AO VIVO
Executivo - 22 de dezembro de 2021
Foto:

Governo do Estado expande rede de fornecimento de Gás Natural Veicular na capital

De acordo com o diretor técnico comercial da Cigás, Clovis Correia Júnior, o Gás Natural Veicular é mais uma alternativa de abastecimento para os usuários

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa

Motoristas da capital ganharam uma nova opção para abastecimento de seus veículos com Gás Natural Veicular (GNV). O Governo do Estado, por meio da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), expandiu a rede de fornecimento do combustível. Recentemente, o Auto Posto Distrito da bandeira Equador começou a fornecer o combustível em caráter comercial.

A iniciativa integra um conjunto de ações estratégicas, que vêm sendo implantadas, com o objetivo de garantir que o Gás Natural (GN) beneficie uma parcela cada vez maior da população. A unidade de venda de combustível, que fica localizada na Avenida Rodrigo Otávio, bairro Distrito Industrial, zona sul de Manaus, somar-se-á aos outros três postos que já operam em Manaus com gás natural veicular. O local funciona 24 horas, todos os dias da semana. Na próxima semana, o posto deve funcionar com a capacidade máxima.

De acordo com o diretor técnico comercial da Cigás, Clovis Correia Júnior, o GNV é mais uma alternativa de abastecimento para os usuários. Segundo ele, no mês de novembro, o volume de GNV comercializado no Amazonas registrou um recorde no segmento veicular. Ele pontua os benefícios do combustível.

“O GNV tem uma diferença de economia em relação aos combustíveis líquidos, que fica entre 40 e 45%, e essa economia no bolso das pessoas que vivem de carro, como os taxistas, frotistas e motoristas de aplicativos. Faz um diferencial significativo. Então, é importante a abertura desse novo posto na região do Distrito Industrial”, destacou o diretor técnico da Cigás, Clóvis Correia.

Ainda segundo o diretor, qualquer pessoa pode se tornar usuário do GNV ao procurar uma convertedora homologada no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Em seguida é necessário instalar um kit específico para que o veículo possa estar apto a receber o GNV.

“Ele não perde as características originais. Se o carro usava a gasolina, ele continua com a gasolina e tem mais uma opção. O intervalo de manutenção é maior, ele conserva mais o motor em relação aos combustíveis líquidos e é menos poluente também, possibilitando um benefício invisível, que é a redução da poluição”, pontuou.

Economia

O aumento do número de postos com oferta de Gás Natural ocorre em um momento oportuno, por proporcionar maior facilidade de acesso e comodidade aos motoristas, que passaram a utilizar o gás natural veicular atraídos, principalmente, pela economicidade.

Análise de dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a partir das variáveis preço e autonomia, indicam que a economia proporcionada pelo GNV no bolso dos motoristas pode chegar a 42%, em comparação com a gasolina e 50% em relação ao etanol.

Incentivo à conversão de veículos

Além disso, a expansão da rede de fornecimento do combustível está em consonância com a campanha ‘Faça a Conta. Use GNV!’, voltada à expansão da frota de veículos convertidos a Gás Natural veicular, por meio da concessão de 250 bônus, no valor de R$ 4 mil, a profissionais do volante (taxistas, motoristas de aplicativo e frotistas).

Lançada em 16 de setembro deste ano, pelo Governo do Estado, por meio da Cigás, a campanha tem a duração de um ano ou até a concessão do número total de benefícios. O regulamento da campanha está disponível no endereço eletrônico: www.usegnv.cigas-am.com.br.

Outros benefícios

O GNV proporciona um conjunto de vantagens, além da própria economia. Também prolonga a vida útil do veículo, porque não queima o óleo e nem produz impurezas no motor. E por se tratar do combustível fóssil menos poluente, o aumento de seu uso contribui para a melhoria da qualidade do ar, com impacto positivo sobre o meio ambiente.

Essas vantagens justificam o investimento no chamado kit GNV, usado na conversão de veículos para utilização deste combustível como opção adicional aos motoristas. O kit é formado por um conjunto de componentes e um tanque ou cilindro, cuja capacidade pode variar de 6 a 30 metros cúbicos.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

26/07
13:13

CONVENÇÃO DO AVANTE

O prefeito de Manaus e pré-candidato à reeleição, David Almeida (Avante), confirmou que a convenção do seu partido será no próximo dia 3 de agosto, às 19 horas, no Espaço Via Torres. Os partidos Avante, PSD, MDB, DC e AGIR estão articulados para apoiar sua reeleição, com outros partidos em tratativas. O anúncio do vice-prefeito ocorrerá próximo à convenção, com possíveis candidatos sendo Renato Júnior, Capitão William Dias e Shádia Fraxe. Almeida busca um vice com um perfil semelhante ao de seu atual vice, Marcos Rotta, elogiando sua lealdade e contribuição.

26/07
13:12

PREFEITO MULTADO

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) multou o prefeito de Barreirinha, Glênio Seixas (MDB), em R$ 13.600 devido à contratação irregular do cantor Raí Saia Rodada para a décima quinta Exposição e Feira Agropecuária de Barreirinha. A denúncia do Ministério Público de Contas (MPC) apontou a falta de licitação na contratação, violando princípios de transparência e competitividade. O TCE-AM também identificou falhas no cumprimento da Lei de Acesso à Informação pelo prefeito. Seixas tem 30 dias para pagar a multa, sob pena de inscrição em dívida ativa e possível cobrança judicial.

26/07
13:12

TSE REAGE A MADURO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu não enviar representantes para acompanhar as eleições presidenciais na Venezuela, programadas para domingo (28). A decisão foi tomada após Nicolás Maduro, candidato à reeleição e ditador da Venezuela, afirmar que as eleições no Brasil não são auditadas. O TSE reforçou a segurança e a auditabilidade das urnas eletrônicas brasileiras e classificou as declarações de Maduro como falsas. Inicialmente, o TSE havia designado dois especialistas para a missão, mas cancelou após as declarações desrespeitosas. Maduro enfrenta acusações de repressão e restrição de liberdade no período eleitoral.

26/07
13:09

VICE DE AMOM

No processo de escolha do vice-prefeito na chapa PSD-Cidadania de Amom Mandel, o nome de Virgílio Melo, secretário-geral do PSDB-AM, “corre por fora” como uma possível surpresa. Embora não seja o favorito, Virgílio tem uma sólida experiência em gestão e é confiável para o senador Plínio Valério. Outros candidatos considerados são a juíza aposentada Maria Eunice Torres do Nascimento, o ex-deputado Humberto Michiles e o ex-deputado Ricardo Nicolau, com este último enfrentando resistência familiar para retornar à política. A decisão será anunciada na convenção partidária marcada para o próximo dia 30, no Clube do Trabalhador do SESI em Manaus.

26/07
13:07

HANG CONDENADO

Luciano Hang, proprietário da Havan, foi condenado a 1 ano e 4 meses de regime semiaberto, 4 meses de serviço comunitário e multa de 35 salários-mínimos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A condenação é por “difamação” e “injúria” contra o arquiteto Humbert Hickel, após Hang chamá-lo de “esquerdopata” e sugerir que ele “vá a Cuba”. Hickel havia liderado uma campanha contra uma estátua da Liberdade em frente à loja Havan em Canela (RS). Hang defende sua liberdade de expressão e critica Hickel, alegando que ele está distorcendo os fatos para ganhar fama.

Ver mais >>

Programas