AO VIVO
Executivo - 18 de maio de 2024
Foto: Divulgação

Governo do Amazonas traz primeiros atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul

Os primeiros 34 cidadãos realocados chegaram em Manaus, às 1h40, deste sábado (18) em voo comercial

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

O Governo do Amazonas, por meio da Defesa Civil, iniciou a realocação dos amazonenses residentes no Rio Grande do Sul após o desastre das enchentes. O primeiro voo chegou a Manaus na madrugada deste sábado (17) com 34 passageiros.

O voo comercial saiu de Florianópolis e desembarcou às 1h40 da madrugada no aeroporto internacional Eduardo Gomes. Um segundo voo também deve sair de Florianópolis neste sábado, às 10h, e chegar em Manaus às 16h, trazendo mais 32 passageiros.

A partida de Florianópolis se deve à interdição dos aeroportos nas localidades afetadas pelas enchentes. Por essa razão, os cidadãos foram solicitados a se deslocarem para a capital de Santa Catarina, de onde embarcam de volta para Manaus.

A ação faz parte da Operação Amazonas pelo Rio Grande do Sul, lançada pelo Governador Wilson Lima, no dia 9 de maio, e que visa assistir as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Cerca de 100 pedidos foram recebidos pela Defesa Civil do Amazonas. Inicialmente, foi realizado o atendimento e levantamento de informações para uma análise detalhada da demanda e da logística necessária.

“É com muita felicidade que recebemos todas essas famílias que estavam com dificuldade de retornar ao Amazonas. E hoje estamos trazendo elas para que possam voltar às suas vidas dentro da normalidade”, destacou o secretário da Defesa Civil, Coronel Francisco Máximo.

Com base nessa análise, e considerando critérios de prioridade como questões de saúde, crianças e idosos, pessoas com deficiência (PCD), e estudantes isolados, a Defesa Civil deu início ao processo de realocação. Entre os passageiros, estavam duas crianças com transtorno do espectro autista, uma criança com síndrome de Down, três famílias que estavam em abrigos e a maioria, pessoas que estavam alojadas na casa de amigos nas cidades de Porto Alegre, Canoas, Canelas e Gramado.

Emoção e gratidão
Alegria e emoção foram os principais sentimentos expressados pelos familiares que se reencontraram no aeroporto.

O oficial de náutica, Sérgio Alexandre, 57, aguardou ansiosamente a chegada do filho, da nora e dos netos.

“Agradecemos ao Governo do Amazonas por essa força humanitária, e estou muito feliz por esse regresso de estar aqui abraçando meu filho novamente com a sua esposa, com meus filhos, e aqui poder dar um suporte legal para eles”.

A autônoma Ellen de Almeida se emocionou ao rever os familiares. “Graças a Deus estamos em casa e perto da família. A cidade de Porto Alegre está em uma situação caótica, assim como o estado todo. É um momento totalmente atípico e que ninguém esperava passar por tudo isso”.

A aposentada Heloísa Araújo agradeceu o apoio do governador Wilson Lima pela sensibilidade junto às famílias.

“Devemos isso ao governador do estado (Wilson Lima) porque foi ele que nos proporcionou esse bem-estar! lá em Porto Alegre está muito difícil, mas graças a Deus deu tudo certo e chegamos aqui em paz”.

Doações

As doações de alimentos e água para a campanha “Amazonas pelo Rio Grande do Sul”, seguem até este sábado (18/05), às 17h, em 15 postos de arrecadação do Governo do Amazonas, distribuídos em todas as zonas da cidade, entre unidades da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Centros de Convivência da Família e Secretaria de Assistência Social.

Os doadores devem se atentar ao prazo de validade dos alimentos, que devem ser entregues com o lacre original para garantir a integridade e segurança durante o transporte e distribuição, evitando a contaminação, vazamentos ou danos que possam comprometer a utilidade dos itens.

Já as doações de ração, medicamentos e outros itens veterinários, também poderão ser feitas até hoje, no posto montado na sede da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

*Com informações da assessoria de comunicação

#Governo do Amazonas

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

26/07
13:13

CONVENÇÃO DO AVANTE

O prefeito de Manaus e pré-candidato à reeleição, David Almeida (Avante), confirmou que a convenção do seu partido será no próximo dia 3 de agosto, às 19 horas, no Espaço Via Torres. Os partidos Avante, PSD, MDB, DC e AGIR estão articulados para apoiar sua reeleição, com outros partidos em tratativas. O anúncio do vice-prefeito ocorrerá próximo à convenção, com possíveis candidatos sendo Renato Júnior, Capitão William Dias e Shádia Fraxe. Almeida busca um vice com um perfil semelhante ao de seu atual vice, Marcos Rotta, elogiando sua lealdade e contribuição.

26/07
13:12

PREFEITO MULTADO

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) multou o prefeito de Barreirinha, Glênio Seixas (MDB), em R$ 13.600 devido à contratação irregular do cantor Raí Saia Rodada para a décima quinta Exposição e Feira Agropecuária de Barreirinha. A denúncia do Ministério Público de Contas (MPC) apontou a falta de licitação na contratação, violando princípios de transparência e competitividade. O TCE-AM também identificou falhas no cumprimento da Lei de Acesso à Informação pelo prefeito. Seixas tem 30 dias para pagar a multa, sob pena de inscrição em dívida ativa e possível cobrança judicial.

26/07
13:12

TSE REAGE A MADURO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu não enviar representantes para acompanhar as eleições presidenciais na Venezuela, programadas para domingo (28). A decisão foi tomada após Nicolás Maduro, candidato à reeleição e ditador da Venezuela, afirmar que as eleições no Brasil não são auditadas. O TSE reforçou a segurança e a auditabilidade das urnas eletrônicas brasileiras e classificou as declarações de Maduro como falsas. Inicialmente, o TSE havia designado dois especialistas para a missão, mas cancelou após as declarações desrespeitosas. Maduro enfrenta acusações de repressão e restrição de liberdade no período eleitoral.

26/07
13:09

VICE DE AMOM

No processo de escolha do vice-prefeito na chapa PSD-Cidadania de Amom Mandel, o nome de Virgílio Melo, secretário-geral do PSDB-AM, “corre por fora” como uma possível surpresa. Embora não seja o favorito, Virgílio tem uma sólida experiência em gestão e é confiável para o senador Plínio Valério. Outros candidatos considerados são a juíza aposentada Maria Eunice Torres do Nascimento, o ex-deputado Humberto Michiles e o ex-deputado Ricardo Nicolau, com este último enfrentando resistência familiar para retornar à política. A decisão será anunciada na convenção partidária marcada para o próximo dia 30, no Clube do Trabalhador do SESI em Manaus.

26/07
13:07

HANG CONDENADO

Luciano Hang, proprietário da Havan, foi condenado a 1 ano e 4 meses de regime semiaberto, 4 meses de serviço comunitário e multa de 35 salários-mínimos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A condenação é por “difamação” e “injúria” contra o arquiteto Humbert Hickel, após Hang chamá-lo de “esquerdopata” e sugerir que ele “vá a Cuba”. Hickel havia liderado uma campanha contra uma estátua da Liberdade em frente à loja Havan em Canela (RS). Hang defende sua liberdade de expressão e critica Hickel, alegando que ele está distorcendo os fatos para ganhar fama.

Ver mais >>

Programas