AO VIVO

Ex-secretária municipal de Educação assume secretaria no MEC

Katia Schweickardt, irá ocupar o cargo de secretária da Educação Básica (SEB). O anúncio foi feito pelo ministro da Educação do governo Lula 3, Camilo Santana, nesta sexta-feira (6)

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM

A ex-secretária municipal de Educação de Manaus, Katia Schweickardt, irá compor o novo secretariado do Ministério da Educação. A ex-titular da Semed irá ocupar o cargo de secretária da Educação Básica (SEB). O anúncio foi feito pelo ministro da Educação do governo Lula 3, Camilo Santana, nesta sext-feira (6).

Durante os anos em que permaneceu como titular da Semed, Kátia compôs a gestão do ex-prefeito Arthur Virgílio Neto, tucano e adversário histórico do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e que inclusive declarou ter votado em Jair Bolsonaro contra o petista nas eleições presidenciais de 2022.

Ao ler o currículo da agora secretária do MEC, Camilo Santana destacou o prêmio recebido por ela em 2020.

“Kátia foi agraciada com o prêmio Espírito Público, em 2020, destaque na categoria Educação por sua trajetória como gestora da educação municipal de Manaus, que inclusive teve avanços significativos”, comentou o ministro antes de pedir uma salva de palmas à nova titular da SEB.

Além de Katia Schweickardt, o ministro também anunciou os titulares de outras secretarias do MEC, segundo o ministro, foram escolhidos professores de universidades federais, ex-secretários de educação e que possuam referências na área.

Até hoje, Camilo havia divulgado os nomes da ex-governadora do Ceará Izolda Cela para a secretaria-executiva e da Fernanda Pacobahyba para presidência do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

Tragetória

Nascida no Rio de Janeiro, Kátia Schweickard formou-se em Agronomia e Ciências Sociais, fez mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia e doutorado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Sua história com a região amazônica se inicia pelos estudos do solo, em 1989, e é redirecionada para o ensino duas décadas depois.

Em 2015, assumiu a maior pasta do município de Manaus: a Secretaria de Educação. No comando da Semed de Manaus, um dos resultados obtidos foi o aumento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Manaus saltou do 20º lugar na classificação nacional e hoje está entre as 10 melhores capitais. Ela deixou o cargo em 2020, no final da gestão de Arthur Virgílio Neto na Prefeitura de Manaus.

Confira os outros nomes anunciados:

  • Secretaria de Ensino Superior: Denise Pires, reitora na Universidade Federal do Rio de Janeiro;
  • Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior: Helena Sampaio, professora na Unicamp;
  • Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica: Getulio Marques Ferreira, ex-secretário de Educação do Rio Grande do Norte;
  • Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão: Zara Figueiredo, professora na Universidade Federal de Ouro Preto e doutora em educação;
  • Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino: Maurício Holanda, ex-secretário de Educação de Sobral;
  • Presidência da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior): Mercedes Bustamante, professora na Universidade de Brasília;
  • Presidência da Fundação Joaquim Nabuco: Márcia Angela, professora da Universidade Federal de Pernambuco;
  • Presidência do Inep: Manuel Palácios, professor da Universidade Federal de Juiz de Fora

Desde o discurso de sua posse, Camilo tem falado que o governo Lula quer que o ministério foque suas ações na educação básica e na alfabetização dos alunos, além de melhorar o orçamento das universidades.

Questionado sobre integrantes do PT terem reclamado de não ter acesso a lista de indicados, o ministro afirmou que buscou pessoas com experiência. “Essa é uma equipe de excelência, tem uma vasta experiência e perfil para ocupar as funções que foram convocadas”, disse Camilo.

Semed secretária Ex-secretária Kátia Schweickardt mec

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas