Novo presidente da Argentina Javier Milei reduz pela metade os ministérios argentinos em sua primeira ação, cumprindo promessa de campanha por cortes nos gastos públicos
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
No seu primeiro ato como presidente da Argentina, Javier Milei cumpriu sua promessa de campanha ao assinar um decreto que reduz o número de ministérios de 18 para 9, como parte de uma iniciativa para cortar gastos públicos. A reestruturação do governo também envolveu a transferência de Secretários de Estado para o Gabinete do Governo, buscando tornar as ações do Estado Nacional mais eficientes.
Os novos ministros argentinos foram anunciados, destacando uma equipe renovada e especializada para liderar diferentes pastas. Patrícia Bullrich assumirá a pasta da Segurança, Mariano Cuneo Libarona ficará responsável pela Justiça, Luís Caputo comandará a Economia, e Diana Mondino liderará as Relações Exteriores. Guillermo Francos será o ministro do Interior, Mario Russo cuidará da Saúde, e Luis Petri será o responsável pela Defesa.
Além disso, dois novos ministérios foram criados para fortalecer áreas específicas do governo. O Ministério de Capital Humano, sob a liderança de Sandra Pettovello, e o Ministério de Infraestrutura, com Guillermo Ferraro à frente, refletem o compromisso do governo em adaptar as disposições da Lei de Ministérios para promover uma administração mais racionalizada e eficiente. Essas mudanças representam um passo significativo na busca por uma gestão governamental mais direcionada e econômica na Argentina.
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Nesta sexta-feira (13), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sediou o II Encontro Estadual de Controle Interno, promovido com o Conselho Estadual de Controle Interno do Amazonas (Ceciam). O evento focou na melhoria da administração pública e entregou Selos de Integridade a gestores que se destacaram pela adoção de boas práticas no Controle Interno.
O estudo “As Chances de Ser Eleito: Branquitude e Representação Política” revela que homens têm 2,5 vezes mais chances de serem eleitos que mulheres. A pesquisa analisou dados do TSE e destacou que o financiamento e o gênero são os principais fatores que influenciam a eleição, com uma predominância de homens e brancos na Câmara.
O ex-presidente Jair Bolsonaro estará em Manaus no dia 28 de setembro para apoiar a chapa “Ordem e Progresso”, liderada pelo candidato à prefeitura Capitão Alberto Neto (PL) e a vice Professora Maria do Carmo (NOVO). O evento inclui uma carreata e um comício, com mais detalhes a serem divulgados posteriormente. Capitão Alberto Neto pediu que os apoiadores compartilhem a informação e compareçam ao evento.
Na manhã desta terça-feira (10), ocorreram as eleições para os novos gestores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A desembargadora Carla Reis foi aclamada presidente do TRE-AM, e a atual presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha, foi eleita vice-presidente e corregedora do TRE-AM. No TJAM, o desembargador Jomar Fernandes foi aclamado presidente, Airton Gentil foi eleito vice-presidente e Hamilton Saraiva corregedor geral. A posse será no início de 2025, com mandato previsto para o biênio 2025-2027.
Deixe um comentário