AO VIVO
Executivo - 24 de agosto de 2021
Foto:

Governo reativará Secretaria da Pessoa com Deficiência após solicitação de Joana Darc

Manaus-AM- Na semana nacional da Pessoa com Deficiência e atendendo ao pedido público feito pela deputada estadual Joana Darc (PL), o governador do Amazonas Wilson Lima (PSC) anunciou que a Secretaria da Pessoa com Deficiência (Seped) voltará para a estrutura de pastas do Executivo. O apelo foi feito por Joana Darc, em evento realizado na […]

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus-AM- Na semana nacional da Pessoa com Deficiência e atendendo ao pedido público feito pela deputada estadual Joana Darc (PL), o governador do Amazonas Wilson Lima (PSC) anunciou que a Secretaria da Pessoa com Deficiência (Seped) voltará para a estrutura de pastas do Executivo.

O apelo foi feito por Joana Darc, em evento realizado na última sexta-feira (20), no Centro de Convenções Vasco Vasques. Na ocasião, também estavam presentes pessoas com deficiência, familiares, entidades e ativistas da causa.

“Quero em nome dessas pessoas, pedir a volta da Secretaria da Pessoa com Deficiência no nosso Estado. Quero pedir, governador, porque ela não é só uma estrutura, ela é a política pública, é a casa das pessoas com deficiência. Ela é a garantia de direitos, e é o desejo de todos que estão aqui”, disse Joana Darc, que também indicou ao Governo do Amazonas a criação de um Centro Multidisciplinar para atender as pessoas com deficiência.

Em resposta pública e imediata Wilson Lima disse que tem conversado quase que diariamente com Joana Darc, sobre políticas públicas efetivas de inclusão econômica e social das pessoas com deficiência no Estado, e que não só reativará a Seped, como construirá o modelo de atendimento e trabalho, junto com a parlamentar, entidades e sociedade civil organizada.

“Tenho tido muitas conversas com a deputada Joana Darc. Quero aqui, fazer um compromisso com vocês. Vou recriar a Seped, e o detalhe, não quero colocar só um nome para dizer que é secretária da pessoa com deficiência. Quero construir com vocês um projeto para atender essas crianças, essas pessoas, para atender as famílias”, enfatizou Wilson Lima.

De acordo com o chefe do Executivo, e como sugeriu a deputada Joana Darc, a nova estrutura da Seped proporcionará um novo conceito de atendimento e serviços. A ideia é que seja uma estrutura que ofereça dignidade e total acessibilidade ao público.

“E logo, logo a gente vai começar a construir esse projeto, e vou chamar todos vocês, para apresentar e dizer como é que vai ser. Com as adaptações necessárias, com acessibilidade, com tudo que prevê o conforto para o atendimento das pessoas que precisam de atendimento da Seped”, frisou Wilson Lima.

A resposta imediata e positiva ao seu pleito deixou a deputada Joana Darc emocionada e na expectativa para o início dos trabalhos, para a retomada da Seped.

“Tudo que falei, disse em nome de tantas outras mães, outras famílias, que assim como eu e a minha, têm a missão de cuidar de uma pessoa com deficiência. Estou muito emocionada, estamos caminhando para construir um Estado, onde a inclusão e o acesso, tornarão as pessoas com deficiência capazes de alcançar lugares nunca imaginados”, comemorou Joana Darc.

Centro Multidisciplinar

O projeto idealizado por Joana Darc, e que foi indicado ao Governo, pretende criar uma estrutura de atendimento de reabilitação, terapias e serviços sociais voltado para as pessoas com todos os tipos de deficiência.

Segundo Joana Darc, esse é um dos grandes anseios de quem já nasceu com algum tipo de deficiência e de quem por algum motivo, tornou-se pessoa com deficiência.

“Vamos concentrar tudo em um só lugar. Sabemos que o deslocamento de pessoas com deficiência pode ser bastante complicado. Então, vamos criar um espaço onde essas pessoas terão todos os atendimentos necessários, de maneira concentrada”, destacou Joana Darc, que se comprometeu em destinar recursos de emendas parlamentares para auxiliar na construção do espaço.

*Com informações da assessoria de comunicação

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas