Segundo Denarium a parceria com o governo federal e ministério de telecomunicação permitiram o cabeamento de fibra ótica, que terá o início no município de Novo Airão no AM
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
O governador de Roraima, Antônio Denarium (Progressistas), anunciou nesta sexta-feira (11) o início das obras, no próximo dia 28 de agosto, do cabeamento subaquático com estrutura de fibra ótica, pelo Rio Branco, que tem o objetivo de melhorar a qualidade de serviço da internet no estado.
“Está vindo lá do estado do Amazonas, uma fibra ótica de boa qualidade, que vai ampliar a velocidade em até dez vezes da nossa internet, levando uma comunicação melhor para o nosso povo”, salientou.
Segundo Denarium a parceria com o governo federal e ministério de telecomunicação permitiram o planejamento da rota do cabeamento de fibra ótica, que terá o início no município de Novo Airão, no estado do Amazonas.
A Entidade Administradora Faixa (EAF), responsável pela implantação do 5G no Brasil, explicou que o projeto também foi desenvolvido pela Anatel, para Agência Nacional de Comunicações e que vai executar o programa.
“Vai levar mais capacidade nos termos de internet e também uma resiliência muito superior, atendendo a população de Roraima de maneira geral, uma qualidade maior de internet, temos capacidade e qualidade”, disse Délcio de Medeiros Sales, representante da EAF.
O secretário da Casa Civil do Amazonas, Flávio Antony, participou em Roma do Fórum IAmazonia, representando o governador Wilson Lima. Ele destacou a importância de cuidar das pessoas que vivem na floresta e defendeu o acesso à internet e à água potável para as comunidades amazônicas. Antony citou ações do governo, como os programas Guardiões da Floresta e Escola da Floresta. “Ninguém se importa mais com a floresta do que o nosso povo”, afirmou. O evento segue até sexta-feira com debates sobre bioeconomia e justiça climática.
O PL 342/2025, do deputado Roberto Cidade (UB), torna obrigatória a notificação à polícia sobre o uso de dados em golpes cibernéticos no Amazonas. A proposta visa agilizar a identificação dos autores e proteger os cidadãos. Segundo a SSP-AM, os crimes cibernéticos cresceram 53,9% de 2023 a 2024. A notificação deverá ser feita em até 48 horas por operadoras, bancos, redes sociais e outras plataformas, contendo dados, descrição e indícios dos casos.
Segundo o Paraná Pesquisas, Lula enfrenta queda nas intenções de voto há 20 meses, caindo de 48% em agosto de 2023 para 40,4% em abril de 2025. Enquanto isso, Bolsonaro cresceu de 38,5% para 46% no mesmo período. A virada ocorreu em março de 2024. Michelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas também apresentaram alta, chegando a 45% e 43,4%, respectivamente. Em todos os cenários, Lula segue em queda, apesar das mudanças na comunicação do governo.
Alfredo Nascimento, presidente do PL no Amazonas, afirmou que ainda não há definições sobre as vagas de vice e segunda candidatura ao Senado na chapa de 2026. Ele destacou que a construção do grupo político será feita com base em afinidades ideológicas. Também ressaltou a pré-candidatura de Maria do Carmo Seffair ao governo como prioridade do PL e disse que vai colocar sua experiência à disposição para ajudá-la a ser governadora.
A Prefeitura de Novo Aripuanã firmou dois contratos que somam R$ 1,89 milhão para compra de mobiliário ao complexo administrativo, apesar de denúncias de abandono na rede municipal de ensino. Os contratos foram assinados com empresas de Manaus e gerenciados pela Secretaria de Administração. O MPAM apura problemas como falta de merenda, transporte escolar e insumos nas escolas, além de possíveis irregularidades em concurso público da gestão.
Deixe um comentário