AO VIVO

Governo Lula traz de volta pessimismo relacionado a economia do país

O levantamento sobre o tema é o primeiro feito após o início do governo do presidente

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

PAÍS |

O número de brasileiros que dizem acreditar em uma piora da economia nos próximos meses aumentou em março, segundo dados da pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (2). O levantamento sobre o tema é o primeiro feito após o início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Segundo a pesquisa, 26% dizem que a situação econômica do país deve piorar nos próximos meses, mesmo resultado daqueles que acreditam que não haverá mudança. No levantamento feito em dezembro, após a eleição de Lula, o percentual dos que acreditavam em uma piora da economia era de 20%. Uma queda foi registrada entre os que contam com uma melhora da atividade econômica, passando de 49%, em dezembro, para 46% em março.

Foram feitas 2.028 entrevistas entre os dias 29 e 30 de março em todo o país, distribuídas em 126 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Com relação à situação do país nos últimos meses, 41% dos entrevistados dizem que está igual (eram 35%), enquanto 35% falam em piora (38% anteriormente) e, para 23%, o cenário melhorou (ante 26% na edição anterior).

Ao serem questionados sobre sua situação econômica pessoal, 56% disseram que irá melhorar (contra 59%), enquanto 14% responderam que irá piorar (eram 11% na última pesquisa) e, mantendo o mesmo patamar, 28% relatam que deverá ficar como está.

Desemprego

Já com a expectativa de desemprego, o pessimismo também aumentou, na comparação com a pesquisa anterior. Para 44% a taxa de desemprego deve aumentar (eram 36%), enquanto 29% esperam uma redução do índice (ante 37%). Dados recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demonstram um aumento do desemprego no país.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), publicada na sexta-feira (31), a taxa média de desemprego no Brasil subiu a 8,6% no trimestre encerrado em fevereiro. Em comparação aos três meses anteriores, a taxa de desocupação aumentou 0,5 ponto percentual (p.p), e o número de desocupados cresceu 5,5%, totalizando 9,2 milhões de pessoas.

Inflação

A pesquisa Datafolha observou ainda como os brasileiros avaliam a inflação. Para 54%, o índice deve aumentar nos próximos meses (eram 39% em dezembro). Já 20% afirmam que a inflação deve diminuir e 24% acreditam que ela não deve mudar. Em fevereiro, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) —que mede a inflação oficial do país–, acelerou a 0,84%, após alta de 0,53% em janeiro.

Nos últimos 12 meses, a inflação acumulada é de 5,60%. Apesar da aceleração mensal para a taxa mais elevada desde abril de 2022, o índice passou a acumular nos 12 meses até fevereiro, já que, no mês anterior, o avanço foi de 5,77%. O número permanece acima do centro da meta para 2023, de 3,25%, e do teto da meta, de 4,75%. Por fim, com relação ao poder de compra das famílias, 33% dizem que deve aumentar, 31% esperam uma redução e 34% não enxergam mudança.

Com informações de Jovem Pan*
Foto: Divulgação

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas