AO VIVO

Manaus tem desafio de aumentar participação do povo na eleição de conselheiros tutelares

A eleição para os Conselhos Tutelares de todo o Brasil ocorre neste domingo (1º). Em Manaus, a presidente do Conselho Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Graça Prola, afirmou que apenas 8% do eleitorado da capital aderiu ao pleito, mas expressou expectativas de alcançar os 100%, em 2023. “Estamos em 128 […]

Por: Leon Furtado
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

A eleição para os Conselhos Tutelares de todo o Brasil ocorre neste domingo (1º). Em Manaus, a presidente do Conselho Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Graça Prola, afirmou que apenas 8% do eleitorado da capital aderiu ao pleito, mas expressou expectativas de alcançar os 100%, em 2023.

“Estamos em 128 pontos da cidade de Manaus com 485 urnas, sendo, claro, mais 49 urnas reservadas para o caso de necessidade de troca por algum defeito, por algum pane que possa dar nessas urnas. Estamos envolvendo quase 5 mil servidores da Prefeitura Municipal de Manaus que apoia essa eleição, edição 2023. Na zona rural, temos 21 pontos de votação. Nós queremos chegar aos 100% da população votante para vir escolher aqueles que vão lá na ponta, em primeira linha, estar atendendo todas as denúncias de violação dos direitos humanos de crianças e adolescentes. Não só atendendo denúncias, mas requisitando serviços quando os direitos individuais ou coletivos dessas crianças forem desrespeitados”, afirmou.

Quem pode votar?

Os eleitores da cidade, maiores de 16 anos, terão a oportunidade de votar das 8h às 17h, tanto na zona urbana quanto na zona rural de Manaus. Um total de 121 candidatos está compete por 50 vagas de conselheiros titulares, que é dividida em dez conselhos tutelares.

Para tornar o processo mais acessível e transparente, a Prefeitura de Manaus lançou um portal online dedicado às eleições de conselheiros tutelares. Ainda segundo a presidente do CMDCA, o site foi desenvolvido em parceria com o Departamento de Tecnologia da Informação e a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania, e disponibiliza informações sobre os candidatos, locais de votação e, após as 17h, os boletins de urna.

“Às 17 horas, fechamos os portões e vamos fazer a apuração no Parque Municipal do Idoso, onde temos uma estrutura montada para que a apuração siga de forma rápida, fazendo a leitura dos votos através de um sistema que foi criado e implantado para leitura no QR Code. E aí trabalharemos lá, tanto na contagem dos votos das urnas que estão vindo das comunidades rurais e das comunidades da rodoviária, da linha rodoviária, e assim como das urnas eletrônicas. Esperamos que dê tudo certo”, concluiu.

Acesse o site em eleicoes2023.manaus.am.gov.br

Atuação dos eleitos

Os novos membros do Conselho Tutelar que atuarão no quadriênio 2024-2027. Em Manaus, casos de maus-tratos e abandono de incapaz cresceram 38% até 2019, segundo a Secretaria de Segurança Pública de Segurança Pública do AM e são frequentes na atuação dos conselheiros.

Prola ainda enfatizou que os conselheiros são, antes de tudo, líderes comunitários. Devem manter uma conexão direta com a comunidade em que atuam, seja em bairros, cidades ou regiões, além de estarem atentos às violações de direitos e trabalharem tanto em casos individuais quanto coletivos para promover mudanças nas comunidades.

Eleição

O procedimento de seleção dos conselheiros consiste em quatro etapas distintas, todas elas de natureza eliminatória. Primeiramente, é realizado um exame de conhecimento especializado, seguido pela análise minuciosa da documentação e do registro de candidaturas. Na sequência, ocorre a eleição dos candidatos por meio de um processo de voto direto, secreto e voluntário. Aqueles que forem escolhidos pela população passam, então, por um curso de formação inicial, que possui uma frequência obrigatória e uma carga horária mínima de 40 horas.

Posse

Os eleitos devem tomar posse em 10 de janeiro de 2024 para a gestão que segue até o dia 09 de janeiro de 2028.

Denúncias

Qualquer pessoa pode e deve denunciar suspeitas de violência e violação de direitos com o público infantojuvenil. O Disque 100, telefone do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, encaminha o caso para o conselho tutelar mais próximo.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

08/02
14:52

FINANCIAMENTO PÚBLICO X PRIVADO

O deputado Adjuto Afonso (UB) comentou nesta quinta-feira, 08/02, durante o lançamento do programa de financiamento + Créditos Amazonas da AFEAM, que o governo tem facilitado muito para o microempreendedor do interior através do programa. Para o deputado, não foi surpresa o anúncio da agência ser a primeira do país em financiamento público para microempreendedores. Oriundo da calha do rio Purus, ele fala com propriedade.

01/02
11:45

VAI DE PDT

O vereador de Itacoatiara, Arnoud Lucas, que é pré-candidato à prefeitura daquele município, revelou ao site O Poder que aguardará o período da janela partidária (7 de março a 5 de abril) para sair do atual partido em que está filiado, o Partido Verde (PV), e mudar para o Partido Democrático Trabalhista (PDT). Ele afirmou que já recebeu o aval do presidente estadual da legenda no Amazonas, o ex-deputado estadual Luiz Castro, e acredita que terá no PDT-AM o suporte necessário para viabilizar o seu projeto de candidatura à prefeitura de Itacoatiara.

30/01
12:16

DISCORDÂNCIAS DE DESTERRO

Na 2ª sessão ordinária do TCE-AM em 30/01/2024, o conselheiro Érico Desterro expressou descontentamento com a mudança de postura do tribunal em relação aos pedidos de vista, lamentando a proibição de vistas para ausentes na sessão, embora tenha usado esse recurso. Apesar de concordar com a nova decisão, pediu sua aplicação uniforme. Surpreendido com a publicação de uma resolução sobre mudanças nas datas das câmaras, alegou falta de aprovação pelo pleno, solicitando revisão do procedimento. Apesar da derrota nesse tema, comprometeu-se a manter as sessões às segundas-feiras até a alteração no Regimento Interno.

29/01
12:18

ALERTA DE BOLSONARO

Em live neste domingo (28), o ex-presidente Jair Bolsonaro alertou sobre políticos que estariam considerando mudar para o PL visando vantagens nas eleições municipais, deixando claro que seu grupo político não os apoiará. Ele ressaltou a vigilância dos eleitores de direita, destacando que não serão facilmente enganados. Coronel Alfredo Menezes reforçou esse aviso, direcionando aos “espertinhos que se fingem de direita”. Ele enfatizou ainda mais a mensagem, acrescentando referência indireta ao prefeito de Manaus, David Almeida, chamando-o de “pintor melancia oportunista”.

29/01
11:18

REFERÊNCIA

Em live neste domingo (28), o ex-presidente Jair Bolsonaro se defendeu de acusações de operar um suposto sistema de inteligência paralelo. Ao esclarecer sua “inteligência paralela”, ele relevou sua comunicação direta com o Coronel Alfredo Menezes no Amazonas, especialmente em situações críticas, como os incêndios na Amazônia. “Quando falei sobre minha inteligência paralela, quem é essa inteligência paralela? Tem um problema, está pegando fogo lá no Amazonas. Eu ligo para o coronel Menezes, certo? Menezes, como está essa questão dos incêndios aí? Porque a imprensa não está divulgando. E o cara me fala.”, declarou.

Ver mais >>

Programas