primeira agenda oficial do segundo mandato. Na ocasião foi feita uma visita guiada ao Teatro Amazonas, onde conversaram sobre os frutos dos investimentos alemães no combate ao desmatamento e incentivo à produção rural sustentável no estado.

Pela tarde, o presidente visitou o Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), para conhecer os esforços e as metodologias aplicadas para combate aos crimes ambientais, além de resultados alcançados por meio da cooperação, os desafios de gestão e as expectativas com a retomada do Fundo Amazônia.

Fotos: Jamile Alves/Sema

Com informações da assessoria*

alemanha #Amazonas visita Ministra meio ambiente

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas