AO VIVO

Manaus tem desafio de aumentar participação do povo na eleição de conselheiros tutelares

A eleição para os Conselhos Tutelares de todo o Brasil ocorre neste domingo (1º). Em Manaus, a presidente do Conselho Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Graça Prola, afirmou que apenas 8% do eleitorado da capital aderiu ao pleito, mas expressou expectativas de alcançar os 100%, em 2023. “Estamos em 128 […]

Por: Leon Furtado
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

A eleição para os Conselhos Tutelares de todo o Brasil ocorre neste domingo (1º). Em Manaus, a presidente do Conselho Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Graça Prola, afirmou que apenas 8% do eleitorado da capital aderiu ao pleito, mas expressou expectativas de alcançar os 100%, em 2023.

“Estamos em 128 pontos da cidade de Manaus com 485 urnas, sendo, claro, mais 49 urnas reservadas para o caso de necessidade de troca por algum defeito, por algum pane que possa dar nessas urnas. Estamos envolvendo quase 5 mil servidores da Prefeitura Municipal de Manaus que apoia essa eleição, edição 2023. Na zona rural, temos 21 pontos de votação. Nós queremos chegar aos 100% da população votante para vir escolher aqueles que vão lá na ponta, em primeira linha, estar atendendo todas as denúncias de violação dos direitos humanos de crianças e adolescentes. Não só atendendo denúncias, mas requisitando serviços quando os direitos individuais ou coletivos dessas crianças forem desrespeitados”, afirmou.

Quem pode votar?

Os eleitores da cidade, maiores de 16 anos, terão a oportunidade de votar das 8h às 17h, tanto na zona urbana quanto na zona rural de Manaus. Um total de 121 candidatos está compete por 50 vagas de conselheiros titulares, que é dividida em dez conselhos tutelares.

Para tornar o processo mais acessível e transparente, a Prefeitura de Manaus lançou um portal online dedicado às eleições de conselheiros tutelares. Ainda segundo a presidente do CMDCA, o site foi desenvolvido em parceria com o Departamento de Tecnologia da Informação e a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania, e disponibiliza informações sobre os candidatos, locais de votação e, após as 17h, os boletins de urna.

“Às 17 horas, fechamos os portões e vamos fazer a apuração no Parque Municipal do Idoso, onde temos uma estrutura montada para que a apuração siga de forma rápida, fazendo a leitura dos votos através de um sistema que foi criado e implantado para leitura no QR Code. E aí trabalharemos lá, tanto na contagem dos votos das urnas que estão vindo das comunidades rurais e das comunidades da rodoviária, da linha rodoviária, e assim como das urnas eletrônicas. Esperamos que dê tudo certo”, concluiu.

Acesse o site em eleicoes2023.manaus.am.gov.br

Atuação dos eleitos

Os novos membros do Conselho Tutelar que atuarão no quadriênio 2024-2027. Em Manaus, casos de maus-tratos e abandono de incapaz cresceram 38% até 2019, segundo a Secretaria de Segurança Pública de Segurança Pública do AM e são frequentes na atuação dos conselheiros.

Prola ainda enfatizou que os conselheiros são, antes de tudo, líderes comunitários. Devem manter uma conexão direta com a comunidade em que atuam, seja em bairros, cidades ou regiões, além de estarem atentos às violações de direitos e trabalharem tanto em casos individuais quanto coletivos para promover mudanças nas comunidades.

Eleição

O procedimento de seleção dos conselheiros consiste em quatro etapas distintas, todas elas de natureza eliminatória. Primeiramente, é realizado um exame de conhecimento especializado, seguido pela análise minuciosa da documentação e do registro de candidaturas. Na sequência, ocorre a eleição dos candidatos por meio de um processo de voto direto, secreto e voluntário. Aqueles que forem escolhidos pela população passam, então, por um curso de formação inicial, que possui uma frequência obrigatória e uma carga horária mínima de 40 horas.

Posse

Os eleitos devem tomar posse em 10 de janeiro de 2024 para a gestão que segue até o dia 09 de janeiro de 2028.

Denúncias

Qualquer pessoa pode e deve denunciar suspeitas de violência e violação de direitos com o público infantojuvenil. O Disque 100, telefone do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, encaminha o caso para o conselho tutelar mais próximo.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

26/07
13:13

CONVENÇÃO DO AVANTE

O prefeito de Manaus e pré-candidato à reeleição, David Almeida (Avante), confirmou que a convenção do seu partido será no próximo dia 3 de agosto, às 19 horas, no Espaço Via Torres. Os partidos Avante, PSD, MDB, DC e AGIR estão articulados para apoiar sua reeleição, com outros partidos em tratativas. O anúncio do vice-prefeito ocorrerá próximo à convenção, com possíveis candidatos sendo Renato Júnior, Capitão William Dias e Shádia Fraxe. Almeida busca um vice com um perfil semelhante ao de seu atual vice, Marcos Rotta, elogiando sua lealdade e contribuição.

26/07
13:12

PREFEITO MULTADO

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) multou o prefeito de Barreirinha, Glênio Seixas (MDB), em R$ 13.600 devido à contratação irregular do cantor Raí Saia Rodada para a décima quinta Exposição e Feira Agropecuária de Barreirinha. A denúncia do Ministério Público de Contas (MPC) apontou a falta de licitação na contratação, violando princípios de transparência e competitividade. O TCE-AM também identificou falhas no cumprimento da Lei de Acesso à Informação pelo prefeito. Seixas tem 30 dias para pagar a multa, sob pena de inscrição em dívida ativa e possível cobrança judicial.

26/07
13:12

TSE REAGE A MADURO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu não enviar representantes para acompanhar as eleições presidenciais na Venezuela, programadas para domingo (28). A decisão foi tomada após Nicolás Maduro, candidato à reeleição e ditador da Venezuela, afirmar que as eleições no Brasil não são auditadas. O TSE reforçou a segurança e a auditabilidade das urnas eletrônicas brasileiras e classificou as declarações de Maduro como falsas. Inicialmente, o TSE havia designado dois especialistas para a missão, mas cancelou após as declarações desrespeitosas. Maduro enfrenta acusações de repressão e restrição de liberdade no período eleitoral.

26/07
13:09

VICE DE AMOM

No processo de escolha do vice-prefeito na chapa PSD-Cidadania de Amom Mandel, o nome de Virgílio Melo, secretário-geral do PSDB-AM, “corre por fora” como uma possível surpresa. Embora não seja o favorito, Virgílio tem uma sólida experiência em gestão e é confiável para o senador Plínio Valério. Outros candidatos considerados são a juíza aposentada Maria Eunice Torres do Nascimento, o ex-deputado Humberto Michiles e o ex-deputado Ricardo Nicolau, com este último enfrentando resistência familiar para retornar à política. A decisão será anunciada na convenção partidária marcada para o próximo dia 30, no Clube do Trabalhador do SESI em Manaus.

26/07
13:07

HANG CONDENADO

Luciano Hang, proprietário da Havan, foi condenado a 1 ano e 4 meses de regime semiaberto, 4 meses de serviço comunitário e multa de 35 salários-mínimos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A condenação é por “difamação” e “injúria” contra o arquiteto Humbert Hickel, após Hang chamá-lo de “esquerdopata” e sugerir que ele “vá a Cuba”. Hickel havia liderado uma campanha contra uma estátua da Liberdade em frente à loja Havan em Canela (RS). Hang defende sua liberdade de expressão e critica Hickel, alegando que ele está distorcendo os fatos para ganhar fama.

Ver mais >>

Programas