AO VIVO

Feiras de Produtos Regionais da ADS geram emprego e renda no Amazonas

MANAUS | AM Produtores rurais que atuam nas Feiras de Produtos Regionais da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) destacam a importância do programa para o sustento de suas famílias. Com a estrutura mantida pelo Governo do Estado, as feiras geram emprego e renda para mais de 600 agricultores do estado, sendo 250 somente […]

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

MANAUS | AM

Produtores rurais que atuam nas Feiras de Produtos Regionais da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) destacam a importância do programa para o sustento de suas famílias. Com a estrutura mantida pelo Governo do Estado, as feiras geram emprego e renda para mais de 600 agricultores do estado, sendo 250 somente em Manaus.

De terça-feira a domingo, são realizadas dez edições na capital, em diferentes zonas da área urbana e zona rural. No interior, conforme o Departamento de Negócios Agropecuários e Pesqueiros, são 38 feiras ativas para que os trabalhadores comercializem seus produtos. Os locais são estruturados e geridos pela ADS, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).

Como os agricultores comercializam seus produtos diretamente ao consumidor, sem a necessidade de um atravessador, o cliente tem acesso a preços mais atrativos, produtos frescos e de qualidade, como relata o agricultor Aldenei Guedes Cortez, de 43 anos. Há seis anos, ele cultiva diversos produtos em sua propriedade, no bairro Puraquequara, e os comercializa nas feiras. Além do tradicional maracujá, Aldenei produz, ainda, mamão, banana, acerola, cupuaçu e macaxeira.

“Eu levo um pouco de tudo o que planto. E é difícil sobrar porque é uma fruta fresquinha. A feira é muito importante na minha vida. Foi muito bom para mim e para os trabalhadores”, disse Aldenei, que também destacou que sua maior alegria é quando retorna para casa com as caixas vazias por ter conseguido vender tudo.

Produtora de hortaliças que vive da agricultura familiar há oito anos com as vendas na Feira de Produtos Regionais, Débora Araújo, de 32 anos, fala um pouco sobre sua atuação no programa. “A ADS agregou na minha vida um sustento melhor para minha família e para os meus filhos. Eu só tenho a agradecer ao Governo do Estado”, disse.

Outra produtora, Damiana Nascimento Barroso, de 58 anos, cultiva couve, pimenta cheirosa, coentro, cebolinha, jerimum, tomate e limão, na zona rural. A oferta do espaço para expor seus itens na capital fez expandir a sua renda. “Abriu as portas para colocar meus produtos. Eu sou muito grata porque a ADS me deu uma oportunidade de trabalho porque lá no ramal onde eu moro ficava muito difícil para eu vender minhas coisas”, salienta.

As Feiras de Produtos Regionais movimentaram R$ 21,2 milhões em 2022, somente na capital, somando mais de 8,2 mil toneladas de produtos comercializados no ano passado. Conforme levantamento estimado, mais de 1,4 milhão de consumidores estiveram nas edições realizadas pela ADS entre janeiro e dezembro.

FOTO: Ruth Jucá/ADS

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas