AO VIVO

Governo Lula copia modelo Doria e vai implantar câmeras em fardas de Policiais

O governo Lula vai adotar o uso de câmeras nas fardas de Policiais Penais, Rodoviários Federais (PRF) e da Força Nacional.

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

EXECUTIVO |

A ideia é copiar o modelo implantado pelo governo Doria em São Paulo, onde as câmeras gravam durante 12h ininterruptas as ações dos Policiais durante o plantão, gerando as imagens para uma central, que armazena em nuvem.

O governo petista quer também afastar a fama de não investir em segurança pública, criada após as gestões passadas.

O recurso viria do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) e a pasta da Segurança negocia ainda um suporte do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O dinheiro do Fundo tem o objetivo de apoiar projetos na área de Segurança é oriundo de Loterias (Lei 13.756 de 2018). O valor de 1 Bilhão de reais anual é dividido em 50% para os Estados e outros 50% para o Governo Federal usar como quiser.

Em entrevista para o site O Poder, o deputado estadual Cabo Maciel (PL) vê a ideia com bons olhos, mas reforça que ainda precisa ser bem estudada, para evitar possíveis falhas, principalmente em questões que envolvam as fronteiras existentes na região norte.

“Eu acho que a implantação de câmeras é viável, assim como o uso da tecnologia em favor do sistema de segurança, quer seja ele estadual ou federal. Porém eu tenho algumas ponderações, eu espero que esteja dentro desse planejamento, as nossas fronteiras. O norte do nosso país é geograficamente gigante, e nos temos aqui em média 15 mil quilômetros em fronteira.” disse o parlamentar.

Governo anunciou que vai premiar estados na hora de fazer a distribuição dos recursos onde as Polícias Militares adotarem e também as cidades onde as Guarda Civis Metropolitanas também seguirem o exemplo.

Já há conversa com estados, no entanto apenas SP e SC passaram a usar as câmeras e os Estados da BA, RJ e CE sinalizaram que vão adotar.

REDUÇÃO DA LETALIDADE SERIA O OBJETIVO

O estado de São Paulo implementou em agosto de 2020 o uso das câmeras em agentes de segurança e as mortes cometidas por policiais militares em serviço chegaram ao menor patamar nas últimas duas décadas.

Dados oficiais apontam a morte de 256 pessoas por policiais militares em serviço no ano passado (menor número nos últimos 20 anos). Em 2021, foram 423 casos de mortes em ações de Policiais. Em 2020, o total era de 659 mortes.

Em SP desde 2020 câmeras fazem hoje parte da rotina de 179 unidades policiais, em 66 dos 134 batalhões da PM, com mais de 10 mil equipamentos corporais em uso.

Foto: Divulgação 

#Lula câmeras policiais implementar #GOVERNO

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas