AO VIVO

Governo Lula copia modelo Doria e vai implantar câmeras em fardas de Policiais

O governo Lula vai adotar o uso de câmeras nas fardas de Policiais Penais, Rodoviários Federais (PRF) e da Força Nacional.

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

EXECUTIVO |

A ideia é copiar o modelo implantado pelo governo Doria em São Paulo, onde as câmeras gravam durante 12h ininterruptas as ações dos Policiais durante o plantão, gerando as imagens para uma central, que armazena em nuvem.

O governo petista quer também afastar a fama de não investir em segurança pública, criada após as gestões passadas.

O recurso viria do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) e a pasta da Segurança negocia ainda um suporte do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O dinheiro do Fundo tem o objetivo de apoiar projetos na área de Segurança é oriundo de Loterias (Lei 13.756 de 2018). O valor de 1 Bilhão de reais anual é dividido em 50% para os Estados e outros 50% para o Governo Federal usar como quiser.

Em entrevista para o site O Poder, o deputado estadual Cabo Maciel (PL) vê a ideia com bons olhos, mas reforça que ainda precisa ser bem estudada, para evitar possíveis falhas, principalmente em questões que envolvam as fronteiras existentes na região norte.

“Eu acho que a implantação de câmeras é viável, assim como o uso da tecnologia em favor do sistema de segurança, quer seja ele estadual ou federal. Porém eu tenho algumas ponderações, eu espero que esteja dentro desse planejamento, as nossas fronteiras. O norte do nosso país é geograficamente gigante, e nos temos aqui em média 15 mil quilômetros em fronteira.” disse o parlamentar.

Governo anunciou que vai premiar estados na hora de fazer a distribuição dos recursos onde as Polícias Militares adotarem e também as cidades onde as Guarda Civis Metropolitanas também seguirem o exemplo.

Já há conversa com estados, no entanto apenas SP e SC passaram a usar as câmeras e os Estados da BA, RJ e CE sinalizaram que vão adotar.

REDUÇÃO DA LETALIDADE SERIA O OBJETIVO

O estado de São Paulo implementou em agosto de 2020 o uso das câmeras em agentes de segurança e as mortes cometidas por policiais militares em serviço chegaram ao menor patamar nas últimas duas décadas.

Dados oficiais apontam a morte de 256 pessoas por policiais militares em serviço no ano passado (menor número nos últimos 20 anos). Em 2021, foram 423 casos de mortes em ações de Policiais. Em 2020, o total era de 659 mortes.

Em SP desde 2020 câmeras fazem hoje parte da rotina de 179 unidades policiais, em 66 dos 134 batalhões da PM, com mais de 10 mil equipamentos corporais em uso.

Foto: Divulgação 

#Lula câmeras policiais implementar #GOVERNO

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

26/07
13:13

CONVENÇÃO DO AVANTE

O prefeito de Manaus e pré-candidato à reeleição, David Almeida (Avante), confirmou que a convenção do seu partido será no próximo dia 3 de agosto, às 19 horas, no Espaço Via Torres. Os partidos Avante, PSD, MDB, DC e AGIR estão articulados para apoiar sua reeleição, com outros partidos em tratativas. O anúncio do vice-prefeito ocorrerá próximo à convenção, com possíveis candidatos sendo Renato Júnior, Capitão William Dias e Shádia Fraxe. Almeida busca um vice com um perfil semelhante ao de seu atual vice, Marcos Rotta, elogiando sua lealdade e contribuição.

26/07
13:12

PREFEITO MULTADO

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) multou o prefeito de Barreirinha, Glênio Seixas (MDB), em R$ 13.600 devido à contratação irregular do cantor Raí Saia Rodada para a décima quinta Exposição e Feira Agropecuária de Barreirinha. A denúncia do Ministério Público de Contas (MPC) apontou a falta de licitação na contratação, violando princípios de transparência e competitividade. O TCE-AM também identificou falhas no cumprimento da Lei de Acesso à Informação pelo prefeito. Seixas tem 30 dias para pagar a multa, sob pena de inscrição em dívida ativa e possível cobrança judicial.

26/07
13:12

TSE REAGE A MADURO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu não enviar representantes para acompanhar as eleições presidenciais na Venezuela, programadas para domingo (28). A decisão foi tomada após Nicolás Maduro, candidato à reeleição e ditador da Venezuela, afirmar que as eleições no Brasil não são auditadas. O TSE reforçou a segurança e a auditabilidade das urnas eletrônicas brasileiras e classificou as declarações de Maduro como falsas. Inicialmente, o TSE havia designado dois especialistas para a missão, mas cancelou após as declarações desrespeitosas. Maduro enfrenta acusações de repressão e restrição de liberdade no período eleitoral.

26/07
13:09

VICE DE AMOM

No processo de escolha do vice-prefeito na chapa PSD-Cidadania de Amom Mandel, o nome de Virgílio Melo, secretário-geral do PSDB-AM, “corre por fora” como uma possível surpresa. Embora não seja o favorito, Virgílio tem uma sólida experiência em gestão e é confiável para o senador Plínio Valério. Outros candidatos considerados são a juíza aposentada Maria Eunice Torres do Nascimento, o ex-deputado Humberto Michiles e o ex-deputado Ricardo Nicolau, com este último enfrentando resistência familiar para retornar à política. A decisão será anunciada na convenção partidária marcada para o próximo dia 30, no Clube do Trabalhador do SESI em Manaus.

26/07
13:07

HANG CONDENADO

Luciano Hang, proprietário da Havan, foi condenado a 1 ano e 4 meses de regime semiaberto, 4 meses de serviço comunitário e multa de 35 salários-mínimos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A condenação é por “difamação” e “injúria” contra o arquiteto Humbert Hickel, após Hang chamá-lo de “esquerdopata” e sugerir que ele “vá a Cuba”. Hickel havia liderado uma campanha contra uma estátua da Liberdade em frente à loja Havan em Canela (RS). Hang defende sua liberdade de expressão e critica Hickel, alegando que ele está distorcendo os fatos para ganhar fama.

Ver mais >>

Programas