AO VIVO

Governo do AM abre diálogo com Inpa para desenvolver ações sustentáveis

A iniciativa vai beneficiar os povos tradicionais e buscar soluções sustentáveis a partir da floresta

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), abriu diálogo com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), para desenvolver ações em conjunto que vão beneficiar a pesquisa científica e melhorar a qualidade de vida da população do Estado. O compromisso foi firmado, nesta quarta-feira (8/2), entre o titular da Sedecti, Pauderney Avelino, e a diretora-presidente do Inpa, Antônia Franco, durante visita ao Instituto.

De acordo com Pauderney, o governo do Amazonas vai auxiliar a autarquia em ações que vão ser potencializadas no interior do Estado. Essas parcerias serão firmadas através da Sedecti e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), com o intuito de aproveitar o conhecimento dos povos tradicionais do Amazonas nas pesquisas científicas resultando em soluções na medicina, biofármacos e biojóias.

“É muito importante, e quem ganha com isso é a ciência. Vamos buscar, via pesquisa, a melhoria da nossa região e do país. Nós estamos trabalhando para cuidar do desenvolvimento de ações com populações tradicionais. Já demos início nesta ação na Secretaria para levarmos atividade econômica sustentável para estas populações, seja através do turismo, ou utilização do conhecimento das populações tradicionais em medicina, biojóias e tudo que possa gerar algum fator econômico para beneficiar os caboclos e indígenas”, destacou.

A diretora-presidente do Inpa, Antônia Franco, afirmou que o instituto desenvolve algumas ações de pesquisa junto a população, mas considera que é importante ter o apoio do Governo do Estado, para potencializar a realização e divulgação do trabalho científico mostrando que a produção realizada no Inpa beneficia o dia a dia dos cidadãos do Amazonas e do mundo.

“Estamos muito felizes por receber o secretário. Nós tivemos a oportunidade de mostrar mais e discutir mais as ideias que podem ser alcançadas e desenvolvidas. Desejamos que essas ideias sejam aplicadas em prol do desenvolvimento do Estado do Amazonas e o Inpa agradece e se coloca à disposição”, disse.

A discussão entre os órgãos vai se estender nas próximas semanas, por meio da Fapeam, para o alinhamento das ações conjuntas.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

28/02
17:10

DAVID E VALDEMAR?

Esta semana, cresceram as especulações de que o prefeito David Almeida se encontraria com o presidente nacional do PL para supostamente tratar do seu ingresso à legenda de Bolsonaro. Nem ontem nem hoje aconteceu encontro algum, de acordo com a agenda de Valdemar da Costa Neto até esta quarta-feira (28). Fala-se até em uma chapa encabeçada por David, com o deputado Alberto Neto como vice; no entanto, Neto afirmou em entrevista nesta terça-feira (27) que é o pré-candidato da direita em Manaus e conta com o apoio do ex-presidente.

23/02
15:04

“FORA DA CURVA”

“Amom é um político ‘fora da curva’, diferenciado e um grande fenômeno no estado do Amazonas. Agregar apoio político e popular aos 23 anos de idade é algo que ocorre de tempos em tempos.” O comentário foi feito na manhã desta sexta-feira (23), no evento de lançamento da pré-candidatura do deputado federal Amom Mandel (Cidadania) a prefeito de Manaus, à reportagem do site O Poder.com pelo experiente político e membro do PSDB-AM, Humberto Michiles.

23/02
14:46

VICE DE AMOM?

O pré-candidato oficial da Federação PSDB-Cidadania, deputado federal Amom Mandel, tem a liberdade de escolher quem será seu vice na chapa à prefeitura de Manaus, sem nenhuma intervenção dos partidos e apoiadores de sua campanha. A afirmação foi feita pelo senador Plínio Valério, presidente da federação, em entrevista ao site OPoder.com. Amom afirmou que as conversas estão avançadas, mas ainda não há um nome definido.

08/02
14:52

FINANCIAMENTO PÚBLICO X PRIVADO

O deputado Adjuto Afonso (UB) comentou nesta quinta-feira, 08/02, durante o lançamento do programa de financiamento + Créditos Amazonas da AFEAM, que o governo tem facilitado muito para o microempreendedor do interior através do programa. Para o deputado, não foi surpresa o anúncio da agência ser a primeira do país em financiamento público para microempreendedores. Oriundo da calha do rio Purus, ele fala com propriedade.

01/02
11:45

VAI DE PDT

O vereador de Itacoatiara, Arnoud Lucas, que é pré-candidato à prefeitura daquele município, revelou ao site O Poder que aguardará o período da janela partidária (7 de março a 5 de abril) para sair do atual partido em que está filiado, o Partido Verde (PV), e mudar para o Partido Democrático Trabalhista (PDT). Ele afirmou que já recebeu o aval do presidente estadual da legenda no Amazonas, o ex-deputado estadual Luiz Castro, e acredita que terá no PDT-AM o suporte necessário para viabilizar o seu projeto de candidatura à prefeitura de Itacoatiara.

Ver mais >>

Programas