AO VIVO

Marina Silva não anuncia ações concretas para combater queimadas no Amazonas e subestima compreensão pública sobre questões ambientais

“É necessário que as pessoas parem de atear fogo no local”: A ministra menciona que as pessoas estão atiçando fogo, classificando isso como “criminoso”, o que pode ser interpretado como uma acusação generalizada à população, ignorando a complexidade das causas das queimadas

Por: Leon Furtado
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

A Ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, afirmou durante uma entrevista coletiva realizada na manhã desta sexta-feira (13), em Brasília (DF), que “fazer aquilo que o povo quer e não sabe o que quer é a parte mais difícil”, ao se referir sobre o trabalho que vem sendo feito pela pasta. Ela estava acompanhada por representantes de outros ministérios para discutir as ações relacionadas à situação das queimadas no Amazonas.

“É um trabalho difícil, mas nós sabemos o tamanho da responsabilidade que é fazer aquilo que o povo quer, muito fácil. Fazer aquilo que o povo quer e não sabe o que quer é a parte mais difícil, que faz parte do nosso trabalho. Muitas vezes as pessoas não entendem por que não quer deixar fazer a queimada, não deixa de fazer o desmatamento, exatamente para que a gente não chegue a uma situação extrema”, declarou.

Marina ainda pediu “apoio da população” ao reforçar que, além da ação dos brigadistas e de todo o efetivo envolvido, é necessário que as pessoas “parem de atear fogo no local”. Ela classificou a atuação como “criminosa” em propriedades privadas e áreas públicas como um dos fatores que agravam as queimadas no Estado, o que pode ser interpretado como uma acusação generalizada à população, ignorando a complexidade das causas das queimadas.

“É uma situação de extrema gravidade porque há cruzamento de três fatores: grande estiagem provocada pelo El Niño; matéria orgânica em grande quantidade ressecada; ateamento de fogo em propriedade particulares e dentro de áreas públicas de forma criminosa”, disse Marina.

Ações paliativas anunciadas pelo Governo Federal:

  • Emprego de 289 brigadistas;
  • Doação de 200 kits de equipamentos para brigadistas;
  • Disponibilização de 2 helicópteros;
  • Campanha de utilidade pública para prevenção dos florestais;
  • Intensificação da fiscalização e responsabilização dos infratores;
  • Apoio com equipe especializada para resgate de fauna.

Crise da fumaça

Este é o pior outubro de queimadas no estado da série histórica, apurada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) desde 1998. O órgão contabilizou até ontem (12) 2.770 focos de calor ativos. A onda de queimadas irregulares, provocadas por agropecuaristas, gera uma nuvem de fumaça que atinge Manaus e outras cidades do Amazonas.

Omissão

Marina alertou que é preciso que a prevenção deverá ser uma prioridade, com o agravamento das tragédias climáticas, mas não pontuou ações concretas para combater as queimadas e previnir futuros incidentes.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/06
12:04

NOVA INCURSÃO

Para aqueles que acreditavam que o prefeito David Almeida havia definitivamente desistido de contar com o PL em sua reeleição, os movimentos da última semana apenas confirmaram a velha máxima da política: é tudo “como nuvem”. Nos bastidores e a portas fechadas, as discussões sobre uma possível aliança voltaram à tona. O motivo é que o PT se mostrou entusiasmado e começou a articular para fortalecer a candidatura de Marcelo Ramos, com apoio potencial do PSD e do MDB. Sem esses partidos, David ficaria sem fundo eleitoral suficiente para cobrir uma campanha majoritária e sem tempo de televisão.

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

Ver mais >>

Programas