A escolha e o apoio reafirmado do ex-presidente Jair Bolsonaro levaram o deputado federal Alberto Neto (PL-AM) a ser lançado oficialmente na manhã desta sexta-feira (22) como pré-candidato do Partido Liberal (PL) à prefeitura de Manaus. No entanto, o Coronel Alfredo Menezes não foi escolhido como pré-candidato a vice-prefeito. Ou seja, não houve lançamento de uma chapa puro-sangue do Partido Liberal (PL), composta por Alberto Neto e pelo militar da reserva do Exército. As negociações estão abertas para outros políticos que representem também o espectro de direita.
O presidente estadual do PL-AM, Alfredo Nascimento, argumentou a importância de manter abertas as negociações e não fechar as portas para possíveis parceiros políticos, buscando agregar forças para fortalecer a candidatura. No entanto, ele também destacou a possibilidade de uma candidatura puro-sangue dependendo das circunstâncias e entendimentos que se desenrolarão no futuro.
“Nenhuma candidatura majoritária pode sair na frente e dizer que tem candidato a prefeito e a vice. Qual é o candidato a prefeito que já tem o vice acertado e divulgado? Porque não se fecha as portas com os principais políticos. A premissa que eu falei para vocês aqui no início era ter candidato a prefeito. Como é que você vai fazer a candidatura majoritária se não pode somar mais partidos, mais tempo de televisão? Agora, a gente nunca sabe o que vai acontecer. Se isso ocorrer, se não, é possível uma candidatura puro sangue? É sim, agora, vai depender do desenrolar desses entendimentos até lá na frente. Não seria muito inteligente a gente fechar a questão. Não, não vou botar aqui uma chapa puro-sangue. Isso não existe, não existe.”, comentou.
O deputado Alberto Neto foi questionado sobre uma declaração anterior sua sugerindo uma chapa puro sangue do PL, composta por ele e Alfredo Menezes.
“Isso foi uma conversa que nós tivemos lá no início, onde havia essa possibilidade. E aí foi muito importante, porque é um nome muito forte, nos ajudou a entrar no jogo político. Mas já temos conversado com o coronel Menezes, ele entende a situação que o nosso presidente estadual Alfredo Nascimento disse, que a vice precisa estar aberto para que a gente possa compor e sair forte nessa campanha, entrar forte nessa campanha. Mas que nós estamos aqui para agregar, que vai fazer parte do projeto, que a direita vai estar unida. Então essas conversas já se iniciaram, e eu estou vendo com muito otimismo essa união da direita.”, relatou o deputado.
O presidente do PL-AM afirmou que as decisões relacionadas à candidatura do PL, em Manaus, tiveram participação direta do ex-presidente Bolsonaro.
“Eu só queria acrescentar, que isso que está sendo falado aqui, inclusive de candidatura, de vice, o presidente Bolsonaro participou de tudo, desse ato. E essa decisão de o Alberto Neto ser candidato, ser pré-candidato, sozinho, é do presidente Bolsonaro.”, afirmou Alfredo Nascimento. “Vou repetir o que disse antes. Naturalmente, a gente quer agregar outros partidos, outras pessoas que representem também a direita, não se aceita aqui ninguém de esquerda. Isso tem um prazo, nós vamos estabelecer um prazo. Mas nada impede que a gente tenha uma candidatura puro sangue. Sem discutir nomes, pode ser qualquer nome que esteja filiado ao partido, até dia 6 de abril.”, acrescentou Nascimento.
Durante a coletiva, Alberto Neto reforçou que objetivo é unir a direita para vencer a eleição, aproveitando o apoio do presidente Bolsonaro, que possui uma alta taxa de aprovação em Manaus.
“Vou tentar, e estou construindo isso, a união da direita pra que a gente possa vencer essa eleição. Pegar essa força do presidente Bolsonaro, que tem 60% dos votos aqui em Manaus, e que todo mundo que votou no presidente Bolsonaro sabe que tem um candidato, que é o capitão Alberto Neto, que tem a melhor proposta pra cidade de Manaus.”, declarou.
Questionados se o deputado Roberto Cidade seria um bom nome para vice, Alfredo Nascimento respondeu: “Não temos nenhum nome definido aqui”.
Alberto Neto, por sua vez, comentou: “Eu não posso afirmar isso, mas vamos iniciar as conversas hoje. Todo o apoio que vier da direita, como disse o presidente Alfredo Nascimento, é muito bem-vindo dentro do processo. Não podemos espalhar. É hora agora de nos unir, de agregar, para fortalecer esse projeto bonito e moderno que lançamos para a cidade de Manaus, que estamos construindo e finalizando. A população precisa estar ciente.”
Alberto Neto ainda comentou que os eleitores que apoiaram o ex-presidente Bolsonaro tendem a votar na candidatura do PL, mas o compromisso é governar para toda a população, independentemente de orientação política, garantindo serviços essenciais necessários.
“A tendência, politicamente, é que quem votou no Bolsonaro, pela simpatia, por estar alinhado, politicamente, vote na gente. Mas nós vamos governar para toda a população. Não importa se população de esquerda ou direita. Ela vai ter saneamento básico, ela vai ter escola, vai ter creche, coisa que hoje está faltando na nossa cidade.”, finalizou.
Deixe um comentário