AO VIVO

Indicado por Lula para comando da Secretaria de Assuntos Federativos é suspeito de participar de ‘rachadinha’

Em 2018 quando era presidente da Alerj, deputado apareceu no topo da lista de suspeitos de participarem do esquema na assembleia

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

EXECUTIVO |

O ex-deputado André Ceciliano (PT-RJ) foi convidado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para comandar a Secretaria de Assuntos Federativos, órgão que funciona no quarto andar do Palácio do Planalto. Em 2018, o então deputado era presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Na época, Ceciliano apareceu no topo da lista de suspeitos em um suposto esquema de “rachadinha” na assembleia.

Ele teria sido beneficiário de quase R$ 50 milhões. O ex-deputado sempre negou as acusações. O esquema consiste na exigência feita a assessores de entregarem parte de seus salários ao parlamentar.

Apesar do escândalo, os inquéritos do Ministério Público que apuravam a prática de Ceciliano e de outros parlamentares acabaram arquivados, mas as investigações não foram encerradas.

Desde então, no caso de Ceciliano, a Promotoria trabalha com a hipótese de que o dinheiro detectado nas contas dos assessores do deputado, cuja origem ainda é desconhecida, na verdade foi movimentado para quitar uma dívida com um agiota que já tinha sido lotado no seu gabinete. As investigações correm em segredo de Justiça. A informação foi publicada pela revista Veja, nesta sexta-feira, 10.

O caso veio à tona a partir de um documento do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), onde aparece também o nome de Flávio Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro. A investigação também foi arquivada. As defesas afirmaram, na época, que havia indícios de que os dados do documento foram compartilhados de forma irregular pela Receita Federal.

Na campanha, Lula usou suposto esquema para atacar Bolsonaro

Na campanha eleitoral do ano passado, Lula não hesitou em atacar Bolsonaro usando o caso do filho do ex-presidente. “Bolsonaro e os filhos desviavam os salários dos funcionários para abastecer os cofres da família”, dizia uma das peças da propaganda petista.

Agora no Palácio, a convite do próprio Lula, Ceciliano é alvo das mesmas insinuações. “O PT e o Lula vivem criando narrativas. Durante esse tempo todo nos acusaram de ser o governo da ‘rachadinha’. Agora eles vão admitir que são o governo do ‘rachadão’?”, questionou o deputado Carlos Jordy (PL-RJ).

Com informações de Revista Oeste*
Foto: Divulgação

#GOVERNO #Lula esquema Rachadinha

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas