AO VIVO
Executivo - 22 de março de 2024
Foto: Johnnata Reis

Lançamento de pré-candidatura de Alberto Neto descarta Menezes e vice ainda é um mistério

A escolha e o apoio reafirmado do ex-presidente Jair Bolsonaro levaram o deputado federal Alberto Neto (PL-AM) a ser lançado oficialmente na manhã desta sexta-feira (22) como pré-candidato do Partido Liberal (PL) à prefeitura de Manaus, no entanto sem o Coronel Alfredo Menezes como pré-candidato a vice-prefeito

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

A escolha e o apoio reafirmado do ex-presidente Jair Bolsonaro levaram o deputado federal Alberto Neto (PL-AM) a ser lançado oficialmente na manhã desta sexta-feira (22) como pré-candidato do Partido Liberal (PL) à prefeitura de Manaus. No entanto, o Coronel Alfredo Menezes não foi escolhido como pré-candidato a vice-prefeito. Ou seja, não houve lançamento de uma chapa puro-sangue do Partido Liberal (PL), composta por Alberto Neto e pelo militar da reserva do Exército. As negociações estão abertas para outros políticos que representem também o espectro de direita.

O presidente estadual do PL-AM, Alfredo Nascimento, argumentou a importância de manter abertas as negociações e não fechar as portas para possíveis parceiros políticos, buscando agregar forças para fortalecer a candidatura. No entanto, ele também destacou a possibilidade de uma candidatura puro-sangue dependendo das circunstâncias e entendimentos que se desenrolarão no futuro.

“Nenhuma candidatura majoritária pode sair na frente e dizer que tem candidato a prefeito e a vice. Qual é o candidato a prefeito que já tem o vice acertado e divulgado? Porque não se fecha as portas com os principais políticos. A premissa que eu falei para vocês aqui no início era ter candidato a prefeito. Como é que você vai fazer a candidatura majoritária se não pode somar mais partidos, mais tempo de televisão? Agora, a gente nunca sabe o que vai acontecer. Se isso ocorrer, se não, é possível uma candidatura puro sangue? É sim, agora, vai depender do desenrolar desses entendimentos até lá na frente. Não seria muito inteligente a gente fechar a questão. Não, não vou botar aqui uma chapa puro-sangue. Isso não existe, não existe.”, comentou.

O deputado Alberto Neto foi questionado sobre uma declaração anterior sua sugerindo uma chapa puro sangue do PL, composta por ele e Alfredo Menezes.

“Isso foi uma conversa que nós tivemos lá no início, onde havia essa possibilidade. E aí foi muito importante, porque é um nome muito forte, nos ajudou a entrar no jogo político. Mas já temos conversado com o coronel Menezes, ele entende a situação que o nosso presidente estadual Alfredo Nascimento disse, que a vice precisa estar aberto para que a gente possa compor e sair forte nessa campanha, entrar forte nessa campanha. Mas que nós estamos aqui para agregar, que vai fazer parte do projeto, que a direita vai estar unida. Então essas conversas já se iniciaram, e eu estou vendo com muito otimismo essa união da direita.”, relatou o deputado.

O presidente do PL-AM afirmou que as decisões relacionadas à candidatura do PL, em Manaus, tiveram participação direta do ex-presidente Bolsonaro.

“Eu só queria acrescentar, que isso que está sendo falado aqui, inclusive de candidatura, de vice, o presidente Bolsonaro participou de tudo, desse ato. E essa decisão de o Alberto Neto ser candidato, ser pré-candidato, sozinho, é do presidente Bolsonaro.”, afirmou Alfredo Nascimento. “Vou repetir o que disse antes. Naturalmente, a gente quer agregar outros partidos, outras pessoas que representem também a direita, não se aceita aqui ninguém de esquerda. Isso tem um prazo, nós vamos estabelecer um prazo. Mas nada impede que a gente tenha uma candidatura puro sangue. Sem discutir nomes, pode ser qualquer nome que esteja filiado ao partido, até dia 6 de abril.”, acrescentou Nascimento.

Durante a coletiva, Alberto Neto reforçou que objetivo é unir a direita para vencer a eleição, aproveitando o apoio do presidente Bolsonaro, que possui uma alta taxa de aprovação em Manaus.

“Vou tentar, e estou construindo isso, a união da direita pra que a gente possa vencer essa eleição. Pegar essa força do presidente Bolsonaro, que tem 60% dos votos aqui em Manaus, e que todo mundo que votou no presidente Bolsonaro sabe que tem um candidato, que é o capitão Alberto Neto, que tem a melhor proposta pra cidade de Manaus.”, declarou.

Questionados se o deputado Roberto Cidade seria um bom nome para vice, Alfredo Nascimento respondeu: “Não temos nenhum nome definido aqui”.

Alberto Neto, por sua vez, comentou: “Eu não posso afirmar isso, mas vamos iniciar as conversas hoje. Todo o apoio que vier da direita, como disse o presidente Alfredo Nascimento, é muito bem-vindo dentro do processo. Não podemos espalhar. É hora agora de nos unir, de agregar, para fortalecer esse projeto bonito e moderno que lançamos para a cidade de Manaus, que estamos construindo e finalizando. A população precisa estar ciente.”

Alberto Neto ainda comentou que os eleitores que apoiaram o ex-presidente Bolsonaro tendem a votar na candidatura do PL, mas o compromisso é governar para toda a população, independentemente de orientação política, garantindo serviços essenciais necessários.

“A tendência, politicamente, é que quem votou no Bolsonaro, pela simpatia, por estar alinhado, politicamente, vote na gente. Mas nós vamos governar para toda a população. Não importa se população de esquerda ou direita. Ela vai ter saneamento básico, ela vai ter escola, vai ter creche, coisa que hoje está faltando na nossa cidade.”, finalizou.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

19/06
18:52

BOLSONARISTAS PETISTAS

Pela primeira vez desde 2022, petistas e bolsonaristas aparecem empatados em apoio popular, com 35% cada, segundo pesquisa Datafolha realizada nos dias 10 e 11 de junho. A queda dos petistas coincide com a crescente reprovação ao governo Lula, enquanto o apoio a Bolsonaro se mantém estável, mesmo após seu julgamento no STF. O levantamento ouviu 2.004 pessoas em 136 cidades do país, com margem de erro de dois pontos percentuais.

19/06
18:42

DISPENSA DE LICITAÇÃO

A Prefeitura de Manaus contratou, sem licitação, a empresa MIRAX Segurança LTDA. por R$ 20,7 milhões para serviços de vigilância armada e desarmada. A dispensa se baseia na nova Lei de Licitações, alegando situação emergencial. O contrato visa proteger bens públicos e garantir o funcionamento dos órgãos municipais. A empresa é sediada em Manaus e atua desde 2019 no setor de segurança privada.

19/06
17:55

SELIC INFLAÇÃO

O Banco Central elevou a Selic para 15% ao ano, maior nível desde 2006, visando conter a inflação persistente. A medida, porém, encarece o crédito, reduz o consumo e pode comprometer o crescimento econômico. O BC projeta um PIB de 1,9% em 2025, abaixo da estimativa de 2,2% do mercado. A alta da taxa pode pressionar ainda mais a atividade econômica no país.

19/06
17:47

IRREGULARIDADES LDO 2026

O conselheiro Josué Cláudio, do TCE-AM, deu prazo de cinco dias úteis para que a Câmara de Manaus se manifeste sobre possíveis irregularidades na tramitação da LDO 2026. A representação, feita pelo vereador José Ricardo, aponta ausência de audiências públicas. O pedido de medida cautelar foi negado inicialmente. A decisão está publicada no Diário Oficial nº 3574, de 16 de junho.

12/06
19:10

CMM PASSAFÁCIL IDOSO

A Prefeitura de Manaus recuou da tentativa de aprovar o Projeto de Lei nº 242/2025, que tornaria obrigatório o uso do cartão PassaFácil por idosos no transporte coletivo. A proposta foi retirada da pauta pelo líder do prefeito, vereador Eduardo Alfaia, após críticas no plenário. Parlamentares de diversos partidos chamaram o projeto de retrocesso. O Executivo justificou a medida como forma de combater fraudes, mas reconheceu a necessidade de mais diálogo.

Ver mais >>

Programas