AO VIVO
Executivo - 16 de abril de 2022
Foto:

Menezes diz que posicionamentos sobre ZFM são oportunistas e indaga: ‘quantas empresas saíram daqui?’

O pré-candidato ao Senado afirmou que mesmo com a publicação do decreto que reduz o IPI, não há mudanças significativas que apontem a debandada de empresas instaladas na ZFM

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus|AM

O pré-candidato ao Senado e interlocutor do Palácio do Planalto no Amazonas, Coronel Menezes (PL), afirmou, neste sábado (16), que mesmo com a publicação do decreto que reduz linearmente a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), não há mudanças significativas no cenário econômico do estado que apontem debandada geral de empresas do instaladas na Zona Franca de Manaus (ZFM).

Segundo o militar da reserva do Exército, os posicionamentos de diversos políticos do estado são oportunistas e não racionais.

“Desde a publicação do primeiro decreto, em fevereiro, quantas empresas anunciaram o fim de suas operações por causa da medida? Eu faço questão de responder: nenhuma. Sabe por quê? Porque continua sendo vantajoso para a classe empresarial continuar investindo em nosso estado. Isso não significa não lutar pelos interesses do Amazonas”, defendeu.

Menezes afirmou que o presidente Jair Bolsonaro (PL), assim como a sua equipe econômica, tem estudado incansavelmente outras formas de reduzir a pesada carga tributária brasileira a fim de amenizar os custos para a população que sofre com tantos impostos.

“O Amazonas é e continua sendo prioridade para o Governo Federal. A prova disso está na presença constante do presidente em nossa região. Não podemos nos deixar levar por informações distorcidas. Temos de observar com racionalidade as consequências, que até agora não prejudicou o Amazonas, apenas trouxe benefícios para todo o país”, analisou.

O ex-superintendente da Suframa disse, ainda que “tem sido incansável, dentro das suas limitações, na defesa da Zona Franca de Manaus que é nosso único modelo de desenvolvimento econômico, mas que o Amazonas precisa imediatemente construir novos vetores econômicos, fato que não foi priorizado durante os últimos cinquenta anos”, relembrou.

“Precisamos agora é estabelecer um plano de metas a curto e médio prazo que contemple o desenvolvimento das nossas potencialidades econômicas. Somos ricos em quase tudo: gás; petróleo; fertilizantes; bioeconomia; mineração; psicultura, contamos com um potencial turístico fantástico e o que fizemos nestes últimos cinquenta anos para explorar toda essa riqueza?”, questionou o coronel.

#AM #Amazonas IPI zona franca de manaus redução do IPI

COMENTÁRIOS:

M
Mustafá
Os políticos do Amazonas só querem mamata, todo cuidado é pouco, que eu saiba não vi nenhuma empresa arredou o pé de manaus, muito pelo contrário chegou mais uma para ompolo de duas rodas. Parabéns para equipe econômica do governo federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

26/07
13:13

CONVENÇÃO DO AVANTE

O prefeito de Manaus e pré-candidato à reeleição, David Almeida (Avante), confirmou que a convenção do seu partido será no próximo dia 3 de agosto, às 19 horas, no Espaço Via Torres. Os partidos Avante, PSD, MDB, DC e AGIR estão articulados para apoiar sua reeleição, com outros partidos em tratativas. O anúncio do vice-prefeito ocorrerá próximo à convenção, com possíveis candidatos sendo Renato Júnior, Capitão William Dias e Shádia Fraxe. Almeida busca um vice com um perfil semelhante ao de seu atual vice, Marcos Rotta, elogiando sua lealdade e contribuição.

26/07
13:12

PREFEITO MULTADO

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) multou o prefeito de Barreirinha, Glênio Seixas (MDB), em R$ 13.600 devido à contratação irregular do cantor Raí Saia Rodada para a décima quinta Exposição e Feira Agropecuária de Barreirinha. A denúncia do Ministério Público de Contas (MPC) apontou a falta de licitação na contratação, violando princípios de transparência e competitividade. O TCE-AM também identificou falhas no cumprimento da Lei de Acesso à Informação pelo prefeito. Seixas tem 30 dias para pagar a multa, sob pena de inscrição em dívida ativa e possível cobrança judicial.

26/07
13:12

TSE REAGE A MADURO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu não enviar representantes para acompanhar as eleições presidenciais na Venezuela, programadas para domingo (28). A decisão foi tomada após Nicolás Maduro, candidato à reeleição e ditador da Venezuela, afirmar que as eleições no Brasil não são auditadas. O TSE reforçou a segurança e a auditabilidade das urnas eletrônicas brasileiras e classificou as declarações de Maduro como falsas. Inicialmente, o TSE havia designado dois especialistas para a missão, mas cancelou após as declarações desrespeitosas. Maduro enfrenta acusações de repressão e restrição de liberdade no período eleitoral.

26/07
13:09

VICE DE AMOM

No processo de escolha do vice-prefeito na chapa PSD-Cidadania de Amom Mandel, o nome de Virgílio Melo, secretário-geral do PSDB-AM, “corre por fora” como uma possível surpresa. Embora não seja o favorito, Virgílio tem uma sólida experiência em gestão e é confiável para o senador Plínio Valério. Outros candidatos considerados são a juíza aposentada Maria Eunice Torres do Nascimento, o ex-deputado Humberto Michiles e o ex-deputado Ricardo Nicolau, com este último enfrentando resistência familiar para retornar à política. A decisão será anunciada na convenção partidária marcada para o próximo dia 30, no Clube do Trabalhador do SESI em Manaus.

26/07
13:07

HANG CONDENADO

Luciano Hang, proprietário da Havan, foi condenado a 1 ano e 4 meses de regime semiaberto, 4 meses de serviço comunitário e multa de 35 salários-mínimos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A condenação é por “difamação” e “injúria” contra o arquiteto Humbert Hickel, após Hang chamá-lo de “esquerdopata” e sugerir que ele “vá a Cuba”. Hickel havia liderado uma campanha contra uma estátua da Liberdade em frente à loja Havan em Canela (RS). Hang defende sua liberdade de expressão e critica Hickel, alegando que ele está distorcendo os fatos para ganhar fama.

Ver mais >>

Programas