De acordo com o Estado, o investimento abrange todas as ações culturais promovidas neste período de final de ano
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM
Ao contrário do que foi amplamente propagado na última semana, a árvore de Natal montada no Largo São Sebastião, bairro Centro, zona sul da cidade, não custou R$ 2 milhões. O valor, que está correto, abrange todas as ações natalinas promovidas pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), conforme informações de Marcos Apolo, titular da pasta.
Durante entrevista ao programa ‘SEU DIA’, na Rádio Cidade (99.3 FM), Marcos Apolo esclareceu que a preocupação maior era a geração de emprego e renda e que o valor foi investido em diversos setores. “O valor não é apenas da árvore, mas sim para todos os artistas e profissionais envolvidos (técnicos de som, figurinistas, seguranças, motoristas) nas atividades culturais deste período”, disse ele.
Além disso, o secretário de Cultura ressaltou que o investimento acaba retornado aos cofres públicos por meio de impostos gerados a partir do consumo feito naquela região. “As pessoas que chegam na cidade para férias, por exemplo, vão até o Largo e geram lucro. Isso sem falar do entretenimento ofertado pelo Estado”, salientou.
Serviços contratados pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa
Segundo documento ao qual o site O PODER teve acesso, o valor investido teve como objetivo a contratação do serviço de produção artística incluindo material; serviço de direção técnica, incluindo alimentação e logística; serviço de operacionalização de eventos natalinos, além do serviço de manutenção, montagem e desmontagem da árvore de Natal.
“Nossa programação de final de ano movimenta um público expressivo na região do Largo. Nosso espetáculo de Natal, no Teatro Amazonas, teve o primeiro lote esgotado em 30 minutos. O segundo em 41 minutos. Isso mostra que a população gosta de prestigiar os nossos corpos artísticos”, revelou Marcos Apolo.
Ele destacou, ainda, que esta é a oportunidade que muitos profissionais estão tendo de trabalhar neste ano, por conta da pandemia do novo coronavírus. “Eles estavam aflitos, sem trabalhar por nove meses. Esse ano foi cheio de incertezas por contada pandemia e, agora, conseguimos, com a publicação do último decreto que flexibiliza um pouco as atividades do setor cultural, realizar a nossa programação”.
Sobre a dispensa de licitação, o secretário detalhou que os R$ 2 milhões já estavam no planejamento, mas por falta de certeza sobre os decretos de flexibilização, a licitação seria inviável por conta do prazo. “Porém, fizemos a coleta de orçamentos e foram selecionados todos aqueles que apresentaram os menores valores. Saiu no Diário Oficial, foi dada ampla publicidade, sem esconder nada dos órgãos controladores”, finalizou.
O procurador-geral do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, foi condecorado pelo Grupo Ser Educacional em homenagem aos 30 anos da Uninorte. Junto a 19 autoridades, ele foi reconhecido por suas contribuições à educação. Alberto dedicou a homenagem aos membros do MPAM, destacando o compromisso da instituição com a defesa da ordem jurídica e da educação.
Nesta semana, o Comitê de Defesa da Amazônia (Condefesa) foi criado na FIEAM em Manaus, com o objetivo de integrar a indústria de defesa da região às Forças Armadas. Focado em temas como segurança cibernética e tecnologias sustentáveis, o Condefesa visa promover o diálogo entre setores e gerar empregos. Sua estrutura inclui um presidente, um vice, um diretor-executivo e conselheiros civis e militares.
O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) anunciou a criação do Comitê de Enfrentamento às Queimadas no Controle Externo, durante a 33ª Sessão Ordinária. Aprovada por unanimidade, a iniciativa visa intensificar o controle e combate às queimadas no Amazonas, especialmente na seca. O comitê, composto por seis membros, avaliará a eficiência de programas ambientais e promoverá ações integradas entre estado e municípios para aprimorar as políticas de combate às queimadas e monitorar a legislação ambiental.
Uma carreata em Coari, chamada “Carreata da Gratidão”, mobilizou cerca de 30 mil pessoas, incluindo 12 mil motocicletas e diversos carros de passeio. O evento, que durou aproximadamente duas horas, percorreu dez bairros da cidade e teve a presença de Adail Pinheiro, seu filho Emanoel (candidato a vice-prefeito), do deputado federal Adail Filho, do atual prefeito Keitton Pinheiro, além de vereadores e outras autoridades locais. A mobilização ocorreu após o registro de candidatura de Adail Pinheiro ser deferido.
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Deixe um comentário