AO VIVO
Executivo - 22 de dezembro de 2021
Foto:

Governo do Estado expande rede de fornecimento de Gás Natural Veicular na capital

De acordo com o diretor técnico comercial da Cigás, Clovis Correia Júnior, o Gás Natural Veicular é mais uma alternativa de abastecimento para os usuários

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa

Motoristas da capital ganharam uma nova opção para abastecimento de seus veículos com Gás Natural Veicular (GNV). O Governo do Estado, por meio da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), expandiu a rede de fornecimento do combustível. Recentemente, o Auto Posto Distrito da bandeira Equador começou a fornecer o combustível em caráter comercial.

A iniciativa integra um conjunto de ações estratégicas, que vêm sendo implantadas, com o objetivo de garantir que o Gás Natural (GN) beneficie uma parcela cada vez maior da população. A unidade de venda de combustível, que fica localizada na Avenida Rodrigo Otávio, bairro Distrito Industrial, zona sul de Manaus, somar-se-á aos outros três postos que já operam em Manaus com gás natural veicular. O local funciona 24 horas, todos os dias da semana. Na próxima semana, o posto deve funcionar com a capacidade máxima.

De acordo com o diretor técnico comercial da Cigás, Clovis Correia Júnior, o GNV é mais uma alternativa de abastecimento para os usuários. Segundo ele, no mês de novembro, o volume de GNV comercializado no Amazonas registrou um recorde no segmento veicular. Ele pontua os benefícios do combustível.

“O GNV tem uma diferença de economia em relação aos combustíveis líquidos, que fica entre 40 e 45%, e essa economia no bolso das pessoas que vivem de carro, como os taxistas, frotistas e motoristas de aplicativos. Faz um diferencial significativo. Então, é importante a abertura desse novo posto na região do Distrito Industrial”, destacou o diretor técnico da Cigás, Clóvis Correia.

Ainda segundo o diretor, qualquer pessoa pode se tornar usuário do GNV ao procurar uma convertedora homologada no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Em seguida é necessário instalar um kit específico para que o veículo possa estar apto a receber o GNV.

“Ele não perde as características originais. Se o carro usava a gasolina, ele continua com a gasolina e tem mais uma opção. O intervalo de manutenção é maior, ele conserva mais o motor em relação aos combustíveis líquidos e é menos poluente também, possibilitando um benefício invisível, que é a redução da poluição”, pontuou.

Economia

O aumento do número de postos com oferta de Gás Natural ocorre em um momento oportuno, por proporcionar maior facilidade de acesso e comodidade aos motoristas, que passaram a utilizar o gás natural veicular atraídos, principalmente, pela economicidade.

Análise de dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a partir das variáveis preço e autonomia, indicam que a economia proporcionada pelo GNV no bolso dos motoristas pode chegar a 42%, em comparação com a gasolina e 50% em relação ao etanol.

Incentivo à conversão de veículos

Além disso, a expansão da rede de fornecimento do combustível está em consonância com a campanha ‘Faça a Conta. Use GNV!’, voltada à expansão da frota de veículos convertidos a Gás Natural veicular, por meio da concessão de 250 bônus, no valor de R$ 4 mil, a profissionais do volante (taxistas, motoristas de aplicativo e frotistas).

Lançada em 16 de setembro deste ano, pelo Governo do Estado, por meio da Cigás, a campanha tem a duração de um ano ou até a concessão do número total de benefícios. O regulamento da campanha está disponível no endereço eletrônico: www.usegnv.cigas-am.com.br.

Outros benefícios

O GNV proporciona um conjunto de vantagens, além da própria economia. Também prolonga a vida útil do veículo, porque não queima o óleo e nem produz impurezas no motor. E por se tratar do combustível fóssil menos poluente, o aumento de seu uso contribui para a melhoria da qualidade do ar, com impacto positivo sobre o meio ambiente.

Essas vantagens justificam o investimento no chamado kit GNV, usado na conversão de veículos para utilização deste combustível como opção adicional aos motoristas. O kit é formado por um conjunto de componentes e um tanque ou cilindro, cuja capacidade pode variar de 6 a 30 metros cúbicos.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas