Vice-prefeito de Manaus retorna ao time de secretários de David Almeida após 11 meses
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
MANAUS | AM
O vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta (PP), está de volta ao time de secretários do prefeito David Almeida (Avante). Dessa vez, ele vai assumir a Casa Civil, secretaria que presta assessoramento direto e imediato ao chefe do Executivo municipal no desempenho de atribuições legalmente instituídas.
O retorno ao secretariado acontece onze meses após ele deixar a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) para postular o cargo de vice na chapa de reeleição de Wilson Lima (União Brasil), nas eleições de 2022. À época, a indicação ficou a cargo de David, que, entre as opções, escolheu o ex-chefe da Casa Civil Tadeu de Souza (Avante).
Rotta assume como secretário-chefe de uma das secretarias mais estratégicas e técnicas da Administração Municipal, com o desafio de substituir dois procuradores de carreira que já passaram pelo cargo: o atual vice-governador do estado e seu sucessor na pasta, Rafael Lins Bertazzo. Para isso, ele disse que pretende retribuir com ações e métodos inovadores, aproximando a Casa Civil não apenas das demais secretarias, mas também do parlamento, instituições e sociedade em geral.
“Eu acho que a Casa Civil pode também ter, embora não seja a sua atribuição, um pouco mais desse caráter de abraçar mais a sociedade de uma maneira geral (…) Eu quero assumir, além dessa questão técnica, algo mais político. Não politizando a Casa Civil, mas dando a ela uma abertura maior de ser a entrada de demandas, de anseios e de reclamações”, afirmou ao site O PODER. “Quero amplificar a casa civil, transformá-la numa caixa de ressonância da sociedade de uma maneira geral, o que envolve os outros poderes e instituições”, complementou.
A solenidade de posse de Rotta está marcada para as 10h desta sexta-feira (17), no auditório da sede da prefeitura de Manaus, e teve a presença confirmada do senador do Amazonas Omar Aziz (PSD), além de figuras políticas do Executivo e do Legislativo municipal e estadual.
‘De olho’ em 2024
Visando os projetos para as eleições municipais, que acontecem em 2024, Marcos Rotta afirmou que vai trabalhar para que David Almeida seja reeleito. Entretanto, dessa vez ele não irá figurar como vice, o governador Wilson Lima deverá apontar o número dois da chapa do atual prefeito, como já anunciado publicamente por ambos.
“A nossa intenção é fazer com que o prefeito David possa ter um mandato de continuidade. Ele está entregando muitas obras e projetos importantes para a cidade e acho que ele merece ter mais quatro anos. Nós vamos trabalhar nesse sentido, nós vamos apoiá-lo e auxiliá-lo. O meu papel vai ser de ajuda”, finalizou.
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) manteve a decisão que obriga o ex-prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante, a entregar documentos sobre a transição de governo após denúncia de irregularidades apresentada por Willian Menezes. A decisão, conduzida pelo conselheiro Júlio Assis Pinheiro, prevê penalidades em caso de descumprimento.
A Manauscult renovou um contrato de R$ 2,6 milhões para a locação de um container por seis meses, com validade até junho de 2025. O contrato, firmado pelo secretário Jender Lobato, atende às demandas de eventos coordenados pela fundação, embora o uso exato do item não tenha sido detalhado.
O prefeito de Presidente Figueiredo, Antonio Fernando Fontes Vieira (PL), anunciou nesta segunda-feira (13) o início do processo de reestruturação do município, diante dos problemas deixados pela gestão anterior da ex-prefeita Patrícia Lopes (União).
Multado em R$ 5 mil pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), o ex-candidato a prefeito de Coari, Raione Cabral (Mobiliza), foi penalizado por veicular propaganda eleitoral antecipada. Movida pelo pela coligação “Coari Rumo ao Futuro”, a ação do então candidato Adail Pinheiro (Republicanos), foi publicada no Diário de Justiça Eleitoral.
O desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes tomou posse como presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), ao lado de Airton Luís Corrêa Gentil, como vice-presidente, para o biênio 2025/2026, durante cerimônia realizada nesta quinta-feira (9) no Teatro Amazonas.
Deixe um comentário