AO VIVO
Executivo - 26 de janeiro de 2024
Foto: Reprodução/Internet

Maioria nos EUA vê mídia no ‘caminho errado’ enquanto jornalistas de esquerda crescem

Um estudo conduzido pela Universidade de Syracuse, nos Estados Unidos, revela uma visão crítica por parte da população americana em relação à mídia do país

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Um estudo conduzido pela Universidade de Syracuse, nos Estados Unidos, revela uma visão crítica por parte da população americana em relação à mídia do país. Segundo os dados coletados, a maioria dos cidadãos acredita que a mídia está seguindo um caminho errado. Paralelamente, observa-se um crescimento no número de jornalistas identificados como pertencentes à esquerda política.

De acordo com os resultados da pesquisa conduzida pela Universidade de Syracuse e publicada em diversos jornais nos Estados Unidos desde 1971, os dados de 2022 mostram uma significativa inclinação política entre os jornalistas americanos. Com mais de 36% declarando apoio ao Partido Democrata, que é considerado de esquerda, e apenas 3,4% manifestando apoio ao Partido Republicano, classificado como de direita, evidencia-se uma predominância de viés ideológico entre os profissionais da imprensa.

Paralelamente, mais de 60% da população expressa descontentamento com a direção tomada pela mídia tradicional. Esses números indicam uma divisão política pronunciada na esfera jornalística e um crescente ceticismo em relação à imparcialidade e credibilidade da mídia convencional nos Estados Unidos.

Desde 1971, a pesquisa sem periodicidade regular tem sido conduzida para examinar a identificação partidária entre os jornalistas nos Estados Unidos.

O último estudo entrevistou 1.600 jornalistas, com uma margem de erro de 3 pontos percentuais.

Os resultados revelam uma redução significativa no número de jornalistas identificados com o Partido Republicano, enquanto ao longo de aproximadamente cinco décadas, o número de profissionais de mídia que se identificam com o Partido Democrata permaneceu relativamente estável.

Os dados são destacados no relatório “American Journalist Under Attack: Media, Trust & Democracy” (Jornalista americano sob ataque: mídia, confiança & democracia), que inclui a pesquisa completa em inglês em um arquivo PDF de 1 MB.

#MídiaePolítica #Jornalistas #OpiniãoPública #Credibilidade #Democracia

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

23/01
19:40

PREFEITO TEFÉ ATRAÇÕES

O prefeito de Tefé, Nicson Marreira (União Brasil), anunciou a contratação de três atrações para a 22ª Festa da Castanha, evento tradicional do município. O anúncio gerou repercussão devido aos altos valores envolvidos.

23/01
19:39

PREFEITO BELÉM NOMEAÇÃO

O prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), escolheu uma prima de seu primo, o governador Helder Barbalho (MDB) para ocupar seu secretariado. Normando indicou a vereadora Nayara Barbalho da Cruz para chefiar a Secretaria de Inclusão e Acessibilidade. A prefeitura alega critérios técnicos para a nomeação.

23/01
19:39

DAVID PERDE PROCESSO

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) rejeitou uma ação movida pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), contra o vereador Rodrigo Guedes (PP), que o chamou de “grosseiro” e “corrupto” em um post nas redes sociais. A decisão foi tomada pelo juiz Alexandre Henrique Novaes de Araújo, do 10º Juizado Especial Cível da Comarca de Manaus.

23/01
19:38

LULA PEDALADA

A recente decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de bloquear R$ 6 bilhões destinados ao programa Pé-de-Meia desencadeou uma reação significativa da oposição, que agora articula pedidos de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

22/01
15:39

JULGAMENTO ADIADO

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) retomou as atividades nesta terça-feira, 21, mas adiou para quarta-feira, 22, o julgamento de dois casos de suposta inelegibilidade envolvendo os prefeitos eleitos de Santa Isabel do Rio Negro e Envira.

Ver mais >>

Programas