AO VIVO
Executivo - 24 de abril de 2024
Foto: Diego Peres / Secom

Wilson apresenta mercado de carbono e iniciativas sustentáveis do AM à embaixadora polonesa

O governador Wilson Lima destacou ainda a Zona Franca como principal matriz socioeconômica do estado e a preocupação em levar melhorias à população

Por: Da Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

O governador Wilson Lima recebeu, nesta quarta-feira (24), a embaixadora da Polônia no Brasil Bogna Joanna Janke e apresentou potenciais de parcerias desenvolvidas ou incentivadas pelo Governo do Amazonas. Entre eles, iniciativas como a venda de créditos de carbono, que já é uma realidade no estado, a atração de empresas ao Polo Industrial de Manaus, além de investimentos em áreas protegidas.

No encontro na sede do Governo do Estado, o governador destacou que é importante manter o diálogo e estreitar relações com outros países interessados em conciliar a preocupação com a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida de quem depende da floresta e ajuda a preservá-la, como saneamento, infraestrutura básica e comunicação, como acesso à internet.

“A gente tem um interesse muito grande na cooperação e parcerias com países que estejam interessados em nos ajudar a proteger nossa floresta, mas principalmente em melhorar a qualidade de vida da nossa população. Isso pra gente é o mais importante. Então, toda possibilidade de investimento nesse sentido sempre será bem-vinda“, afirmou Wilson Lima.

O governador ressaltou que o Amazonas possui 97% da sua floresta amazônica preservada. Uma das responsáveis é a Zona Franca de Manaus, com mais de 500 empresas instaladas e mais de 120 mil empregos diretos mantidos com a partir de incentivos fiscais ofertados pelo governo.

Wilson Lima citou ainda o Mercado de Carbono do Estado, que inclui um Sistema Jurisdicional focado na comercialização de 806,9 milhões de toneladas de créditos históricos de carbono disponíveis para venda e potencial de captar R$ 2,4 bilhões. Também já foram anunciadas as primeiras propostas aprovadas em edital lançado pelo Estado que devem gerar mais de R$ 3,3 bilhões em novos créditos de carbono em duas Unidades de Conservação (UCs).

Segundo a embaixada polonesa no Brasil, a visita objetivou compreender o potencial econômico do Amazonas e oportunidades, especialmente nas áreas de turismo, cultura e desenvolvimento socioeconômico.

“Um encontro produtivo. Vejo de forma muito positiva como o governador mantém o diálogo entre o estado e meu país. Viemos para conhecer oportunidades de cooperações nas áreas de proteção ambiental, turismo e também para nossas empresas com o Amazonas, que é um estado muito popular na Polônia“, disse Bogna Janke, em sua visita ao estado pela primeira vez.

A embaixadora chegou à capital amazonense nesta quarta e ficará sexta-feira (26), tendo reuniões agendadas também com a Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

Também estiveram presentes na reunião o secretário-executivo de Cultura, Cândido Jeremias; o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Gustavo Igrejas; e a vice-presidente da Empresa de Turismo do Amazonas, Laena Porto.

*Com informações da assessoria de comunicação

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas