O governo do Uruguai reafirmou nesta quarta-feira (8) sua disposição em auxiliar o Rio Grande do Sul, oferecendo um avião C-130, duas lanchas e dois sistemas de drones com tripulantes e analistas para operações de busca e salvamento
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
O governo do Uruguai reafirmou nesta quarta-feira (8) sua disposição em auxiliar o Rio Grande do Sul, oferecendo um avião C-130, duas lanchas e dois sistemas de drones com tripulantes e analistas para operações de busca e salvamento. Desde o último domingo (5), um helicóptero Bell 212 da Força Aérea Uruguaia (FAU), com oito pessoas a bordo, incluindo pilotos, copilotos, técnicos e socorristas, está estacionado em Santa Maria (RS).
Segundo o embaixador uruguaio Guillermo Valles, “desde o primeiro momento, não apenas o governo, mas todo o povo uruguaio se mobilizou para ajudar os nossos irmãos gaúchos”. Valles se reuniu com os deputados Lucas Redecker (PSDB-RS), presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN), e Marcel van Hattem (Novo-RS), reiterando que “os equipamentos estão prontos e serão enviados caso o governo brasileiro assim o deseje”.
Nesta quarta-feira, Lucas Redecker manteve conversações com os ministros da Defesa, José Mucio Monteiro, e das Relações Exteriores, Mauro Vieira. O deputado destacou que o governo do Rio Grande do Sul havia formalmente solicitado a ajuda uruguaia e pediu que a decisão fosse reconsiderada.
“O Uruguai ofereceu uma ajuda inestimável e absolutamente necessária. Não estamos em condições de rejeitar apoio algum. Ainda estamos na fase de salvamento, muitas pessoas precisam ser resgatadas, e os drones e lanchas são essenciais. Além disso, o Hércules ofertado permitirá não apenas resgates, mas também o transporte de toda a ajuda que tem chegado aos gaúchos”, explicou Redecker.
Mentira. Infelizmente, mentira!
Estivemos hoje em Brasília com o Embaixador do Uruguai no Brasil, Guillermo Valles, que confirmou a recusa do governo brasileiro de outros materiais de apoio, como um avião KC-130 para transporte, lanchas e drones.
O encontro foi comigo e com o… https://t.co/HjoLjE5dC2 pic.twitter.com/6bYnfycReg
— Marcel van Hattem (@marcelvanhattem) May 8, 2024
Pesquisa AtlasIntel divulgada em 8 de julho aponta que 51,8% dos brasileiros reprovam o governo Lula (PT), enquanto 47,3% aprovam e 0,9% não souberam responder. Os dados mostram manutenção da tendência de desaprovação, semelhante ao levantamento anterior, de maio. A pesquisa ouviu 2.621 pessoas entre 27 e 30 de junho, com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
O presidente da CMM, vereador David Reis (Avante), é investigado pelo TCE-AM por suposto nepotismo, após denúncia anônima apontar a nomeação de sua tia, Aldenizia Rodrigues Valente, como diretora de Contabilidade da Casa. A prática violaria a Súmula Vinculante nº 13 do STF. A denúncia também aponta possível improbidade administrativa. O caso já havia sido citado em 2021, quando a servidora afirmou ter qualificação e mais de 20 anos de serviço público.
Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) entram em recesso parlamentar nesta quarta-feira (9/7), antecipando a pausa que começaria oficialmente em 16 de julho. A decisão foi viabilizada por sessões extraordinárias realizadas em junho, que compensaram as sessões ordinárias previstas para julho. Com isso, o plenário ficará sem atividades na última semana antes do recesso, e a previsão é que os trabalhos legislativos sejam retomados em 4 de agosto.
O governo federal já gastou cerca de R\$1,15 trilhão em 2025, segundo o Ga\$to Brasil, projeto da CACB e da Associação Comercial de SP. Somando estados e municípios, o total ultrapassa R\$2,6 trilhões — R\$600 bilhões a mais que a arrecadação do ano. O Impostômetro indica receita de pouco mais de R\$2 trilhões até agora. A iniciativa busca dar transparência aos gastos públicos e incentivar o controle social das contas. As informações são do jornalista Cláudio Humberto.
O Senado aprovou o projeto que amplia de 513 para 531 o número de deputados federais. A proposta, que segue para nova análise da Câmara, busca redistribuir as cadeiras com base no Censo de 2022. O relator, Marcelo Castro, garantiu que não haverá aumento nos gastos públicos, exceto nas emendas parlamentares. Estados como Amazonas, Pará e Santa Catarina devem ganhar novas vagas.
Deixe um comentário