AO VIVO
Executivo - 30 de outubro de 2023
Foto: Leon Furtado

Governo do AM e Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura anunciam parcerias

Reunião ainda contou com a assinatura do programa nacional de crédito fundiário para auxiliar trabalhadores rurais sem terra

Por: Leon Furtado
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

O governador Wilson Lima (UB) e o ministro Paulo Teixeira, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura, se reuniram para discutir a crise climática na Amazônia e anunciar parcerias que visam o enfrentamento dos desafios na região. A reunião ocorreu nesta segunda-feira (30), na sede do Governo do Amazonas, em Manaus.

Lima destacou a importância do momento para discutir temas como ações preventivas aos efeitos da estiagem no Estado para o setor agrário, além da regularização fundiária.

“O objetivo da vinda do ministro aqui é para a gente tratar de assuntos relacionados naturalmente à seca e o impacto que isso tem causado para a nossa população, sobretudo para a agricultura familiar. Tem um outro assunto que é muito caro à Amazônia como um todo, que é a questão da regularização fundiária. Nós temos uma série de ações do governo federal no sentido de ofertar crédito, no sentido de fazer o fomento de sistemas agroflorestais, do fomento de algumas cadeias produtivas, mas essas questões só avançam se a gente tiver a questão da legalização, da regularização das terras”, esclareceu.

Teixeira enfatizou que a crise climática não é causada pela Amazônia, mas sim a Amazônia está sofrendo os impactos dessa crise climática e anunciou novos investimentos do Governo Federal.

“É fruto de uma crise climática que a Amazônia não é responsável por essa crise climática, é vítima da crise climática. E por essa razão, o presidente Lula está debatendo com outros países para que esses países, que são os responsáveis pelo aquecimento global, possam destinar recursos para o desenvolvimento da Amazônia e para que a Amazônia continue desempenhando um papel importante no mundo, mas que o seu povo também desenvolva. O presidente Lula já destinou cerca de um bilhão de reais para o estado para inúmeras finalidades”, estimou.

O ministro também mencionou medidas específicas para atender comunidades isoladas afetadas pela crise climática: “Hoje de manhã eu disse ao governador Wilson Lima que conversei com o ministro Valdez e que aquelas comunidades isoladas, onde você não consegue chegar mais por barco, porque o rio baixou, para essas comunidades ele disse que vai conversar com a FAB para destinar mais helicópteros para levar cestas básicas e água para as comunidades isoladas que estão sofrendo os efeitos desse problema climático dramático que a Amazônia está enfrentando.”

A reunião ainda contou com a assinatura do programa nacional de crédito fundiário, que tem como objetivo auxiliar trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra na compra de terras. Além disso, foi anunciada uma parceria institucional entre o governo estadual e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura voltada para o compartilhamento de dados, serviços, conhecimentos técnicos, métodos, soluções gerenciais e tecnológicas, com foco na gestão e fortalecimento da regularização fundiária.

#Wilson Lima Ministro da Agricultura Paulo Teixeira

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas