AO VIVO
Executivo - 01 de fevereiro de 2024
Foto: Ricardo Stuckert / PR

Lula fala em ‘humanizar combate ao pequeno crime’

Lula acredita que o caminho para reduzir a criminalidade é o programa Pé de Meia que tem como objetivo dar poupança para manter alunos pobres na escola

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (31), durante o evento de despedida de Flávio Dino do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que deseja “humanizar o combate ao pequeno crime”. 

Segundo o petista, o caminho para reduzir a criminalidade é o programa do governo federal Pé de Meia, que tem como objetivo pegar bolsas de estudos e uma poupança para manter alunos pobres no ensino médio. O programa também vai dar bônus para quem fizer o Enem.

“Se a gente acreditar na formação de um novo ser humano, baseado na educação, família e humanismo, não tem outro jeito”, disse Lula, no evento. “É uma coisa tão difícil que, muitas vezes, um país rico, como os Estados Unidos, acha que o combate às drogas será resolvido colocando base militar na Amazônia, ou na Colômbia. Problema não é droga, problema é saber como o país rico vai cuidar dos seus usuários”. 

Na visão do deputado federal Sargento Gonçalves (PL-RN), o chefe do Executivo “passa pano para bandidos”.  E complementa: “É revoltante ver o presidente da República, a maior autoridade da nação, passar pano para bandidos. O Estado precisa adotar medidas e enérgicas para combater a criminalidade e não tratar criminosos como coitado.”, afirmou Gonçalves.

O deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS), também critica a fala do presidente e o acusa de querer “implementar o ‘liberou geral’” para crimes no país. “Humanizar pequenos crimes? Lula já deu diversas declarações que incentivam o cometimento de crimes. Em um ato leviano, Lula quer implementar o “liberou geral” para o cometimento de crimes. Nós, do Legislativo, temos que ter a maturidade de dar uma resposta firme a essa fala irresponsável.”, afirmou Nogueira.

Ademais, o presidente Lula disse que o crime organizado se tornou uma indústria multinacional, que está presente em diversos setores. “Não é uma coisa fácil de combater”, afirmou o petista. Lula ainda disse que o crime organizado está na imprensa, na política, no Judiciário e no futebol.

No ponto de vista do parlamentar Rodrigo Valadares (União-SE) “Lula precisa entender que precisamos promover a justiça, não minimizar transgressões”. Já o deputado Sargento Portugal (Podemos-RJ) ressalta que “não se pode romantizar a prática de ilícitos”.

“Não podemos tratar bandido com flores e bombom. Quem comete crimes, precisa ser tratado como criminoso. Não existe essa, ele praticou um crimezinho. Bandido é bandido. E ponto.”Afirma, sargento Portugal.

 

*Diário do Poder

#Lula #FlavioDino #crimeorganizado

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

18/10
11:43

PRESSÃO POR VOTOS

Uma denúncia recebida pelo site O Poder aponta que professores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) estão sendo pressionados por diretores a fornecer listas de contatos para pedir votos e a revelar suas intenções de voto. A prática teria como objetivo beneficiar o prefeito David Almeida, que busca a reeleição. A denúncia sugere que a pressão também ocorre em outros órgãos municipais.

25/09
19:24

HOMENAGEM AO PGJ

O procurador-geral do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, foi condecorado pelo Grupo Ser Educacional em homenagem aos 30 anos da Uninorte. Junto a 19 autoridades, ele foi reconhecido por suas contribuições à educação. Alberto dedicou a homenagem aos membros do MPAM, destacando o compromisso da instituição com a defesa da ordem jurídica e da educação.

25/09
19:02

CONDEFESA AMAZÔNIA

Nesta semana, o Comitê de Defesa da Amazônia (Condefesa) foi criado na FIEAM em Manaus, com o objetivo de integrar a indústria de defesa da região às Forças Armadas. Focado em temas como segurança cibernética e tecnologias sustentáveis, o Condefesa visa promover o diálogo entre setores e gerar empregos. Sua estrutura inclui um presidente, um vice, um diretor-executivo e conselheiros civis e militares.

18/09
12:47

COMITÊ CONTRA QUEIMADAS

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) anunciou a criação do Comitê de Enfrentamento às Queimadas no Controle Externo, durante a 33ª Sessão Ordinária. Aprovada por unanimidade, a iniciativa visa intensificar o controle e combate às queimadas no Amazonas, especialmente na seca. O comitê, composto por seis membros, avaliará a eficiência de programas ambientais e promoverá ações integradas entre estado e municípios para aprimorar as políticas de combate às queimadas e monitorar a legislação ambiental.

18/09
12:43

“CARREATA DA GRATIDÃO”

Uma carreata em Coari, chamada “Carreata da Gratidão”, mobilizou cerca de 30 mil pessoas, incluindo 12 mil motocicletas e diversos carros de passeio. O evento, que durou aproximadamente duas horas, percorreu dez bairros da cidade e teve a presença de Adail Pinheiro, seu filho Emanoel (candidato a vice-prefeito), do deputado federal Adail Filho, do atual prefeito Keitton Pinheiro, além de vereadores e outras autoridades locais. A mobilização ocorreu após o registro de candidatura de Adail Pinheiro ser deferido.

Ver mais >>

Programas