AO VIVO
Executivo - 09 de maio de 2022
Foto:

Governo do Amazonas inicia implantação de iluminação de LED no interior

De acordo com o coordenador executivo da UGPE, trezentas toneladas de materiais e equipamentos foram despachadas em balsa, que desembarcaram nesta manhã no porto de Tefé

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

AMAZONAS |

Operações do programa Ilumina+ Amazonas, do Governo do Amazonas, que visa modernizar a iluminação pública do interior, iniciou nesta segunda-feira (9), no município de Tefé (a 523 quilômetros de Manaus). O programa é executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).

Trezentas toneladas de materiais e equipamentos foram despachadas em balsa, que saiu de Manaus na semana passada e desembarcou nesta manhã no porto de Tefé. À tarde já iniciaram as substituições das lâmpadas antigas por luminárias modernas de LED nas ruas da cidade.

De acordo com o coordenador executivo da UGPE, Marcellus Campêlo, serão substituídos 2.744 pontos de iluminação em Tefé. “Cem por cento da área urbana terá a iluminação padronizada em LED nos próximos dias. Isso trará impacto inclusive na segurança pública, já que as ruas estarão mais iluminadas”, explicou, destacando que uma outra balsa está em deslocamento para Parintins, onde os trabalhos também iniciam nesta semana.

“Até o fim do ano, o Estado pretende modernizar a iluminação pública urbana das 20 maiores cidades do estado, com investimento inicial de R$ 110 milhões”, explicou o coordenador.

O prefeito de Tefé, Nicson Marreira Lima, acompanhou a chegada da balsa e o início dos trabalhos. Ele agradeceu ao governador Wilson Lima, pelo fato de ter iniciado o programa por Tefé. “Quero agradecer a Deus e ao governador Wilson Lima, por ter escolhido Tefé para ser o primeiro município do Estado do Amazonas a receber a iluminação de LED. Uma iluminação moderna. Com isso, nós vamos ter toda a cidade iluminada, bairros, becos e as principais vias. Isso mostra o apreço do governador com o nosso município”, disse.

Benefícios – Conforme o governador Wilson Lima, o programa Ilumina+ Amazonas proporcionará a modernização de todo o sistema de iluminação pública do interior, com inúmeras vantagens econômicas para as prefeituras, além de representar mais segurança e bem-estar para a população.

A lâmpada de LED economiza em até 60% o custo com a energia elétrica e tem maior eficiência, ou seja, ilumina mais com menos consumo, além de contribuir com a segurança das cidades. Também contribui com o meio ambiente, tendo em vista que no interior do estado há muitas termelétricas, nas quais o óleo diesel é utilizado e, com as lâmpadas de LED, o consumo do combustível irá reduzir.

“Quando a gente deixa de consumir energia elétrica, principalmente, no interior do Amazonas, onde tem muita termoelétrica ainda utilizando óleo diesel, a gente também protege o meio ambiente. O programa está completamente coadunado com as políticas de meio ambiente”, explica Marcellus Campêlo.

Em Maués (a 276 quilômetros de Manaus), o Governo do Amazonas já havia implantado iluminação de LED. O serviço foi executado por meio do ProsaiMaués, concluído em 2019. Outros municípios, como Atalaia do Norte, Alvarães e Novo Airão, estão sendo contemplados por convênios através dos quais o Governo do Estado vai repassar o recurso e as próprias prefeituras irão realizar o serviço.

whatsapp image 2022 05 09 at 17.37.32 whatsapp image 2022 05 09 at 17.37.27 whatsapp image 2022 05 09 at 17.37.28

Fotos: Divulgação/UGPE

#Amazonas #Opoder tefé #Operações

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas